Danmota45 escreveu: ↑28 Jun 2016, 03:28
Aproveitando o tópico, tem alguns comentários q os carros estão com 144, 300 mil, mas como eu posso saber quantos km já rodou o meu, já q ele só marca até 100 mil? Obrigado desde já.
Primeiramente, é preciso "aguçar" sua visão e seus sentidos.
Observe os componentes de freios, suspensão e direção: Um carro que rodou menos de 100 mil km, principalmente o Monza, dificilmente terá trocados itens como balanças, pivôs e coxins. Se os pivôs do seu carro ainda são do tipo "rebitados", há grandes chances de não ter batido os 100 mil ou, recém estar na "primeira virada", ou seja: cento e poucos mil km´s. Meu Monza azul, 1993-94 com 141mil km ainda têm os pivôs originais...
Outros itens á verificar são bancos, carpete, volante, pedais e botões em geral. Num carro com menos de 100 mil km apresentarão pouco desgaste. É bom verificar os parafusos de fixação da transmissão ao motor e dos coxins. Se apresentarem sinal de não terem sido "violados", é muito provável que o carro tenha menos de 100 mil km ou como disse antes, "primeira virada".
Pode ajudar na sua conclusão também, saber quem e quantos foram os donos anteriores, sei que isso nem sempre é fácil, mas tendo um despachante "amigo", ou pagando esses serviços de "consulta de placa on-line", é fácil saber, até mesmo se houveram sinistros, se foi de frota e por quanto tempo cada dono o possuiu.
Sobre o óleo, muita gente diz que "não vou colocar 'FINO' em motor rodado" - "FINO" entenda-se por 15w40, 15w50, 10w40, 10w50... - Se o motor apresenta funcionamento correto e as demais manutenções com filtros, correias, arrefecimento estão em dia, pode colocar qualquer viscosidade sugerida no manual que ele vai funcionar redondo. Só terá problemas em motores cujas tolerâncias(folgas) já se encontram fora do padrão, daí a mudança de viscosidade irá agravar qualquer pequeno sintoma(fumaça, batidas, consumo de óleo)que o motor já apresente.
Sabendo-se "BOM" as condições e o funcionamento do motor do seu Monza, use qualquer viscosidade elencada no manual, sabendo que quanto maior o "API"(SG, SH, SJ, SL, SM...),melhor será a qualidade do óleo em termos de limpeza, retenção de partículas, eliminação/redução de borras, graxas e vernizes.
Pessoalmente venho há 4 anos(e uns 35 mil km) usando o Castrol SL 15w40, mineral. Bom custo(em média R$26/l - sul do RS) e a melhora nas partidas á frio é perceptível em relação aos 20w50 ou 25w60 (que acho exageradamente pesado para um motor de poucas tolerâncias como o F2).