Rebaixar Cabeçote - Taxa de Compressão

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
lc_ss
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Rebaixar Cabeçote - Taxa de Compressão

Mensagem não lida por lc_ss »

Olá amigos, sou novo aqui e possuo um monza 90 carburado 2.0 a gasolina. Fiz o motor dele há pouco, quase tudo novo. (gastei 3k mais ou menos) Usei peças que meu mecânico recomendou como melhores (tipo metal leve, sabbó e por ai vai) só que estudando um pouco mais o motor dele vi que a taxa é um pouco baixa (8 mais ou menos não é isso?) e pensei em rebaixar um pouco o cabeçote só pra poder queimar melhor essa ótima gasolina que temos. O que me dizem? Quantos mm tenho que tirar e qual seria a taxa ideal entre desempenho, consumo e segurança?

conto com a ajuda de vocês,

Luis
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mello3
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Re: Rebaixar Cabeçote - Taxa de Compressão

Mensagem não lida por mello3 »

Só para lembrar: Rebaixamento de cabeçote é uma modificação irreversível.

A taxa do 2.0 EFI gasolina é 9:1. Acho que é o máximo que vc vai poder deixar.

[]´s
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José Leal
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Re: Rebaixar Cabeçote - Taxa de Compressão

Mensagem não lida por José Leal »

Amigo, primeiramente bem vindo!

Como o amigo mello3 disse: rebaixar cabeçote é irreversível. Se vc quiser fazer o serviço, acho que se tirar 0,5 ou 1mm (tem que ver se é possível), sua taxa pode subir para uns 10:1 e ainda rodar na gasolina. Mas não se esqueça de reajustar o sistema de alimentação e ignição.

Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
lc_ss
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Re: Rebaixar Cabeçote - Taxa de Compressão

Mensagem não lida por lc_ss »

Obrigado a atenção de todos! Vou consultar aqui um preparador da minha cidade e certificar qual a taxa que será adiquirida após rebaixar o cabeçote. Vou ganhar muito desempenho? Já me falaram que ficará mais econômico pois a queima se tornará mais eficiente... É certo afirmar isso? E que ajustes no sistema de alimentação e ignição terei que fazer?

abração a todos!
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500EF
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Re: Rebaixar Cabeçote - Taxa de Compressão

Mensagem não lida por 500EF »

lc_ss escreveu:Obrigado a atenção de todos! Vou consultar aqui um preparador da minha cidade e certificar qual a taxa que será adiquirida após rebaixar o cabeçote. Vou ganhar muito desempenho? Já me falaram que ficará mais econômico pois a queima se tornará mais eficiente... É certo afirmar isso? E que ajustes no sistema de alimentação e ignição terei que fazer?

abração a todos!
Puxa... você esteve com o motor aberto, poderia ter usado pistões do injetado se pretendesse continuar rodando na gasolina ou então mandar logo os pistões do monza à álcool (para rodar no álcool). Isso sem gastar nada a mais, já que teve mesmo que trocar os seus.

O carburado e o 500EF têm taxa de 8,8:1. (gasolina)

Os EFI e MPFI com ignição mapeada têm 9,2:1 (gasolina)

Os à álcool têm 12:1 (se não me engano).

Quanto à melhorar consumo e desempenho. Sim, é verdade. Mais taxa = mais eficiência na queima. O problema é que isso tem limites. O principal é o risco de detonação ("batida de pino"). Como o álcool tem mais resistência à detonação, pode-se usar taxas mais altas com ele.
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Re: Rebaixar Cabeçote - Taxa de Compressão

Mensagem não lida por lc_ss »

Era isso o que eu queria saber, a taxa de cada versão. Não fiz logo isso porque o carro não era meu e sim do meu irmão. Como ele teve que se mudar pra outra cidade e precisava de um carro pra trabalhar, comprou um MILLE ECONOMY (diga-se de passagem, EXTREMAMENTE econômico o bichino) e acabei ficando com o monza pra terminar de reformar e usufruir. :D

Se eu entendi, acho que posso usar uma taxa de 9,2:1 no máximo no meu correto? Pra atingir essa taxa, quantos mm tenho que "comer" do cabeçote?

Mais uma vez muito obrigado pela atenção!
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Rafaelo
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Re: Rebaixar Cabeçote - Taxa de Compressão

Mensagem não lida por Rafaelo »

lc_ss escreveu:Era isso o que eu queria saber, a taxa de cada versão. Não fiz logo isso porque o carro não era meu e sim do meu irmão. Como ele teve que se mudar pra outra cidade e precisava de um carro pra trabalhar, comprou um MILLE ECONOMY (diga-se de passagem, EXTREMAMENTE econômico o bichino) e acabei ficando com o monza pra terminar de reformar e usufruir. :D

Se eu entendi, acho que posso usar uma taxa de 9,2:1 no máximo no meu correto? Pra atingir essa taxa, quantos mm tenho que "comer" do cabeçote?

Mais uma vez muito obrigado pela atenção!
10:1 seria o limite vamo dizer assim ja que temos uma gasolina nao pura contendo alcool seria uma taxa aceitavel no nosso combustivel "comun"

sobre a taxa tempos atraz quando eu fiz meu cabeçote queria saber se ele tinha sido aplainado, eu sabia que nao mas queria ter certeza de qual era a taxa. tem um calculo que se faz eu nao lembro de cabeça mas procura na net ou pessoal aqui ja posta. para isso precisa tirar o cabeçote pra sabe qual é a taxa real no momento nao da pra manda baixar 1mm se ele ja foi aplainada entende? ai subiria mais do que o original do seu motor.

o melhor e fazer o calculo e depois do calculo vc extipula quanto de taxa quer ex: 10:1 entao com base nos calculo vc sabera o quanto precisa retira de material.

pra faze o teste oque me lembro é que precisa de 2 resultados de volume.

o 1º resultado era: pegar o volume do cilindro do bloco inferior, esse era feito com paquimetro e colocava em PMS e se obtia o resultado, pega o diametro do cilindro + a profundidade da cabeça do cilindro ate a face do bloco inferior + o volume da cava do pistao(motor a gasolina) esse aqui e chato de fazer pq e irregular. depois faze o calculo e obtia-se o volume do cilindro

o 2º era mais facil: esse e o volume da camera de combustao(cabeçote) com as valvula fechadas vira*se o cabeçote e tapa a vela e manda fluido hidraulico ate a face do cabeçote, depois com uma siringa se conta os ml e isso daria o volume em cm³ que saiu do cabeçote.

juntando os 2 resultado daria um volume completo ae entra outro calculo que vc tera finalmente a taxa de compressao. resumindo o meu deu oque era pra dar 8,8:1. depois vinha outro calculo pra sabe quanto é que eu deveria comer(mm) de material pra rebaixar pra dar uma taxa real.

mas senao querer ter o trabalho de medir a taxa pq é complicado de se faze se nao conhece a mecanica e se nao tem o material pra faze a medição. da pra ir no chutometro 1mm nao dara muita taxa(isso se seu motor nunca foi retificado ou aplainado no cabeçote) o bom seria se certifica antes pq é irrevercivel uma vez taxado sempre taxado
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lc_ss
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Re: Rebaixar Cabeçote - Taxa de Compressão

Mensagem não lida por lc_ss »

Entendi Rafaelo... Vou falar com o cara aqui da retífica e perguntar se ele mecheu no cabeçote (acredito que não pois no orçamento não continha esse ítem) e caso ele não tenha mexido vou fazer o orçamento pra rebaixar em 1mm.... Se bem que ele também é preparador, então deve saber o quanto se tira desse cabeçote.


Obrigado Rafaelo!
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