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Como funciona o compressor do ar do Monza SL/E 90

Enviado: 29 Mar 2007, 15:44
por eduardo de sousa
Olá amigos monzeiros; acabei de me registrar no fórum.
Será que podem me dar umas dicas sobre o ar do Monza?
Bom... comprei um Monza SL/E 90 4 p. com ar, mas está desligado. O cara que me vendeu me deu até o radiador do ar solto para que eu levasse.
Eu quero levar numa oficina, mas antes gostaria de conhecer + - o funcionamento do ar condicionado, porquê se eu for sem saber de nada a
a respeito do assunto sei que a facada vai ser grande. Por isso gostaria de saber + - a função das peças.
Por exemplo, ainda não descobri qual e o trabalho do compressor, ele funciona como um dínamo?
Fornece ar para o tanque de gás refrigerante?
Os 2 fios elétricos que saem dele; recebem tensão ou fornecem tensão ou e apenas para indicação no painel?
O eletro ventilador funciona, mas aquece muito e até derreter o fusível de proteção. Medindo com multímetro direto nos terminais do eletroventilador
desplugado, está sem resistência nenhuma, da 0000 ou seja curto não é mesmo. Será que da para recuperar o rolamento?

Desculpe se falei muito. Se alguém do fórum souber resumir o funcionamento do ar do Monza seria de grande ajuda.

Tem como saber se o compressor esta bom?
Existe algum teste?
Obrigado a todos de antemão; tentarei ajudar a todos também :) :)

Re: Como funciona o compressor do ar do Monza SL/E 90

Enviado: 07 Abr 2007, 10:07
por dedehulck
Certo

Re: Como funciona o compressor do ar do Monza SL/E 90

Enviado: 07 Abr 2007, 13:33
por jr.glaucio
E ai Eduardo?
Primeiro lugar seja bem vindo, segundo lugar o compressor raramente quebra total, sempre pode-se consertar trocando peças. Já tive um problema com o meu tbm, e com certeza nada é barato:/. Espero que consiga solucionar seu problema, depois coloca as fotos de teu Monza na seção de fotos do fórum. :D

Re: Como funciona o compressor do ar do Monza SL/E 90

Enviado: 16 Abr 2007, 18:39
por Luiz Carlos (Rio)
Eduardo, o principio de funcionamento do sistema de ar condicionado de carro é o mesmo dos condicionadores de ar domésticos, com algumas diferenças:

1- O compressor, que nos aparelhos domésticos é acionado por um motor elétrico, na maioria dos carros é acionado pelo próprio motor, através de uma embreagem eletromagnética, que é alimentada por aqueles dois fiozinhos que vc vê saindo do compressor.
2- O tipo de gás é diferente, nos Monza até 95 é um gás que está sendo abolido, pois é prejudicial à camada de ozônio, nos Monza mais novos é um gás que não agride a camada de ozônio (mas é menos eficiente).
2- Em alguns carros o sistema de controle da temperatura é igual ao dos aparelhos domésticos, existe um botão onde vc seleciona a temperatura que deseja. Ao atingir essa temperatura, um termostato tira a corrente da embreagem do compressor, e ele pára de girar. No Monza não existe esse botão, tudo funciona baseado em pressões nas várias seções do sistema. Qdo o gás atinge determinada pressão o compressor é desligado, sendo que em funcionamento normal o compressor fica ciclando, isto é, ligando e desligando de tempos em tempos.

Normalmente qualquer serviço em ar condicionado de carro é caro, muito caro.
Um sistema que ficou parado muito tempo vai exigir mais gastos ainda, pois as vezes até o reservatório de gás precisa ser trocado, pois ele tem um filtro interno que fica entupido facilmente. A válvula 'palito', que controla a quantidade de gas que entra no evaporador (aquele radiador que fica sob o painel do carro) normalmente precisa ser trocada também

O pior disso tudo é que os preços variam muito. Uma válvula palito, por exemplo, pode custar 60,00 numa oficina (com mão-de-obra) e 180,00 em outra.
A própria carga de gás varia muito de preço, e tem muito picareta colocando gás diferente no sistema, dizendo que é tudo igual. Não caia nessa. Procure pelo gás original.

Espero ter esclarecido um pouco a coisa (e não ter te desanimado :( ).

Abraços

Re: Como funciona o compressor do ar do Monza SL/E 90

Enviado: 18 Abr 2007, 15:09
por tcpthiago
Cara...

O meu sogro trabalha com ar condicionado para veículos, e vou te falar...

Arrumar ar condicionado, SEMPRE é uma facada, pois as peças sempre caras... e existe tanto componente safado para estragar!

Mas arruma esse trem, pois vc vai ver ele com o ar ligado, parece uma geladeira sobre rodas!