Página 1 de 7
Motor aguenta turbo sem forjar?
Enviado: 24 Out 2008, 00:16
por Rodrigos
pessoal, queria saber dos mais entendidos no assunto, até quantos Kg de pressão o motor do Monzão aguenta, sem precisar forjar?
abraços
Re: Motor aguenta turbo sem forjar?
Enviado: 24 Out 2008, 00:21
por RicardoDS
Depende do acerto. Mal preparado, com 0,4 vai pro saco rapidinho.
Preparação bem feita (motor bem alimentado, ponto certo, etc...), miolo todo original aguenta bem até uns 280cv.
Re: Motor aguenta turbo sem forjar?
Enviado: 24 Out 2008, 00:28
por Marcell 500 EF
Eu fiz as contas, e pelo que me lembre, o motor do monza 2.0 se preparado da forma correta, aguenta até 1,4 kg de pressão, fechando em 21:1 de taxa se não me engano, mais que isso é risco para o motor. Isso motor em perfeito estado. Estou falando 1,4KG de pressão para o motor que tem taxa original de 8,8 o tubarão tem mais, 9,2:1 ou 9,1:1, ou seja, aguenta menos, 1,3 eu diria. Como falei, tenho o programa que calcula isso que eu fiz em aula, mas não vou rodar ele agora rsrsrs, demora pra carregar tudo.
Re: Motor aguenta turbo sem forjar?
Enviado: 24 Out 2008, 07:59
por Rodrigos
heheh, minha idéia não é colocar mta pressão, tipo, umas 0,800g já esta mto bom. não quero colocar turbo para fazer ele andar m,ais e ficar forçando o motor, é mais para fim eestetico mesmo, e pra faze uma "balaka" por aqui, kkkk.
abraço..
Re: Motor aguenta turbo sem forjar?
Enviado: 24 Out 2008, 08:55
por Marcell 500 EF
Rodrigos escreveu:heheh, minha idéia não é colocar mta pressão, tipo, umas 0,800g já esta mto bom. não quero colocar turbo para fazer ele andar m,ais e ficar forçando o motor, é mais para fim eestetico mesmo, e pra faze uma "balaka" por aqui, kkkk.
abraço..
.8, vai fundo então, sem risco nenhum no 2.0. Pode ir susse.
Re: Motor aguenta turbo sem forjar?
Enviado: 24 Out 2008, 10:46
por TheRipper
O que faz quebrar não é pressão, e sim PME (grosso modo, torque). É com isso que se deve ter o maior cuidado. Com uma preparação muito bem feita, com comando original, o limite seguro do motor 2.0 fica em torno de 250cv, acima disso é risco de quebra.
Re: Motor aguenta turbo sem forjar?
Enviado: 24 Out 2008, 11:46
por Marcell 500 EF
TheRipper escreveu:O que faz quebrar não é pressão, e sim PME (grosso modo, torque). É com isso que se deve ter o maior cuidado. Com uma preparação muito bem feita, com comando original, o limite seguro do motor 2.0 fica em torno de 250cv, acima disso é risco de quebra.
Sim, mas quanto mais pressão tu joga, maior é a taxa, e consequentemente, maior força vai ter pra empurrar o pistão pra baixo. Por isso que se destaxar o motor, tu pode jogar mais pressão, e motor mais taxado aguenta menos pressão, por isso os VHC e os AP aguentam menos. Ele falou em pressão e ela está diretamente relacionada a isto, tem muitos outros fatores que influenciam, não apenas ela, tem a capacidade de queima do combustível, mistura homogênea e muito mais. Então se o cara quer um carro animal de força, destaxa o motor e mete pressão, vai ter muito mais desmpenho mas vai perder tudo em baixa.
Re: Motor aguenta turbo sem forjar?
Enviado: 24 Out 2008, 12:01
por TheRipper
Eu posso jogar 2KG num motor de Monza e não quebrar, basta rodar com mistura extremamente gorda e ponto atrasado. Novamente, digo que o que faz quebrar é PME, e não pressão. Claro, isso é quebra por esforço mecânico, há também as quebras por acerto mal feito, turbina mal dimensionada, etc.
Pra mim o motor do Monza original não rola turbinar sem forjar, 250cv é pouco para um carro sobrealimentado. Não montaria turbo para ter menos de 300cv.