LUZ DE TEMPERATURA DO PAINEL

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: LUZ DE TEMPERATURA DO PAINEL

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Nesses 9 anos, tive a luz de temperatura acendendo aleatoriamente e, com o motor frio, por 3 vezes em épocas diferentes, em meu Monza GLS 96. Duas vezes aconteceu por conta de excesso de tensão do alternador. O defeito era intermitente, mas, percebi que era defeito no alternador,por conta do voltímetro do painel, que o ponteiro ficava quase no máximo, ao desligar a chave e ligar novamente o carro, o sintoma desaparecia. Como o alternador do meu Monza é Bosch, foi só substituir o regulador de tensão, que fica externo, na tampa traseira do alternador, não precisei nem retirar o alternador do carro, troquei por baixo, com ele montado. Uma outra vez foi por falta de aterramento, neste caso, a sirene do alarme original, também ficava "batendo" como um relê, mas a impressão era que esse barulho vinha do painel.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
brunosobrino
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 76
Registrado em: 11 Jun 2008, 08:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: LUZ DE TEMPERATURA DO PAINEL

Mensagem não lida por brunosobrino »

Nesses 9 anos, tive a luz de temperatura acendendo aleatoriamente e, com o motor frio, por 3 vezes em épocas diferentes, em meu Monza GLS 96. Duas vezes aconteceu por conta de excesso de tensão do alternador. O defeito era intermitente, mas, percebi que era defeito no alternador,por conta do voltímetro do painel, que o ponteiro ficava quase no máximo, ao desligar a chave e ligar novamente o carro, o sintoma desaparecia. Como o alternador do meu Monza é Bosch, foi só substituir o regulador de tensão, que fica externo, na tampa traseira do alternador, não precisei nem retirar o alternador do carro, troquei por baixo, com ele montado. Uma outra vez foi por falta de aterramento, neste caso, a sirene do alarme original, também ficava "batendo" como um relê, mas a impressão era que esse barulho vinha do painel.

Abs,

Carlos Freire

Oi, oq acontece antes qnd eu virava a chave a luz da bateria nao acendia... e tinha esse mesmo prob. da luz de temperatura acender... consertei o alternador... agora a luz da bateria acende... so q o prob. da luz de temperatura continua... troquei todo o sistema de refrigeração... a luz parou de acender por umas 2 semanas... e agora voltou... entao vou trocar o rele agora pra ver se e isso...

Tem outra coisa.. qnd eu passo em alguma rua de paralelepipedo e o carro fica tremendo... o ponteiro de temperatura fica tremendo tbm... ta tudo ruim eu axo.... =/// so lembrando q qnd eu giro a chave a luz de temperatura acende e depois de alguns segundo apaga... e eu percebi outra coisa... qnd eu rodo com o carro.. ele esquenta e tal... fica normal... eu desligo ele.... ai qnd eu vou ligar de novo o ponteiro de temperatura ta depois da metade com a luz de temperatura acesa e o carro nao da partida de 1° so de segunda... porem se ele tiver mais frio liga de 1°.... =///
brunosobrino
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 76
Registrado em: 11 Jun 2008, 08:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: LUZ DE TEMPERATURA DO PAINEL

Mensagem não lida por brunosobrino »

Pessoal, acabou de chegar o rele aqui para mim... e o igual da foto so q custou 19reais... rsss gostaria de saber se eu acho este rele realmente por baixo do volante mesmo ???? Obrigado...
weuller

Re: LUZ DE TEMPERATURA DO PAINEL

Mensagem não lida por weuller »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:weuller,...
A luz de freio (se é essa a luz a que vc se refere) acende ao ligar a chave de ignição, se o freio de mão estiver acionado ou se o nível de fluido do freio estiver baixo.
O acendimento pelo freio de mão acionado é feito por um interruptor na alavanca do freio, e o acendimento por baixo nível é acionado por um interruptor comandado por uma boia, que fica na tampa do reservatório de óleo de freio.
O 'não acendimento' com freio acionado pode ser causado também por problemas de mau contato no chicote, além de lâmpada queimada.
...
Luiz Carlos, é bem esse mesmo!
Essa luz não está queimada, mas não funciona nem se puxar o freio de mão, nem se pressionar o botão na tampa do reservatório de fluído de freio, me preocupo com o nível do fluído do freio, em viagens essa luz pode ser uma mão na roda! Ela é extremamente preventiva e eu sempre a observei nos outros veículos da família. No meu eu fico preocupado, pois poderia ocorrer algo numa estrada de chão pisado da vida e dar defeito e vazar algum flexível e eu só notaria quando tivesse que acionar os freios!
Com a luz funcionando eu poderia agir preventivamente! Entende!
Mas se não tem relê para ela, menos mal né! Vou verificar os fios pra ver se eu encontro algo de errado!
Muito obrigado! :smt023
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4091
Registrado em: 07 Mai 2007, 09:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: LUZ DE TEMPERATURA DO PAINEL

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

O fio do interruptor do freio de mão (aquele que fica abaixo do freio de mão) pode estar solto, ou então pode ter travado. No caso, se ele não se mover, a luz nunca vai acender (por conta do freio de mão), agora se nem pelo fluído pode ser problema no chicote mesmo ou na fiação, mas seria muito azar os dois casos juntos.
brunosobrino
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 76
Registrado em: 11 Jun 2008, 08:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: LUZ DE TEMPERATURA DO PAINEL

Mensagem não lida por brunosobrino »

Seguinte... para descobrir qual era o rele do pisca.... eu botei meu dedo sobre eles e vi qual dava para sentir o TIC TAC como o Marcell 500 EF ensinou.... so q agora estou sem ideias para conseguir descobrir qual é este rele da foto... axo q vou ter q tirar um por um e ver qual se parece com este.
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4091
Registrado em: 07 Mai 2007, 09:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: LUZ DE TEMPERATURA DO PAINEL

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

brunosobrino escreveu:Seguinte... para descobrir qual era o rele do pisca.... eu botei meu dedo sobre eles e vi qual dava para sentir o TIC TAC como o Marcell 500 EF ensinou.... so q agora estou sem ideias para conseguir descobrir qual é este rele da foto... axo q vou ter q tirar um por um e ver qual se parece com este.
Retire o rele, se parar de funcionar, tu ja sabe do que é o rele. Vai por tentativas.
brunosobrino
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 76
Registrado em: 11 Jun 2008, 08:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: LUZ DE TEMPERATURA DO PAINEL

Mensagem não lida por brunosobrino »

Retire o rele, se parar de funcionar, tu ja sabe do que é o rele. Vai por tentativas.

Mas como assim parar de funcionar ? Eu espero a luz de temperatura acender e vou retirando o rele pra ver qnd q apaga ?
Responder