Rebaixar Cabeçote - Taxa de Compressão
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Rebaixar Cabeçote - Taxa de Compressão
Olá amigos, sou novo aqui e possuo um monza 90 carburado 2.0 a gasolina. Fiz o motor dele há pouco, quase tudo novo. (gastei 3k mais ou menos) Usei peças que meu mecânico recomendou como melhores (tipo metal leve, sabbó e por ai vai) só que estudando um pouco mais o motor dele vi que a taxa é um pouco baixa (8 mais ou menos não é isso?) e pensei em rebaixar um pouco o cabeçote só pra poder queimar melhor essa ótima gasolina que temos. O que me dizem? Quantos mm tenho que tirar e qual seria a taxa ideal entre desempenho, consumo e segurança?
conto com a ajuda de vocês,
Luis
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- mello3
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Re: Rebaixar Cabeçote - Taxa de Compressão
Só para lembrar: Rebaixamento de cabeçote é uma modificação irreversível.
A taxa do 2.0 EFI gasolina é 9:1. Acho que é o máximo que vc vai poder deixar.
[]´s
A taxa do 2.0 EFI gasolina é 9:1. Acho que é o máximo que vc vai poder deixar.
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Re: Rebaixar Cabeçote - Taxa de Compressão
Amigo, primeiramente bem vindo!
Como o amigo mello3 disse: rebaixar cabeçote é irreversível. Se vc quiser fazer o serviço, acho que se tirar 0,5 ou 1mm (tem que ver se é possível), sua taxa pode subir para uns 10:1 e ainda rodar na gasolina. Mas não se esqueça de reajustar o sistema de alimentação e ignição.
Até mais.
Como o amigo mello3 disse: rebaixar cabeçote é irreversível. Se vc quiser fazer o serviço, acho que se tirar 0,5 ou 1mm (tem que ver se é possível), sua taxa pode subir para uns 10:1 e ainda rodar na gasolina. Mas não se esqueça de reajustar o sistema de alimentação e ignição.
Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
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Re: Rebaixar Cabeçote - Taxa de Compressão
Obrigado a atenção de todos! Vou consultar aqui um preparador da minha cidade e certificar qual a taxa que será adiquirida após rebaixar o cabeçote. Vou ganhar muito desempenho? Já me falaram que ficará mais econômico pois a queima se tornará mais eficiente... É certo afirmar isso? E que ajustes no sistema de alimentação e ignição terei que fazer?
abração a todos!
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Re: Rebaixar Cabeçote - Taxa de Compressão
Puxa... você esteve com o motor aberto, poderia ter usado pistões do injetado se pretendesse continuar rodando na gasolina ou então mandar logo os pistões do monza à álcool (para rodar no álcool). Isso sem gastar nada a mais, já que teve mesmo que trocar os seus.lc_ss escreveu:Obrigado a atenção de todos! Vou consultar aqui um preparador da minha cidade e certificar qual a taxa que será adiquirida após rebaixar o cabeçote. Vou ganhar muito desempenho? Já me falaram que ficará mais econômico pois a queima se tornará mais eficiente... É certo afirmar isso? E que ajustes no sistema de alimentação e ignição terei que fazer?
abração a todos!
O carburado e o 500EF têm taxa de 8,8:1. (gasolina)
Os EFI e MPFI com ignição mapeada têm 9,2:1 (gasolina)
Os à álcool têm 12:1 (se não me engano).
Quanto à melhorar consumo e desempenho. Sim, é verdade. Mais taxa = mais eficiência na queima. O problema é que isso tem limites. O principal é o risco de detonação ("batida de pino"). Como o álcool tem mais resistência à detonação, pode-se usar taxas mais altas com ele.
Eduardo Rettore
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Re: Rebaixar Cabeçote - Taxa de Compressão
Era isso o que eu queria saber, a taxa de cada versão. Não fiz logo isso porque o carro não era meu e sim do meu irmão. Como ele teve que se mudar pra outra cidade e precisava de um carro pra trabalhar, comprou um MILLE ECONOMY (diga-se de passagem, EXTREMAMENTE econômico o bichino) e acabei ficando com o monza pra terminar de reformar e usufruir.
Se eu entendi, acho que posso usar uma taxa de 9,2:1 no máximo no meu correto? Pra atingir essa taxa, quantos mm tenho que "comer" do cabeçote?
Mais uma vez muito obrigado pela atenção!

Se eu entendi, acho que posso usar uma taxa de 9,2:1 no máximo no meu correto? Pra atingir essa taxa, quantos mm tenho que "comer" do cabeçote?
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Re: Rebaixar Cabeçote - Taxa de Compressão
10:1 seria o limite vamo dizer assim ja que temos uma gasolina nao pura contendo alcool seria uma taxa aceitavel no nosso combustivel "comun"lc_ss escreveu:Era isso o que eu queria saber, a taxa de cada versão. Não fiz logo isso porque o carro não era meu e sim do meu irmão. Como ele teve que se mudar pra outra cidade e precisava de um carro pra trabalhar, comprou um MILLE ECONOMY (diga-se de passagem, EXTREMAMENTE econômico o bichino) e acabei ficando com o monza pra terminar de reformar e usufruir.![]()
Se eu entendi, acho que posso usar uma taxa de 9,2:1 no máximo no meu correto? Pra atingir essa taxa, quantos mm tenho que "comer" do cabeçote?
Mais uma vez muito obrigado pela atenção!
sobre a taxa tempos atraz quando eu fiz meu cabeçote queria saber se ele tinha sido aplainado, eu sabia que nao mas queria ter certeza de qual era a taxa. tem um calculo que se faz eu nao lembro de cabeça mas procura na net ou pessoal aqui ja posta. para isso precisa tirar o cabeçote pra sabe qual é a taxa real no momento nao da pra manda baixar 1mm se ele ja foi aplainada entende? ai subiria mais do que o original do seu motor.
o melhor e fazer o calculo e depois do calculo vc extipula quanto de taxa quer ex: 10:1 entao com base nos calculo vc sabera o quanto precisa retira de material.
pra faze o teste oque me lembro é que precisa de 2 resultados de volume.
o 1º resultado era: pegar o volume do cilindro do bloco inferior, esse era feito com paquimetro e colocava em PMS e se obtia o resultado, pega o diametro do cilindro + a profundidade da cabeça do cilindro ate a face do bloco inferior + o volume da cava do pistao(motor a gasolina) esse aqui e chato de fazer pq e irregular. depois faze o calculo e obtia-se o volume do cilindro
o 2º era mais facil: esse e o volume da camera de combustao(cabeçote) com as valvula fechadas vira*se o cabeçote e tapa a vela e manda fluido hidraulico ate a face do cabeçote, depois com uma siringa se conta os ml e isso daria o volume em cm³ que saiu do cabeçote.
juntando os 2 resultado daria um volume completo ae entra outro calculo que vc tera finalmente a taxa de compressao. resumindo o meu deu oque era pra dar 8,8:1. depois vinha outro calculo pra sabe quanto é que eu deveria comer(mm) de material pra rebaixar pra dar uma taxa real.
mas senao querer ter o trabalho de medir a taxa pq é complicado de se faze se nao conhece a mecanica e se nao tem o material pra faze a medição. da pra ir no chutometro 1mm nao dara muita taxa(isso se seu motor nunca foi retificado ou aplainado no cabeçote) o bom seria se certifica antes pq é irrevercivel uma vez taxado sempre taxado
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
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Re: Rebaixar Cabeçote - Taxa de Compressão
Entendi Rafaelo... Vou falar com o cara aqui da retífica e perguntar se ele mecheu no cabeçote (acredito que não pois no orçamento não continha esse ítem) e caso ele não tenha mexido vou fazer o orçamento pra rebaixar em 1mm.... Se bem que ele também é preparador, então deve saber o quanto se tira desse cabeçote.
Obrigado Rafaelo!
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