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Temporizador de Relés (controlando eletro ventilador)

Enviado: 31 Jan 2009, 16:04
por cristianochs
Meu Monzão S/R 86 como é carburado não tem controle eletrônico no controle ventilador do radiador que é acionado através de switch térmico (cebolão) que fica no radiador, ... isso geral ta careca de saber !

Na verdade a corrente no ventilador não é grande, registrei pico de 18A por 2 segundos, por causa da aceleração do conjunto motor hélice e estabilizando com 10,5A e após desligar o carro conseguir observar até 3 minutos de ventilador acionado no radiador. Na minha opinião com relação a bateria do meu Monzão, uma Heliar de 60A, não é grande coisa, porem assim como eu muita gente gostaria de evitar esse “desperdício” da preciosa carga na bateria de nossos Monzas.

Pra resolver esse impasse, recentemente tive uma idéia de instalar um rele que contasse uns 10 a 15 segundos antes de fechar o circuito que aciona o ventilador, evitando o seu funcionamento excessivo pós Monza desligado, só que os reles que eu conheço são de automação industrial com bobina de 24Vdc e são bastante caros, tentei pesquisar reles com retardo em acionamento para ar-condicionado em carros antigos e achei um de Ford original por 130 reais, caro demais!

Quase desisti da ideia quando me veio a mente “Porque não fazer um temporizador?” e fiz um esquema eletrônico baseado num 555, desisti, caprixei d+ nos componentes e não vi segurança e robustez necessária pra instalar isso no meu Monzão e acabei mesmo desenhando um circuito mais simples usando poucos componentes e agüentasse temperaturas altas e consegui construir um protótipo um usando TIPs e um regulador 7812 somente o capacitor acabei usando mesmo um Epcos de 85ºC, acho que já ta bom, é econômico consome 30mA + bobina do rele. Gastei menos de 15 reais!

Instalei no interior na parte perto da caixa de fusíveis bem no cantinho fixo do Monzão, ligando serie com o circuito do eletro ventilador e cebolão. Estou testando com muito sucesso e é claro que por segurança instalei uma chave pra fazer um bypass nesse circuito em caso de falha devolvendo o controle total para o cebolão.

Segue abaixo algumas fotos e o diagrama.

DIAGRAMA
...
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FOTO 1º PROTOTIPO EM TESTES NA BANCADA
Usei um rele comum pra simular o rele auxiliar que comprei
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Comentem, critiquem, façam sugestões ou dêem apoio !!!
Um grande abraço

Re: Temporizador de Relés (controlando eletro ventilador)

Enviado: 31 Jan 2009, 18:37
por bonaparte
Fala ai cristianochs, cara o meu Monzão quando eu desligo o carro eletro ventilador deliga também será que é normal ou tem alguma coisa errada, pois no meus dois outros Monzas que eu tinha era assim também.

ABS!!!!!!!!!!!

Re: Temporizador de Relés (controlando eletro ventilador)

Enviado: 31 Jan 2009, 19:38
por Luiz Carlos (Rio)
No meu Fiat Mille o eletroventilador funciona mesmo com motor desligado, o que acho um perigo, tanto para a carga da bateria qto para a integridade física de alguém distraído como eu, que costuma mexer no motor de vez em qdo.
Mas nos dois Monzas que já tive o eletroventilador só é acionado com a chave de ignição ligada.

Abraços

Re: Temporizador de Relés (controlando eletro ventilador)

Enviado: 31 Jan 2009, 20:30
por RicardoDS
Meu Monza também desliga o ventilador ao desligar o carro.

Re: Temporizador de Relés (controlando eletro ventilador)

Enviado: 31 Jan 2009, 21:18
por Andre da silva
Cristiano o meu tubarão tambem desliga o eletroventilador quando desligo a chave, mas pelos circuitos eletronicos que voce desenhou, :smt023 parabens.
Vou copiar este esquema

Re: Temporizador de Relés (controlando eletro ventilador)

Enviado: 01 Fev 2009, 12:54
por cristianochs
É pessoal parece que todos os monzas com injeção eletronica tem o controle do eletroventilador mais inteligente, desligando quando desliga-se o motor !

Re: Temporizador de Relés (controlando eletro ventilador)

Enviado: 01 Fev 2009, 13:05
por Diego Paiva
Acho que todo monza, indepentende de ser carburado ou não, desliga a ventoinha ao desligar a ignição. O monza do Ciro, que é carburado, é assim, ao desligar a ignição o eletroventilador é desligado também.

Re: Temporizador de Relés (controlando eletro ventilador)

Enviado: 01 Fev 2009, 18:54
por José Leal
Cristiano, no meu Monza, a ventoinha desligava quando desligava a ignição;
No Monza do Gigante (SL/E carb.) tb "desligava" quando desligava a ignição, mas ele fez um esquema para que a ventoinha desligasse quando o cebolão abrisse o contato;
No Vectra, a ventoinha continua ligada quando desligo a chave. Se quando desligo o carro, a temperatura está próxima de acionar a ventoinha, ela liga normalmente.

Sinceramente, acredito que a ventoinha funcionando mesmo com o motor parado é o melhor, pois mesmo desligado, ele ainda produz calor, que é absorvido pela água e não tem o auxílio da ventoinha para dispersar esse calor pelo radiador. Mas aí vem a pergunta: Como é que haverá essa troca de calor da água, se a bomba está parada e a água não circula? Nesse caso, o calor moveria-se por condução.

No Monza, teve vez que eu parei o carro com a temperatura próxima de disparar a ventoinha, e liguei depois de uns 5 minutos. A temperatura estava no vermelho! No Vectra nunca aconteceu isso. A ventoinha é controlada pela central de IE.

Até mais.