Cabo do Velocímetro

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
pedrosouza86
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Cabo do Velocímetro

Mensagem não lida por pedrosouza86 »

Pessoal,

o cabo do velocímetro do meu carro está fazendo barulho e eu comprei um novo (comprei do monza automático que é um pouco maior). É possível substituir somente a parte interna do cabo (digo, puxar com um alicate o cabo mantendo o "tubo" no lugar e colocar o cabo novo)?

Pensei que isso seria bem mais fácil que soltar o cabo no pinhão, desenroscar, puxar, enroscar o novo, passar pela parede corta-fogo (nem sei exatamente onde passa) e fazer ele sair no painel de instrumentos.

Alguém sabe?

Grato,

Pedro Souza. Monza 92 SL/E
Monza 92 SL/E 2.0 EFI Completo
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Cabo do Velocímetro

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

pedrosouza86 escreveu:Pessoal,

o cabo do velocímetro do meu carro está fazendo barulho e eu comprei um novo (comprei do monza automático que é um pouco maior). É possível substituir somente a parte interna do cabo (digo, puxar com um alicate o cabo mantendo o "tubo" no lugar e colocar o cabo novo)?

Pensei que isso seria bem mais fácil que soltar o cabo no pinhão, desenroscar, puxar, enroscar o novo, passar pela parede corta-fogo (nem sei exatamente onde passa) e fazer ele sair no painel de instrumentos.

Alguém sabe?

Grato,

Pedro Souza. Monza 92 SL/E
Se comprou um cabo maior do que usado no seu Monza e, quer trocar apenas o cabo interno, não vai dar.
Mesmo que fosse do mesmo tamanho, o ideal é trocar o cabo completo. A capa pode ter sujeira, pode haver desgaste onde fazia curvas...
A um tempo atrás, o ponteiro do velocímetro do meu Monza ficava balançado entre 60 e 80km/h. Coloquei um cabo novo e o problema foi solucionado.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 1994

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Pedro, para trocar o cabo vc vai ter de soltar e puxar um pouco para fora o painel de instrumentos.
Procure no fórum por painel e encontrará vários tópicos ensinando como fazer isso.
Como para tirar o painel há de se desconectar o cabo do velocímetro, é só vc seguir as dicas.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
pedrosouza86
Membro SL (Ní­vel 1)

Obrigado. Vou procurar no fórum um tutorial para substituição do cabo.
pedrosouza86
Membro SL (Ní­vel 1)

Não achei um tutorial ensinando a trocar o cabo do velocímetro... alguém pode me passar essa informação ou um link?

Grato.
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 1994

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Pedro, o que eu disse é que existem vários tópicos sobre como retirar o painel de instrumentos.
Como para retirar o painel é necessário remover o cabo do velocímetro, vendo os passos para a primeira tarefa se aprende como fazer a segunda.
Mas aqui vão os passos para troca do cabo:

1- Retirar os dois parafusos da moldura plástica do painel (é uma peça preta, que segura o painel no lugar), usando uma chave phillips. Os parafusos ficam na parte de cima da moldura, facilmente visíveis. Remover a moldura;
2- Retirar o parafuso que prende o painel à estrutura metálica. Fica no centro, parte de cima;
3- Desconectar o cabo do velocímetro, na caixa de marchas. Isso é feito com a mão ou, se estiver muito apertado, com um alicate, com cuidado;
4- Se o seu volante for regulavel, puxar o mesmo todo para baixo, para facilitar a saída do painel;
5- Puxar o painel de instrumentos com cuidado para fora, até vc poder ver o cabo do velocímetro.
6- Desconectar o cabo do velocímetro. Isso se faz apertando sua trava e puxando o cabo para fora do encaixe;
7- Puxe o cabo do velocímetro para o compartimento do motor, observando por onde ele passa, na parte de dentro, para saber por onde passar o cabo novo, sem provocar curvas, etc.

Para instalar o cabo, siga os passos na ordem inversa.

Não esquecer de reconectar o cabo do velocímetro na caixa de marchas depois de terminar a reinstalação do painel.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
pedrosouza86
Membro SL (Ní­vel 1)

Só me restou uma dúvida...

quando instalo o cabo, passo pela parede corta-fogo, subo pela coluna de direção e ele sai no buraco do painel de instrumentos. Neste ponto, há duas possibilidades:

1. Passar o cabo por onde passa o chicote do painel (fica torto).
2. Passar o cabo à esquerda, por um espaço por onde passa o duto de ar (fica mais alinhado).

O que é melhor? Do jeito que eu instalei, quando fixei o painel o cabo ficou BASTANTE empenado (pela opção 1). O problema é que a opção dois requer um cabo maior.
rogertecmec
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por rogertecmec »

pedrosouza86 escreveu:Só me restou uma dúvida...

quando instalo o cabo, passo pela parede corta-fogo, subo pela coluna de direção e ele sai no buraco do painel de instrumentos. Neste ponto, há duas possibilidades:

1. Passar o cabo por onde passa o chicote do painel (fica torto).
2. Passar o cabo à esquerda, por um espaço por onde passa o duto de ar (fica mais alinhado).

O que é melhor? Do jeito que eu instalei, quando fixei o painel o cabo ficou BASTANTE empenado (pela opção 1). O problema é que a opção dois requer um cabo maior.
A opção 02 é a melhor. O problema do comprimento do cabo é simples de resolver. Só comprar o cabo do velocimetro do monza automático que é mais comprido, fica mas fácil de instalar.
Róger - Araucária/PR
Ex- Santana CS 1.8 gasolina
Verde - 1985
Ex- Monza SL/E 2.0 gasolina
Bordô - 1993
Ex- Astra GL 1.8 completo
Prata Escuna - 2001
Atual Peugeot 206 SW Feline 1.6 16V Flex
Cinza - 2006
O importante não é saber as coisas mas ter o nº do telefone de quem sabe!!!

Imagem
Responder