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VENTOINHA NÃO LIGOU - RESOLVIDO

Enviado: 12 Nov 2008, 20:12
por waldir
Amigos, estou abrindo este tópico embora semelhante a outros há uma pequena diferença.

Havia saido com o carro as 6:15h andei 10 kms. As 10:00 fiz o mesmo percurso e faltando uns 3 kms (volta) percebi que o ponteiro da temperatura estava quase há 1/4 acima da metade e a ventoinha não foi acionada. Tenho o ar condicionado desligado e quando ligo a chave a ventoinha é acionada no 1º estágio direto.(deixei essa opção ao desligar o AC)
Anteriormente eu andava com ela ligada, mas, lendo um pouco mais aqui no fórum, soube que os Monza a álcool necessitam do motor mais quente (foram projetado assim)ou consumirão mais combustível.

Voltando ao assunto da ventoinha, ao chegar em casa percebi que a ventoinha do 1º estágio não havia ligado. Após o almoço fui numa autoelétrica de um amigo e ele testou os reles, fez um jump no local do rele e a ventoinha foi acionada tanto no 1º e no 2º estágio em cada rele 'jampeado'.
Recolocado os relés colocou o terminal no scanner e a ventoinha foi acionada aos 102ºC não acusando nada errado... o sensor de temperatura é novo Thomson eu troquei por conta há uns 3 meses.

Mais à tarde fiz o mesmo percurso e agora com o transito congestionado tive que estacionar pq a ventoinha não ligou... fiquei matutando o que fazer, se ha cada 2km teria que parar para esfriar... Aí blim blim acendeu uma luz e por sorte tinha ferramentas no porta malas e cortei o fio de um pendente/lampada com uma garrinha na ponta e fiz uma ligação direta da bateria (+) no resistor do motor do ventilador... beleza cheguei.

Após esfriar o motor vou trocar o sensor de tempº pelo antigo e verificar se arma a ventoinha e a gambi já está em stand by para amanhã cedo, isto se não resolver...

Aguardo sugestões antes de voltar na autoelétrica. Obrigado antecipado

Re: VENTOINHA NÃO LIGOU

Enviado: 12 Nov 2008, 20:33
por Luiz Carlos (Rio)
Waldir, qdo o eletricista 'jampeou' os relés e o eletroventilador funcionou, ficou comprovado que o circuito 'pós relés' está legal.
Qdo ele recolocou os relés e o eletroventilador funcionou, ficou comprovado que o circuito 'pré relés' também está legal. Mas...
O circuito que manda isso tudo funcionar não foi testado.
O módulo provê massa para esses dois relés, nos pinos A3 (baixa velocidade) e C1 (alta velocidade).
O grupo de pinos A fica no plugue pequeno, e o grupo B fica no plugue grande do módulo de injeção.

Pode-se testar o circuito completo, da seguinte maneira:

Esse teste do sistema de comando do eletroventilador, para quem não sabe, consiste em prover massa a dois pontos do circuito, atuando-se nos plugues da central de comando (desconectados da central).
Qdo se liga à massa um ponto no plugue pequeno (A3), deverá entrar a baixa velocidade. Ao aterrar outro ponto no plugue grande(C1), deverá entrar a alta.
Isso tudo depois de jumpear A e B do plugue de diagnóstico da injeção.

Mas...para que o módulo faça massa para um dos relés, é necessário que ele receba informação do sensor de temperatura.
Um plugue com mau contato, um fio partido, um terra mal apertado, um sensor com especificação errada, tudo isso pode causar o não funcionamento do eletroventilador.

Verifique se os terras do motor estão legais.
Um deles é feito através dos parafusos do cabeçote.

Abraços

Re: VENTOINHA NÃO LIGOU

Enviado: 12 Nov 2008, 21:00
por waldir
Luiz Carlos,
obrigado pelas dicas. Pode até ser o chicotinho do sensor ou problema de terra em algum lugar. Eu vi o fio que sai de onde entra o chicotinho do sensor preso num parafuso do cabeçote. Amanhã às claras vou testar com o multímetro.
Acho que pode ser algo relacionado à terra, pq 'coincidentemente' o botão que abre o porta malas deixou de funcionar... ou melhor não funcionou com o motor ligado e depois tentei novamente e nem com o motor desligado... precisei da chave ou do remoto do alarme./Waldir

Re: VENTOINHA NÃO LIGOU

Enviado: 13 Nov 2008, 00:06
por José Leal
Waldir, o fusível da mala elétrica é o mesmo do sistema da ventoinha. Veja como ele está, pode ser que esteja queimado.

Até mais.

Re: VENTOINHA NÃO LIGOU

Enviado: 13 Nov 2008, 04:08
por mello3
José Leal escreveu:o fusível da mala elétrica é o mesmo do sistema da ventoinha
Perfeito. Fusível de posição N5 de 15A, também do desembaçador traseiro.

[]´s

Re: VENTOINHA NÃO LIGOU

Enviado: 13 Nov 2008, 07:35
por waldir
Leal e Mello3,

Verifiquei o N5 e está inteiro.. o defeito está intermitente. Com a chave de ignição ligada, acionei o botão do p.malas e funcionou... e com o motor ligado não funcionou. Ora com o motor ligado não funciona, ora com ele desligado tbém não :smt017
Esta pode ser uma pista do defeito e ela pode vir da Central de Comando conforme o Luiz Carlos sugeriu.

Re: VENTOINHA NÃO LIGOU

Enviado: 13 Nov 2008, 08:16
por mello3
Ou do comutador de partida...

[]´s

Re: VENTOINHA NÃO LIGOU - RESOLVIDO

Enviado: 13 Nov 2008, 12:10
por waldir
mello3 escreveu:Ou do comutador de partida...

[]´s
Mello, pena que eu não vi a sua resposta, já tinha saído para a autoelétrica. Chegando lá esperamos o motor aquecer para ligar a ventoinha, não ocorreu.
Aí comentei com o eletricista que o botão do p.malas não estava funcionando com o motor ligado... e esta pista foi a quente. Ele desligou o motor, ligou a chave e o botão do porta malas acionou, desligou e ligou novamente não funcionou, desligou e ligou o motor... a VENTOINHA FUNCIONOU... desligou e ligou sem forçar a chave, a ventoinha não ligou :roll:
Resultado, a carcaça do comutador entre os pinos 50 e 15a estava quebrada e o contato ora acontecia, ora não, 'entonces' não energizava o circuito do relé e sei lá mais o que (preciso estudar a diagrama elétrico se eu quiser saber melhor) trocado o comutador R$20 e + R$20 de M.O. está normal.

Sugiro que mantenham um metro de fio flexível (instalação elétrica caseira) com as garrinhas jacaré (pequenas nas pontas). Se a ventoinha não ligar e para não ficar com o carro parado esperando esfriar faça com este fio uma ligação direta do polo positivo da bateria num dos polos da resistência que fica sobre o motor da ventoinha (aquela peça cerâmica branca com um fio ligado em cada lado) Dá para sair do sufoco, resfriar o motor e depois com calma procurar o autoelétrico, ou verificar o conector do sensor, relés, fusíveis etc. Quando chegar no destino desligue da bateria, pq a ventoinha está ligado direto sem interrupção.

Agradeço aos Amigos que sugeriram providências/checagens etc... foram de muita valia, pelo menos para o meu conhecimento e dos que leem os tópicos.

muitíssimo obrigado

waldir