Porque comprou, ou está a tanto tempo, com o Monza?

Espaço para assuntos diversos que não se encaixam nas outras categorias.
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Porque comprou, ou está a tanto tempo, com o Monza?

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Pesquisei no fórum e este tópico ainda não foi lançado!

Vamos ver se os motivos dos Monzeiros são semelhantes!

Eu comprei o Monza Hatch porque haviam me dito que o Monza era o carro mais colado no chão que já tinham visto na época (1988), e porque perguntei a um mecânico qual carro ele mais achava inteligente para fazer a manutenção, e ele recomendou o Monza pela facilidade de mexer na embreagem, pelo distribuido ser de fácil acesso, por ter tuchos hidráulicos e por poder trocar com facilidade a bomba de água e de óleo.

Eu estou a todos esses 20 anos com o Monza porque realmente a manutenção é muito fácil, pelas peças serem baratas, por dar baixa manutenção, e porque comigo também é muito comportado, das poucas vezes que me encomodou, sempre foi antes de sair da garagem ou a no máximo 300 metros do destino!
E realmente o Monza é o carro mais colado no chão que tive, até porque é o sedã mais baixo já fabricado no Brasil, mais baixo que ele só esportivos, daí a granda estabilidade dele, devido ao seu baixo centro de gravidade.

E vocês?
Henrique
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 783
Registrado em: 27 Jan 2007, 18:29
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Porque comprou, ou está a tanto tempo, com o Monza?

Mensagem não lida por Henrique »

Legal!!

Tivemos alguns monzas na família, mas vou falar dos que ainda temos aqui em casa e que são os mais importantes.

O meu pai comprou o dele porque ele viu o teste da 4 rodas do monza dizendo que o carro era ótimo, além do que naquela época não havia muitos lançamentos bons para competir. Ele foi na concessionária em agosto de 1983 para comprar um modelo Hatch e o vendedor avisou ele que estavam chegando na cegonha os modelos sedan, de 4 portas, com as portas importadas da Alemanha, mas que seriam fabricadas no Brasil futuramente. O meu pai viu o carro e achou muito mais bonito que o hatch, pela diferença de preço pagou à vista. Naquela época não tinha enrolação e ele tirou o carro dos fundos da concessionária todo sujo de graxa pela viagem de cegonha e sem álcool. Um modelo sedan sl/e 1.6 cinza metálico 4 portas com cinco marchas, com vidros elétricos na frente apenas e sem desembaçador traseiro. Uma combinação bem esquisita de uma das primeiras séries de sedans produzidos.

O carro chamava muitíssimo atenção. Mas os amigos deles e os meus tios falavam que ele tinha feito uma ... cagada de comprar um carro 4 portas. Que iria desvalorizar logo rsrs E ele contra-argumentava porque odiava o quebra-vento presente nas versões 2p, culpados pelo roubo de outro carro que ele tinha anteriormente...

O meu é um classic 89 completo menos câmbio hidramático, que eu ganhei do meu tio em outubro de 2006. Eu achava lindo esse carro, desde quando ele comprou zero km, mas eu via ele raríssimas vezes, somente quando esse meu tio vinha ao Brasil (ele é português) e havia toda essa história do carro que ficava no cavalete na garagem dele. Quando ele vinha ao Brasil, 15 dias antes um funcionário da Pompéia Veículos ia retirar o carro na garagem, trocava velas, óleo, limpava o carburador e fazia regulagens gerais para deixá-lo pronto para rodar. Fez revisões na concessionária até ela fechar, em 2004 se não me engano. Mas no manual só consta até a revisão de 10.000, que foi feita em 1999, quando ele só tinha 6mil e poucos km rodados...

De um modo geral acho um excelente carro para a época em que foi produzido. Só fico triste porque não há peças de reposição originais, coisa que vejo mais nos modelos da VW antigos.

É isso. Achei o tópico legal. Parabéns!
timm_65
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 339
Registrado em: 17 Jan 2009, 15:58
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Porque comprou, ou está a tanto tempo, com o Monza?

Mensagem não lida por timm_65 »

Bom vamos la, achei legal a ideia do amigo. Quando conheci o carro que tenho foi em 2003 se n me engano, quando meu cunhado comprou. Em 99 meu pai tinha comprado um santana cl 91, sem itens de serie, coisas que eu nem sabia o que era na epoca, dai quando meu cunhado comprou o monza, 3 anos mais velhos que do meu pai, todo completo, vidros e travas, etc, fiquei impressionado como que um carro "mais" antigo era melhor que o santana mais novo, cheio de mordomias, desde entao fiquei ligado no monza, foi a primeira vez que conhecia um monza de perto e por dentro, super macio para andar e tal. Entao, de la pra ca o tempo passou rapido, o cunhado era q meio relaxado, deixava o carro na rua a noite com preguiça de abrir a garagem, e o carro foi se estragando, perdendo o brilho e aparecendo ferrugens nos paralamas, isso me dava dó do carro daquele estado. Mas foi final de 2007 que ele veio com a ideia de que ia vender o carro, e em abril de 2008, decidi que iria ficar com o carro e reforma-lo. A principio foi o gosto pelo estilo do carro, e pena de ve-lo estragado, e a vontade e aventura de reforma-lo foi uma experiencia que vou lembrar pra vida toda, meu primeiro carro com 25anos, e espero ficar com ele por um bom tempo. Quem quiser ver as fotos e video, segue o link abaixo.
Atual VCD 98 azul trindade perolizado

Fotos ex-monza: viewtopic.php?f=33&t=7993
henrique_bm9
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 151
Registrado em: 10 Mar 2009, 22:08
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Porque comprou, ou está a tanto tempo, com o Monza?

Mensagem não lida por henrique_bm9 »

Bem pessoal gostei d + da ideia do nosso amigo MonzaClub20EFICHZ sobre a criação do tópico.
Eu conheci o Monza mesmo quando um conhecido ganhou um GLS 94 isso em 2002 se eu não me engano, e e andava com ele e via que o carro não dava problema tinha um motor de dar inveja, em muito proprietário de carro zero.
Na realidade eu nem sei se aquele motor era puro ou estava alterado em alguma coisa heheheheh pois o bicho andava muito o colega diza q a 4ª marcha era infinita.
O tempo passou e eu vim a comprar meu ano passado, que na realidade estava procurando um Kadett e não achava.
Encontrei o meu numa garagem junto com mais três Kadetts lindos e o monza realmente me chamou muito a atenção, até pq o coroa não queria vender nenhum dos Kadetts.
Comprei o menino, já gastei muito dinheiro nele pois o carro não saia da garagem e quando começou a andar apresentou muito problema.
E não pretendo me desfazer dele tão cedo, q carro, q disposição, q conforto, etc... poderia continuar pois elogios não faltam.
Pessoal essa é minha história com o monza.
Abraços.... :smt023 :smt023 :smt023 :smt023
Marcel Murai
MODERADOR
Mensagens: 2409
Registrado em: 01 Fev 2007, 20:44
Cidade: CERQUILHO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Porque comprou, ou está a tanto tempo, com o Monza?

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Henrique escreveu:...De um modo geral acho um excelente carro para a época em que foi produzido. Só fico triste porque não há peças de reposição originais, coisa que vejo mais nos modelos da VW antigos.
Eu tmbm só fico triste nesse ponto. Quando estragou o cilindro mestre do meu carro achei que teria que depenar ele. Não achava nem a pau a peça. Até que um dia achei numa concessionária a preço de R$ 1.000. Bom, fazer oq. já tava com a grana na mão com muita dor no bolso, até que um cara de uma auto peças em sao paulo me ligou e conseguiu um novo também por R$ 350,00.
Tive q inventar uma estória na concessionaria pra cancelarem a peça :lol: . Acho que foi um dos momentos mais dramáticos da minha vida. Obs: Essa peça é importada da inglaterra e não permite troca de reparos, pois é lacrada. Bom, mas isso é um caso isolado, pois o meu a parte de ABS é todo importado. Fico triste mais por nao ter acabamentos, onde na VW se acha acabamentos de gol/voyage/parati..... Se a GM e OPEL falir então......

Bom, comprei monza pq ví uma reportagem do monza hi-tech. fiquei espantado. Antes desse HT, tinha um Classic SE 93 Automatico Vinho. muito bonito. Quase peguei ele. Quase peguei um Passat iraquiano :lol: Qndo ví um HT anunciado no webmotors, já paguei sinal sem ver o carro(q desespero :lol: nunca mais faço isso)
O 1o ano o carro nem andou. Tava péssimo. Vazava tudo.. agua então parecia q tava regando um vaso.
Gastei um bocado.........mas valeu a pena. Agora sim posso dizer que tenho um monza. Conforto, estabilidade, desempenho nunca foram melhores como agora.
Talvez pegue outro monza....quem sabe....
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Porque comprou, ou está a tanto tempo, com o Monza?

Mensagem não lida por Diego Paiva »

No meu caso, digamos que foi por influência do meu pai, hehehe.
Em 1990 ele comprou um monza, 0km... lembro como se fosse hj o dia que ele chegou lá em casa, tinha apenas 4 anos :lol:
Quando meu pai foi comprar, queria um SL/E completo 4P. Mas devido ser um carro muito procurado na época, as concessionárias não tinham em estoque, tinha que ficar esperando em uma fila, até que chegasse o modelo desejado....
No final das contas ele não quis esperar, e pegou um SL/E básico, que estava em exposição. Era um SL/E pelado, só tinha painel com conta giros, rodas e mais algumas besteiras. Era 2P, 2.0 gasolina e verde, um verdinho feiiio :lol: aqueles beeeeem clarinhos...

Algum tempo depois, em meados de 93~94, não lembro bem, eu aprendo a dirigir em qual carro? No monzão, claro!!! Com 7~8 anos, tirava ele da garagem, lavava, encerava e depois guardava, era um verme só, queria lavar o carro todo dia :lol: Fiquei tão apaixonado pelo carro, que desde aquela época, me prometi que meu primeiro carro seria um monza.
Em 96 meu pai vendeu o monza, putz, acho que ele se arrepende até hoje. Só tinha 50.000km rodados, so usavamos este carro pra viajar, era muito novo. Me lembro a cara de espanto do cara que comprou o monzão, quando abriu capuz(ele tinha um chevette), na hora que abriu, ele disse: Nossa, que motorzão :o :shock: ... comprou o carro sem nem andar....Ainda procurei o monza do meu pai pra comprar, mas não achei :smt010

Ai agora vem a história do meu... em 2003 comecei a procurar um monza para comprar. Rodei uns 6 meses atras e só achava carninça, já tava desistindo :roll:. Tinha até olhado outros carros, como gol GTi, GTs, voyage Sport, kadett GSi, vectra A... mas do mesmo modo, não achei nenhum bom. Achei apenas um Kadett GSi 92, preto, muito inteiro. Mas não tinha procedência e era de outro estado, fiquei com medo.... Daíííí´, domingão, sem nada pra fazer, fui pegar os classificados.... o primeiro carro que olho: Monza GLS 1996, Novo. Liguei pro cara, ele pediu 10.000,00. Fui ao encontro do carro, quando vi, fiquei doido, bem novinho, 48.000km, queria levar o carro na hora :lol:
Por coincidência, já tinha visto este monza diversas vezes. Pois ele ficava no estacionamento da universidade federal daqui, o Ex-dono dele é professor de lá. Quando voltava do colégio, de busão, ficava lá da janela do ônibus, admirando o monzão estacionado, todo dia via esse carro.
Passei uma semana negociando, e, peguei o carro em 14 de janeiro de 2004 estando com ele até hoje, paguei 9 mil.
Por diversas vezes tive vontade de vender, não que ele tenha me dado dores de cabeça, mas é a vontade de possuir outros carros, mas o amor pelo monzão não deixa. Até minha namorada gosta dele e fica com raiva quando falo que vou vender :lol:
POis bem, está ai, em parte, um pouco da minha história com o monza, e um pouco da história do meu monza! :smt023

Abraço!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
MonzaSC
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1026
Registrado em: 25 Nov 2007, 20:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Porque comprou, ou está a tanto tempo, com o Monza?

Mensagem não lida por MonzaSC »

Diego, sua história com o Monza é muito parecida com a minha. Fiquei um bom tempo namorando o meu Monza até que um dia cheguei no preço que eu queria. Não me arrependo nem um pouco. Só quem tem sabe.... :smt023
Imagem

#MONZA GLS 1996#

----------------------------------
BR MONZA
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 275
Registrado em: 20 Fev 2008, 20:13
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Porque comprou, ou está a tanto tempo, com o Monza?

Mensagem não lida por BR MONZA »

Bom, se eu fosse contar a história toda, levaria a semana toda digitando. Meu pai comprou o carro quando eu estava começando o primário, e, definitivamente, foi o monza que me deu o interesse pela mecânica automobilística. Porém prefiro dizer alguns pequenos motivos que me fazem ter o carro ainda hoje:
1º- motor 2.0 l, 110cv, em um carro que pesa apenas 1080Kg...
2º- o monza, no meu ponto de vista, não é um carro grande, porém possui ''presença'', tem um aspecto esportivo com suas duas portas, e é bem colado no chão;
3º-quando eu quero economizar combustível e ''motor'', jogo quinta marcha, matenho meus 120 km/h a apenas 3000rpm, com conforto e baixo ruído; mas se eu quiser ''andar'', é apenas engatar quarta e encostar o pé, pronto, tenho outro carro apenas com um simples toque na alavanca de câmbio;
4º-posição de dirigir, ótima na minha opinião; volante de boa pega, painel concâvo, com exclusividade ao motorista.
5º-tamanho do porta - malas;
6º-robustez e simplicidade mecânica - com exceção da caixa de direção que não costuma durar muito...
7º-baixo preço de manutenção...
Acho melhor parar de expor meus motivos, senão vou acabar perdendo a tarde domingo na internet, hehehe. Vou é pegar o monzeira e ir dar uma volta!
Boooooorn to be WiiiiiiiiiiiiiiiiiLLLLd!
Responder