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A/C só entra em alta rotação
Enviado: 23 Ago 2009, 12:19
por pedrosouza86
Pessoal,
de uma hora para outra, o A/C do meu carro está com o seguinte problema:
1. Funciono o carro com a chave seletora em FRIO MÁXIMO (Sempre ficou nesta opção);
2. O carro funciona e nada do compressor de A/C entrar;
3. Acelero o carro a 3.000 RPM ou mais - neste momento ouço um "click" vindo da caixa de fusíveis e o compressor entra e logo começa a gelar;
4. Eu momento algum mexi na chave seletora ou no reostato.
Alguém sabe qual o problema? Se o problema for um fusível quase-queimado que só transmite energia quando o motor gera mais (alta rotação), alguém sabe como identificar este fusível? Qual a amperagem?
Grato,
Pedro.
Re: A/C só entra em alta rotação
Enviado: 23 Ago 2009, 14:44
por ronaldo theodoro
O ar condicionado e o ventilador funciona com sistema de vácuo do motor, por isso só funciona com o motor ligado. Veja se o ventilador funciona com o motor em baixa rotação. Coloque o ventilador na posição máxima e funcione o motor. Se perceber q o ventilador liga só em alta junto com o compressor, então pode haver problemas nas mangueiras de vácuo.
Abs
Re: A/C só entra em alta rotação
Enviado: 23 Ago 2009, 19:28
por Carlos A. Freire
pedrosouza86 escreveu:Pessoal,
de uma hora para outra, o A/C do meu carro está com o seguinte problema:
1. Funciono o carro com a chave seletora em FRIO MÁXIMO (Sempre ficou nesta opção);
2. O carro funciona e nada do compressor de A/C entrar;
3. Acelero o carro a 3.000 RPM ou mais - neste momento ouço um "click" vindo da caixa de fusíveis e o compressor entra e logo começa a gelar;
4. Eu momento algum mexi na chave seletora ou no reostato.
Alguém sabe qual o problema? Se o problema for um fusível quase-queimado que só transmite energia quando o motor gera mais (alta rotação), alguém sabe como identificar este fusível? Qual a amperagem?
Grato,
Pedro.
Pedro,
depois que funciona não para mais? Em caso afirmativo, pode ser que a lâmpada de carga da bateria não esteja acendendo quando se liga o "contato" ou ignição na posição II e motor parado. No Monza com A/C de fábrica, ele não funciona os ventiladores interno, do radiador e compressor do A/C caso não esteja carregando a bateria. Se a luz de carga não estiver funcionando, o alternador só vai passar a carregar depois que o motor entrar em alta rotação, exatamente como descreveu.
Caso a Lâmpada de carga de bateria esteja ok, pode ser um mal contato no comando de acionamento do A/C (alavanca/chave). Fusível está sempre em condição de aberto (ruim) ou curto (bom). Para ele, não existe o "quase queimando", hehehehe!!!
Abs,
Carlos Freire
Re: A/C só entra em alta rotação
Enviado: 23 Ago 2009, 20:57
por Luiz Carlos (Rio)
Pedro, conforme já escreveram aí em cima, o ar condicionado e a ventilação original do Monza só funcionam se o alternador estiver carregando.
Então, procure observar, primeiro se abaixo de 3000 rpm a ventilação também não funciona.
Se a ventilação funcionar, o problema não é esse.
Caso a ventilação também não funcione, observe no voltímetro do painel, se o seu Monza tiver, se no momento em que o ar condicionado entra a voltagem deu uma subida, indicando o alternador carregando.
Se acontecer isso é sinal de que o alternador não está carregando em baixa rotação, é preciso fazer manutenção nele.
Se só o compressor entra a 3000 rpm e a ventilação funciona normalmente antes disso, vc pode ficar de olho na chave seletora, mas também no pior, que é problema no sistema de ar condicionado.
O compressor só é conectado se a pressão de gás do sistema estiver dentro de uma certa gama. Pode estar ocorrendo do pressostato que controla isso estar com problemas. É o pressostato de baixa pressão, que fica na linha de baixa pressão do sistema (tubo mais grosso).
É um pressostato que fica sozinho, não é nenhum daqueles 3 que ficam juntos na tubulação de pressão (a mais fina).
Claro que só se vai mexer nessa parte com a ajuda de especialistas em ar condicionado automotivo, com seus instrumentos de medição.
Nota: segundo o manual de reparações do Monza, esses pressostatos podem ser substituidos sem precisar esgotar o gás do sistema. Não sei se na prática isso é verdadeiro. :smt017
Abraços
Re: A/C só entra em alta rotação
Enviado: 24 Ago 2009, 07:56
por pedrosouza86
Eu acredito que seja um problema com medidor da bateria porque esta manhã observei e percebi que ele também só marca após rotação 3.000 rpm. E à noite, quando acendo o farol, ele pára de marcar e o painel de instrumentos fica apagado.
Pode ser problema de trilha rompida?
Eu não vinha dando grande importância ao painel de instrumentos porque o velocímetro não funciona há uns dois meses já que eu não consigo achar de jeito algum o cabo do velocímetro do tamanho correto, só acho menor. Já rodei Salvador inteira incluindo ferros-velhos.
Grato.
Re: A/C só entra em alta rotação
Enviado: 24 Ago 2009, 07:58
por pedrosouza86
Ah, sim! Depois que liga continua ligado. Não desliga sozinho.
Re: A/C só entra em alta rotação
Enviado: 24 Ago 2009, 10:52
por Carlos A. Freire
E a luz de carga da bateria como mencionei lá em cima? Se não acender com motor parado e contato ligado, vai ficar com esse sintoma.
Quanto ao cabo do velocímetro, estranho não encontar o correto, lembrando que o original é bem curto mesmo, tanto que tem que posicionar o painel no local, para depois colocar no câmbio. Mas, como já disseram em outros tópicos, pode ser colocado o cabo do modelo automático que é maior.
Abs,
Carlos Freire
Re: A/C só entra em alta rotação
Enviado: 24 Ago 2009, 11:03
por pedrosouza86
É a luz de carga da bateria que você mencionou mesmo.
Eu estou pesquisando um cabo de velocímetro para comprar no Mercado Livre. Alguém tem um link para me indicar?
Obrigado,
Pedro.