DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18

Assuntos específicos relacionados à direção e câmbio.
beto.piteco
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 17
Registrado em: 05 Mar 2008, 02:02
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18

Mensagem não lida por beto.piteco »

Como já foi dito acima, o F18 é um câmbio mais novo que o F16.
Quanto a relações de marchas, isso vai depender da versão do carro.
Existem duas versões básicas destes dois câmbios:
- as close ratios, que são os câmbios das versões esportivas (Monza S/R, Kadett GS, Kadett GSI, Vectra GSI, Calibra)
- as overdrive, que são os câmbios das versões normais (Monza SL, Monza SL/E, Monza Classic, Monza GL, Monza GLS, Kadett SL, Kadett SL/E, Kadett GL, Kadett GLS, Vectra GLS, Vectra CD)
Identificar estes câmbios com o carro em movimento é fácil:
- na close ratio as marchas acabam mais rápido e em quinta o motor consegue esticar a marcha até o fim e reage rápido a qualquer acelerada.
- na overdrive as marchas demoram mais para acabar e em quinta o motor não tem força para estica-la até o fim e tem reações bam mais lentas ao acelerador que a quarta marcha.
- com relação entre ser F16 e F18, na F18 os engates são muito mais fáceis e precisos, sem aquelas enroscadinhas que o F16 dá de vez em quando...

Com o câmbio fora do carro, identificar F16 e F18 é fácil, pois vem gravado com letras bem grandes na carcaça do câmbio.
Já para identificar se o câmbio é um close ratio ou overdrive é complicado, pois até agora ainda não identifiquei um código gravado neles que os diferem (como ocorre nos VW: PV ou PB). Se alguém aqui souber os diferenciar... O mais garantido é conhecer o carro de onse saiu o câmbio.
MONZA SL/E 1.6 1982 bege claro (em processo de customização...)
PASSAT GTS POINTER 2.8VR6 Turbo 1986 branco star
Marlon Wagner Hey
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 19
Registrado em: 31 Mai 2007, 22:44
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18

Mensagem não lida por Marlon Wagner Hey »

Ola pessoal,não sei se puxo os cabelos ou pulo de alegria agora,a tempos eu estava atraz de um cambio F18 para meu Monza(que usa um F16 curterrimo do Kadett GS),bom apareceu um por um preço bom também,so que a fixação da carcaça do cambio na parte traseira e diferente,não existe o lugar para o suporte e 3 parafusos que vai ao lado do trambulador,o rapaz também não soube o porque disso,como o cambio estava em um exelente preço eu comprei.Bom ao pesquisar no CEPCHEV, o numero de registro não foi localizado,pesquizando na internet os UNICOS RESULTADOS ENCONTRADOS FORAM EM ESPANHOL E SE REFERINDO A VECTRA DE 97/A 05,porem nos vectras nacionais o cambio não se enquadra.Pesquizando um pouco mais achei em um site ALEMAO a numeração dele como sendo de um CALIBRA,porem novamente não se enquandra com os Calibras importados para o Brasil.
Externamente o cambio e igual a um F16,com excessao do suporte traseiro citado acima,agora e quem a duvida:
Se ele e um cambio do Calibra alemão,será que na pratica ele será bem longo ou bem curto?pelo que li ele pode ter a 5 marcha bem longa(oque não vejo muita vantagem)ou será que e do Vectra(mas qual ano afinal),agora não sei se eu tenho na Mao uma mosca branca de olho azul ou um baita mico dourado de boné.....por favor me ajudem nessa pesquiza.
O Numero do cambio e :90 446 607. Na parte debaixo do numero existe um menorele e :8415-08.
Abraços
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17766
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se ler todas as mensagens desse tópico, verá que a siglas F16 e 18 não se refere a relação de câmbio e sim a tecnologia aplicada para ele. O Monza, Kadett, Vectra entre outros podem usar câmbio F18, mas não tem as mesmas relações de marchas.
Depois verifico qual o código do câmbio de meu Monza GLS 96, que usa cambio F-18 e posto aqui, para usar de referência.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
casanova
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1253
Registrado em: 24 Nov 2009, 07:10
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18

Mensagem não lida por casanova »

O câmbio F16 pelo menos continua sendo confiavel, né?
Monza Classic 1989 2.0 Alcool Unico dono Completo..

Imagem

Fotos
viewtopic.php?f=33&t=11555

Imagem
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17766
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

No câmbio (tampa lateral) do meu Monza GLS 96 tem uma etiqueta com a inscrição: AA275269-3
Na carcaça perto da tampa lateral tem umas inscrições:
F18
I20852
0038
W304

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
kraudyu
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 423
Registrado em: 20 Mar 2009, 08:40
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18

Mensagem não lida por kraudyu »

Meu Kadett SL/E 91 tem câmbio F16, e pelo visto ele é um câmbio longo, já que em 5ª marcha à 120 KM/H o ponteiro do contagiros marca menos que 3000 RPM (se acelerar até 3000 RPM o velocimetro marca 130 KM/H), já quem tem Kadett/Monza com cãmbio curto falam que em 5ª marcha à 3000 RPM a velocidade é de 100 KM/H
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17766
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Meu Monza a 120Km/h em 5ª marcha fica com 3.000rpm no conta giros.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
JEF: CLASSIC SE/GLS
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 68
Registrado em: 16 Abr 2008, 22:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18

Mensagem não lida por JEF: CLASSIC SE/GLS »

Fala pessoal,

O meu GLS 2.0 E.F.I gasolina 94/94 tem a caixa F18 e o Classic SE 2.0 E.F.I álcool 92/92 tem F16, sinto quando estou dirigindo que no Classic as marchas são bem mais curtas e no GLS mais longas inclusive a quarta e quinta e quanto a maciês e precisão a F18 é melhor !!!!

Será se eu trocar a do Classic por uma F18 o rendimento dele principalmente na economia ficaria melhor por serem um pouco mais longas ??? :smt017

Um abração Jef.
Responder