A/C só entra em alta rotação
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A/C só entra em alta rotação
Pessoal,
de uma hora para outra, o A/C do meu carro está com o seguinte problema:
1. Funciono o carro com a chave seletora em FRIO MÁXIMO (Sempre ficou nesta opção);
2. O carro funciona e nada do compressor de A/C entrar;
3. Acelero o carro a 3.000 RPM ou mais - neste momento ouço um "click" vindo da caixa de fusíveis e o compressor entra e logo começa a gelar;
4. Eu momento algum mexi na chave seletora ou no reostato.
Alguém sabe qual o problema? Se o problema for um fusível quase-queimado que só transmite energia quando o motor gera mais (alta rotação), alguém sabe como identificar este fusível? Qual a amperagem?
Grato,
Pedro.
de uma hora para outra, o A/C do meu carro está com o seguinte problema:
1. Funciono o carro com a chave seletora em FRIO MÁXIMO (Sempre ficou nesta opção);
2. O carro funciona e nada do compressor de A/C entrar;
3. Acelero o carro a 3.000 RPM ou mais - neste momento ouço um "click" vindo da caixa de fusíveis e o compressor entra e logo começa a gelar;
4. Eu momento algum mexi na chave seletora ou no reostato.
Alguém sabe qual o problema? Se o problema for um fusível quase-queimado que só transmite energia quando o motor gera mais (alta rotação), alguém sabe como identificar este fusível? Qual a amperagem?
Grato,
Pedro.
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Re: A/C só entra em alta rotação
O ar condicionado e o ventilador funciona com sistema de vácuo do motor, por isso só funciona com o motor ligado. Veja se o ventilador funciona com o motor em baixa rotação. Coloque o ventilador na posição máxima e funcione o motor. Se perceber q o ventilador liga só em alta junto com o compressor, então pode haver problemas nas mangueiras de vácuo.
Abs
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Re: A/C só entra em alta rotação
Pedro,pedrosouza86 escreveu:Pessoal,
de uma hora para outra, o A/C do meu carro está com o seguinte problema:
1. Funciono o carro com a chave seletora em FRIO MÁXIMO (Sempre ficou nesta opção);
2. O carro funciona e nada do compressor de A/C entrar;
3. Acelero o carro a 3.000 RPM ou mais - neste momento ouço um "click" vindo da caixa de fusíveis e o compressor entra e logo começa a gelar;
4. Eu momento algum mexi na chave seletora ou no reostato.
Alguém sabe qual o problema? Se o problema for um fusível quase-queimado que só transmite energia quando o motor gera mais (alta rotação), alguém sabe como identificar este fusível? Qual a amperagem?
Grato,
Pedro.
depois que funciona não para mais? Em caso afirmativo, pode ser que a lâmpada de carga da bateria não esteja acendendo quando se liga o "contato" ou ignição na posição II e motor parado. No Monza com A/C de fábrica, ele não funciona os ventiladores interno, do radiador e compressor do A/C caso não esteja carregando a bateria. Se a luz de carga não estiver funcionando, o alternador só vai passar a carregar depois que o motor entrar em alta rotação, exatamente como descreveu.
Caso a Lâmpada de carga de bateria esteja ok, pode ser um mal contato no comando de acionamento do A/C (alavanca/chave). Fusível está sempre em condição de aberto (ruim) ou curto (bom). Para ele, não existe o "quase queimando", hehehehe!!!
Abs,
Carlos Freire
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Re: A/C só entra em alta rotação
Pedro, conforme já escreveram aí em cima, o ar condicionado e a ventilação original do Monza só funcionam se o alternador estiver carregando.
Então, procure observar, primeiro se abaixo de 3000 rpm a ventilação também não funciona.
Se a ventilação funcionar, o problema não é esse.
Caso a ventilação também não funcione, observe no voltímetro do painel, se o seu Monza tiver, se no momento em que o ar condicionado entra a voltagem deu uma subida, indicando o alternador carregando.
Se acontecer isso é sinal de que o alternador não está carregando em baixa rotação, é preciso fazer manutenção nele.
Se só o compressor entra a 3000 rpm e a ventilação funciona normalmente antes disso, vc pode ficar de olho na chave seletora, mas também no pior, que é problema no sistema de ar condicionado.
O compressor só é conectado se a pressão de gás do sistema estiver dentro de uma certa gama. Pode estar ocorrendo do pressostato que controla isso estar com problemas. É o pressostato de baixa pressão, que fica na linha de baixa pressão do sistema (tubo mais grosso).
É um pressostato que fica sozinho, não é nenhum daqueles 3 que ficam juntos na tubulação de pressão (a mais fina).
Claro que só se vai mexer nessa parte com a ajuda de especialistas em ar condicionado automotivo, com seus instrumentos de medição.
Nota: segundo o manual de reparações do Monza, esses pressostatos podem ser substituidos sem precisar esgotar o gás do sistema. Não sei se na prática isso é verdadeiro. :smt017
Abraços
Então, procure observar, primeiro se abaixo de 3000 rpm a ventilação também não funciona.
Se a ventilação funcionar, o problema não é esse.
Caso a ventilação também não funcione, observe no voltímetro do painel, se o seu Monza tiver, se no momento em que o ar condicionado entra a voltagem deu uma subida, indicando o alternador carregando.
Se acontecer isso é sinal de que o alternador não está carregando em baixa rotação, é preciso fazer manutenção nele.
Se só o compressor entra a 3000 rpm e a ventilação funciona normalmente antes disso, vc pode ficar de olho na chave seletora, mas também no pior, que é problema no sistema de ar condicionado.
O compressor só é conectado se a pressão de gás do sistema estiver dentro de uma certa gama. Pode estar ocorrendo do pressostato que controla isso estar com problemas. É o pressostato de baixa pressão, que fica na linha de baixa pressão do sistema (tubo mais grosso).
É um pressostato que fica sozinho, não é nenhum daqueles 3 que ficam juntos na tubulação de pressão (a mais fina).
Claro que só se vai mexer nessa parte com a ajuda de especialistas em ar condicionado automotivo, com seus instrumentos de medição.
Nota: segundo o manual de reparações do Monza, esses pressostatos podem ser substituidos sem precisar esgotar o gás do sistema. Não sei se na prática isso é verdadeiro. :smt017
Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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Re: A/C só entra em alta rotação
Eu acredito que seja um problema com medidor da bateria porque esta manhã observei e percebi que ele também só marca após rotação 3.000 rpm. E à noite, quando acendo o farol, ele pára de marcar e o painel de instrumentos fica apagado.
Pode ser problema de trilha rompida?
Eu não vinha dando grande importância ao painel de instrumentos porque o velocímetro não funciona há uns dois meses já que eu não consigo achar de jeito algum o cabo do velocímetro do tamanho correto, só acho menor. Já rodei Salvador inteira incluindo ferros-velhos.
Grato.
Pode ser problema de trilha rompida?
Eu não vinha dando grande importância ao painel de instrumentos porque o velocímetro não funciona há uns dois meses já que eu não consigo achar de jeito algum o cabo do velocímetro do tamanho correto, só acho menor. Já rodei Salvador inteira incluindo ferros-velhos.
Grato.
Monza 92 SL/E 2.0 EFI Completo
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Re: A/C só entra em alta rotação
Ah, sim! Depois que liga continua ligado. Não desliga sozinho.
Monza 92 SL/E 2.0 EFI Completo
- Carlos A. Freire
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Re: A/C só entra em alta rotação
E a luz de carga da bateria como mencionei lá em cima? Se não acender com motor parado e contato ligado, vai ficar com esse sintoma.
Quanto ao cabo do velocímetro, estranho não encontar o correto, lembrando que o original é bem curto mesmo, tanto que tem que posicionar o painel no local, para depois colocar no câmbio. Mas, como já disseram em outros tópicos, pode ser colocado o cabo do modelo automático que é maior.
Abs,
Carlos Freire
Quanto ao cabo do velocímetro, estranho não encontar o correto, lembrando que o original é bem curto mesmo, tanto que tem que posicionar o painel no local, para depois colocar no câmbio. Mas, como já disseram em outros tópicos, pode ser colocado o cabo do modelo automático que é maior.
Abs,
Carlos Freire
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Re: A/C só entra em alta rotação
É a luz de carga da bateria que você mencionou mesmo.
Eu estou pesquisando um cabo de velocímetro para comprar no Mercado Livre. Alguém tem um link para me indicar?
Obrigado,
Pedro.
Eu estou pesquisando um cabo de velocímetro para comprar no Mercado Livre. Alguém tem um link para me indicar?
Obrigado,
Pedro.
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