Luz shift-light e de injeção acendendo

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Gustavo Turolla
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Luz shift-light e de injeção acendendo

Mensagem não lida por Gustavo Turolla »

Olá
Acabo de chegar de viagem e me desculpo por postar antes mesmo de ler qualquer coisa no forum...
Vim de Capivari-SP para Santos-SP e ao fim da viagem notei anomalias no carro. A partir do meio da viagem notei que a luz de troca de marcha piscava esporadicamente mesmo em quinta marcha, e suspeitei de loucura do painel.
Depois, notei barulhos como de estouros no escapamento. Nada muito forte, apenas estourinhos, ocorreram três vezes do meio ao fim da viagem que durou cerca de 3 horas. Chegando em santos, a luz da injeção acendeu, ficou acesa por alguns segundos e se apagou. Pouco tempo depois ela voltou a acender e após alguns segundos apagou-se.

Em Capivari troquei minha bateria Heliar(velhinha, 55A) por uma nova Heliar (esta de 60A) e meu abafador terminal corroído por um Vanzim Turbão novo.
O distribuidor está revisado, mas o módulo é MTE e não Delphi.
Velas e Cabos de velas são novos, tudo NGK, e o bico foi limpo recentemente.

Alguém tem alguma suspeita?
Obrigado pela ajuda
abraços

edit: esqueci de mencionar:
1- Os "estourinhos" ocorreram quando o carro estava engatado mas sem aceleração, na descida da serra, e não sei se pode ser apenas um barulhinho comum devido ao escapamento esportivo.
2- Apesar das luzes que acenderam, o carro comportou-se normalmente durante toda a viagem. Sem variações de voltagem, temperatura ou qualquer outro parâmetro.
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Re: Luz shift-light e de injeção acendendo

Mensagem não lida por José Leal »

Gustavo, tudo bem?

Esses "estouros" (tipo um blum blum blum) são sim do escape novo. O meu tb fazia isso.

Sobre a luz da marcha ascendente acendendo em 5ª, e a luz da IE acendendo, pode ser o sensor de velocidade. Faça o jumper no conector da central, e veja que código aparece.

Um post meu com os códigos das piscadas: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... das#p50632

Até mais.
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Marcel Murai
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Re: Luz shift-light e de injeção acendendo

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Aconteceu comigo na Castello Branco era o TPS tava ruim.

Teve coragem de passar no solo lunar de Capivari? :lol:
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Gustavo Turolla
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Re: Luz shift-light e de injeção acendendo

Mensagem não lida por Gustavo Turolla »

Fala Zé!
Nem sabia que vc tinha trocado de carro! po cara gosto muito de vectra! o que vc tá achando?
vou jumpear a central sim e ver se acusa alguma coisa, logo após dar uma descansada... to acabado cara, dormi muito pouco e peguei um pouco de congestionamento na marginal...
pouco descanso + sao paulo + aborrecimento = dor de cabeça absurda
O sensor de velocidade não causaria erros no velocimetro?
Muito obrigado cara, usarei seu post sim!
abraços

Eae japa!
o que é TPS?
cara, a cada vez que passo em capivari questiono como farei pra ver meu avô quando baixar o carro.
Aquilo só piora! tem muitas lombadas apagadas, valetas como as de botucatu e buracos invisíveis...
complicada mesmo é uma estrada que uso pra ir de lá para botucatu, aquilo sim é solo lunar... certa vez fiz o caminho com um amigo a bordo de sua hilux(ainda bem) e sou grato até hoje por ter ido com o carro dele. pegamos um buraco que, se estivesse com meu carro, com certeza teria acabado com a viagem na hora. esse país tira sarro da nossa cara e a gente não faz nada...
abraço!
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Luz shift-light e de injeção acendendo

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Luz de marcha ascendente acendendo fora de hora e pequenos estouros no escapamento em reduzidas tem cara mesmo de sensor de velocidade em pane.
Pane no sensor não influi na indicação do velocímetro, já que este recebe só o sinal mecânico de rotação.
O sinal elétrico é usado para o cut-off do combustível em descidas de ladeira e aviso de troca de marchas.
Se for trocar o VSS, não se esqueça de substituir o atual pelo modelo correto.
Mas antes de trocar verifique mau contato (existe um plugue logo na saída dele que costuma dar zinabre nos contatos).

Abraços
Luiz Carlos
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José Leal
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Re: Luz shift-light e de injeção acendendo

Mensagem não lida por José Leal »

Gustavo Turolla escreveu:Fala Zé!
Nem sabia que vc tinha trocado de carro! po cara gosto muito de vectra! o que vc tá achando?
Pois é, acabei trocando o Monza pelo Vectra no fim-de-semana anterior ao natal. O carro é um espetáculo, muito confortável e com o motor violentíssimo. E ao contrário do que imaginava, o consumo dele está até bom...7,5km/l na cidade.
O sensor de velocidade não causaria erros no velocimetro?
Como seu painel é analógico, o velocímetro é acionado pelo cabo que fica preso acima do sensor de velocidade. Mas como disse o Luiz Carlos, defeito no sensor não interfere no velocímetro.
Muito obrigado cara, usarei seu post sim!
abraços
Opa, espero que ajude!

Até mais.
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Re: Luz shift-light e de injeção acendendo

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Luz de marcha ascendente acendendo fora de hora e pequenos estouros no escapamento em reduzidas tem cara mesmo de sensor de velocidade em pane.
Que esquisito....quando meu VSS falhava, não acendia nada a luz de marcha. Oque notava é que ele ameaçava morrer qndo parava. É claro...painel era maluco..

Aí qndo deu problema no TPS (Sensor Borboleta) aí sim acendia ora luz da marcha, ora luz da injecao, segurava giro a 2000 rpm. hora ficava normal....... A 140, ora acendia a injecao........era doido demais.

Abcs,
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Re: Luz shift-light e de injeção acendendo

Mensagem não lida por Gustavo Turolla »

Ah, então é quase certeza que o pau seja em um dos sensores...
qual a localização deles?
já checarei os contatos e possível zinabre, se houver algo nitidamente errado nem jumpearei a central.

valeu a força!
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