Ajudem ae..

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
San.Savio
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Ajudem ae..

Mensagem não lida por San.Savio »

Boa tarde Pessoas...

Tenho um Classic 89 carburado gasolina original (foi trocado giclagem e velas para rodar no alcool)

Estou com o motor totalmente desmontado (veiculo foi roubado mas graças a Deus tudo foi recuperado), ja q tenho que montar, estou querendo deixar ele mais zero do que estava e pretendo ganhar uns cavalos a mais, algo significante, podemos dizer.
Agora vem as perguntas

Estou querendo rebaixar o cabeçote, para ganhar maior taxa de compreensão (lembrando que motor original era gasolina). Porem 1 ou 2 mm?
Retrabalhar o comando. O que fazer??
Trocar os pistões originais (gasolina) para uns alcool. Porem colocar pistões 2.0 (original veiculo) 2.2 vectra ou 2.4???
Colocar um escap 4X1.
Meu carburador é o 2e. Nesse pretendo só trocar o kit.

Pretendo fazer isso, só preciso de uns conselhos se preciso alterar ou não alguma coisa, aproveito e pergunto se alguem sabe aproximadamente quantos cavalos irei ganhar com isso.

Será que sai mais barato fazer isso ou aspirar?

Aguardo ajudas, criticas e respostas.

Att
Sandro...
Classic SE 89 - Completim - Rodas 17' e Xenon de 10.000K nos milhas
Andando Baixo....
Leandro_tevars
Membro GL (Ní­vel 2)

Re: Ajudem ae..

Mensagem não lida por Leandro_tevars »

San.Savio escreveu:Boa tarde Pessoas...

Tenho um Classic 89 carburado gasolina original (foi trocado giclagem e velas para rodar no alcool)

Estou com o motor totalmente desmontado (veiculo foi roubado mas graças a Deus tudo foi recuperado), ja q tenho que montar, estou querendo deixar ele mais zero do que estava e pretendo ganhar uns cavalos a mais, algo significante, podemos dizer.
Agora vem as perguntas

Estou querendo rebaixar o cabeçote, para ganhar maior taxa de compreensão (lembrando que motor original era gasolina). Porem 1 ou 2 mm?
Retrabalhar o comando. O que fazer??
Trocar os pistões originais (gasolina) para uns alcool. Porem colocar pistões 2.0 (original veiculo) 2.2 vectra ou 2.4???
Colocar um escap 4X1.
Meu carburador é o 2e. Nesse pretendo só trocar o kit.

Pretendo fazer isso, só preciso de uns conselhos se preciso alterar ou não alguma coisa, aproveito e pergunto se alguem sabe aproximadamente quantos cavalos irei ganhar com isso.

Será que sai mais barato fazer isso ou aspirar?

Aguardo ajudas, criticas e respostas.

Att

E aí parceiro. Tudo vai depender do quanto você quer gastar. :smt017

Minha opinião é a seguinte....Nem pense em tirar muito no seu cabeçote :smt018 .Se você retirar mais de 1mm no seu cabeçote vc pode jogar ele na lata de lixo por que a altura do cabeçote do Monza OHC 1.6/1,8./2.0/2.2 Gas. é 96,00mm(standart) e 95,00mm(medida limite de rebaixamento). Confira a medida do seu cabeçote para que vc não ultrapasse esse limite. Ainda no cabeçote não te aconselharia a retirar, se ele for medida standart, 1mm porque você pode precisar algum dia fazer retífica nele e se ele estiver no limite vc vai ter um "problemão". O ideal é que vc deixe de 95,30 a 95,50mm. Isso já deve deixar sua taxa próxima dos 10,00:1. Se vc juntar com os pistões do álcool vai dar um up na taxa bem bacana. Poderia também trocar suas Válvulas por umas de diâmetro maior, se não me engano as originais devem dar uns 40mm e acho que ele suporta até uns 44mm mas encontra-se facilmente umas de 43mm de diâmetro. Um brunimento nos dutos(Preferencialmente os do escape) só pra diminuir a restrição da entrada(Alguns cabeçotes tem emendas na fundição dentro dos dutos que podem atrapalhar o fluxo). Um escapamento dimensionado faz uma diferença boa, logo o 4x1 vai ajudar muito(lógico que vc vai readequar o diâmetro do escape pra 2,5" ou 3"). Trocar o comando por um de maior graduação ajuda muito só que o carro vai beber horrores :smt030 . Se você ainda tiver caixa... Você pode colocar seu cabeçote numa banca de fluxo pra ver se você pode ganhar mais potência com uma retífica no ângulo das válvulas.

Agora....se seu motor não estiver "afiado" você vai ter problemas rapidinho. O motor tem que estar bem "fino" pra alterar algumas coisas.

Turbinar costuma ficar mais em conta que aspirar mas o serviço tem que ser bem feito senão você vai passar raiva.

Veja bem, essa é a minha opinião e algumas pessoas podem discordar dela. Mas é valido estudar cada uma porque às vezes o que falta em uma a outra completa e por aí vai.

Abraços. :smt023
No momento brincando no meu Monza GLS 95 EFI.

Cabeçote após rebaixamento e antes do brunimento da Admição e Escape.

ImagemImagemImagemImagemImagem
San.Savio
Membro GL (Ní­vel 2)

Então Leandro...

tenho aproximadamente R$ 1.000,00 para gastar no motor...
Pq tenho que montar outras partes como a eletrica que foram danificadas no roubo...

Eh bem lembrando sobre o rebaixamento do cabeçote. tenho que ver o diametro dele. Se possivel eu rebaixo um pouco só para ganhar mais compressão.

Vc acha que daria um UP na cavalaria mandando retrabalhar o comando, colocar os pistões do alcool e retificar o angulo das valvulas (colocando valvulas de 43mm)e colocar o 4X1 com 2,5' ou 3'?

Meu motor tava redondinho não batia nada, nenhum barulho extra e motor totalmente seco sem nenhum vazamento de oleo.

Ja a questão dele virar beberrão...fazendo em media 5 na cidade para eu esta otimo.
Sandro...
Andando Baixo....
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

San.Savio escreveu:Então Leandro...

.
.
.
Vc acha que daria um UP na cavalaria mandando retrabalhar o comando, colocar os pistões do alcool e retificar o angulo das valvulas (colocando valvulas de 43mm)e colocar o 4X1 com 2,5' ou 3'?
Vai ser bem difícil fazer tudo isso com 1.000,00. A menos que comece a colocar peças usadas. Mas aí já não compensa.

Com este orçamento, EU não mexeria no cabeçote agora. O aumento da taxa é bem menor que trocando os pistões.
(foi trocado giclagem e velas para rodar no alcool)
Quais velas? Se forem grau 7, nem precisa trocar com o aumento da taxa, porque estarão certas. Na verdade, estaria errado andar com elas e taxa de gasolina.

Ah! A elevação da taxa vai melhorar o desempenho e o consumo do carro. :wink:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Leandro_tevars
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por Leandro_tevars »

San.Savio escreveu:Então Leandro...

Pq tenho que montar outras partes como a eletrica que foram danificadas no roubo...

Eh bem lembrando sobre o rebaixamento do cabeçote. tenho que ver o diametro dele. Se possivel eu rebaixo um pouco só para ganhar mais compressão.

Meu motor tava redondinho não batia nada, nenhum barulho extra e motor totalmente seco sem nenhum vazamento de oleo.

Ja a questão dele virar beberrão...fazendo em media 5 na cidade para eu esta otimo.

Bom, com R$1000,00 fica um pouco limitado :smt017 ... O que vc pode fazer então...Rebaixa o cabeçote, aí você vai ter que escolher o que vc quer fazer...trocar pistão, colocar um 4x1 com o escape, um comando bom ou troca das válvulas com consequente retífica das sedes. Para o comando e as válvulas a sobra dá. Se vc tiver uma disponibilidade de injetar mais uns R$200,00 você pode fazer o escape e o 4x1 com 2,5". Agora "quase sempre" que se mexe no bloco, aparecem gastos extras(Pense nisso no caso de optar pelos pistões, não estou querendo por terror em ninguém...mas é um caso a se pensar). Pra ajudar, você mesmo pode dar um "trato" nos dutos de escape do seu cabeçote, nesse tópico tem umas dicas e fotos de como se fazer: viewtopic.php?f=4&t=8477 .

Ah!!! e no caso de vc não optar pelo redimensionamento do escape vc pode dar um trato no seu original de maneira semelhante ao do cabeçote.

Agora se vc aumentar sua taxa, dar um trato nos dutos e fizaer qualquer uma das outras alternativas vai dár uma diferença razoável. Claro que tudo depende das suas espectativas e do quanto vc quer ganhar. :mrgreen:

Da mesma maneira da última sugestão, sempre há pessoas com opiniões diferentes. Cabe-se a vc avaliar e ver qual delas pode ser melhor no seu caso ou mesclar as idéias para obter o que vc quer.

Abraço :smt023
No momento brincando no meu Monza GLS 95 EFI.

Cabeçote após rebaixamento e antes do brunimento da Admição e Escape.

ImagemImagemImagemImagemImagem
500EF
MODERADOR

O Leandro tocou em um ponto importante. Para mexer em motor voce tem que estar di$po$to para o que der e vier.

Ao abri-lo, voce pode ter surpresas desagradaveis. :wink:
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
San.Savio
Membro GL (Ní­vel 2)

Como estou limitado a certas coisas (motivo $$)

Andei lendo e relendo... e cheguei a seguinte "conclusão":

Rebaixar o cabeçote (logicamente q antes verificar a dimensão para não haja problemas no futuro) deixando no maximo 95,5 certo?
Na verdade estou com muita duvida em rebaixar o cabeçote. To pensando em deixar ele to jeito q esta e com as despesas que iria gastar no cabeçote coloco o 4X1 com 2,5" ou 3".
Trocar o comando por um comando 049G ou o 288. Qual o mais aconselhavel? Falaram que tem um comando do Opala 6cc que cabe, será q fica bom?
Trocar as valvulas. Coloco as originais mesmo ou isso depende de qual comando eu colocar?

Os pistões vou deixar os originais que são a gasolina (havera problema rodando no alcool)?

Mencionaram para eu colocar filtro esportivo, dizeram que daria um diferença, só que não sou muito fã. :smt018 . No filtro esportivo passa mais ar, mais sujeira... mas tudo fora q o filtro tem q captar ar frio e os filtro esportivo (marmita) fica em cima do motor e ar ali só quente.

Me ajudem ae....Não aguento ver meu menino desmontado :( :smt005 e andar de busão sabado e domingo...AHHHHHHHHHHH ninguem merece
Sandro...
Andando Baixo....
500EF
MODERADOR

San.Savio escreveu:Como estou limitado a certas coisas (motivo $$)

Andei lendo e relendo... e cheguei a seguinte "conclusão":

Rebaixar o cabeçote (logicamente q antes verificar a dimensão para não haja problemas no futuro) deixando no maximo 95,5 certo?
Na verdade estou com muita duvida em rebaixar o cabeçote. To pensando em deixar ele to jeito q esta e com as despesas que iria gastar no cabeçote coloco o 4X1 com 2,5" ou 3".
Trocar o comando por um comando 049G
Seu carro é um monza ou um gol? hehehe
ou o 288. Qual o mais aconselhavel? Falaram que tem um comando do Opala 6cc que cabe, será q fica bom?
Como assim? Comando de 6 cilindros em linha em um 4 cilindros? Vai cortar um pedaço dele?
Trocar as valvulas. Coloco as originais mesmo ou isso depende de qual comando eu colocar?
Depende de sua di$ponibilidade.
Os pistões vou deixar os originais que são a gasolina (havera problema rodando no alcool)?
Ganharia mais desempenho e economia usando os de álcool pela taxa bem maior que mexendo no cabeçote.
Mencionaram para eu colocar filtro esportivo, dizeram que daria um diferença, só que não sou muito fã. :smt018 . No filtro esportivo passa mais ar, mais sujeira... mas tudo fora q o filtro tem q captar ar frio e os filtro esportivo (marmita) fica em cima do motor e ar ali só quente.
Esquece isso.
Me ajudem ae....Não aguento ver meu menino desmontado :( :smt005 e andar de busão sabado e domingo...AHHHHHHHHHHH ninguem merece
Seu motor já está aberto? Se estiver, fica bem mais fácil de avaliarem se vai ou não precisar de retificar a parte de baixo... E se não for precisar, EU começaria a brincadeira pela troca dos pistões. :wink:
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder