DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18

Assuntos específicos relacionados à direção e câmbio.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18

Mensagem não lida por vrsilva »

Linha 95 tem cambio F18... Como o meu... a diferença dele pro F16 é bem grande, eu fiquei questão de 1 mês sem Monza, tinha um 93/94 com F16 e atualmente estou com um 94/95 com cambio F18 e quando peguei o carro pela primeira vez estranhei bastante, pois as marchas entram com maior precisão, e o escalonamento do cambio mudou também para ambos os carros EFI álcool 2.0. O F18 é MUITO melhor escalonado.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Prietochan
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 23
Registrado em: 07 Jun 2013, 21:39
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18

Mensagem não lida por Prietochan »

vrsilva escreveu:Linha 95 tem cambio F18... Como o meu... a diferença dele pro F16 é bem grande, eu fiquei questão de 1 mês sem Monza, tinha um 93/94 com F16 e atualmente estou com um 94/95 com cambio F18 e quando peguei o carro pela primeira vez estranhei bastante, pois as marchas entram com maior precisão, e o escalonamento do cambio mudou também para ambos os carros EFI álcool 2.0. O F18 é MUITO melhor escalonado.
Então o meu é um GLS 94/94 e tem cambio F18, esse cambio também as marchas são muito longas, comparado com o F16, mas a quinta do F18 não tem respostas rápidas como o F18 do Kadett GSI tem. Que é mais curto e tem uma resposta mais rápida
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18

Mensagem não lida por vrsilva »

Prietochan a minha percepção é justamente o contrário, a F16 que tem o cambio super longo a quinta tanto é que, nas rodovias eu tinha que constantemente reduzir de quinta pra quarta pra embalar nas subidas ou ultrapassagens pois o motor não tinha força, com o meu atual F18 não preciso fazer isso, pois o motor à 120km/h está com a rotação no pico do torque em 3300rpm, ou seja está alí cheio pronto pra acelerar, e andando à 100km/h ele fica em 3000rpm, pouca coisa abaixo.

A primeira e segunda do F18 também tem diferença, pucham bem mais que o F16, é até um pouco cavalo quando se engata a segunda, se não soltar o pé com calma e suavidade o carro da um "pulo".
A primeira vez que peguei o meu Bartok com esse f18 estranhei muito, parecia um carro mais forte com mais disposição, e olha que o meu antigo vivaldi com f16 tinha motor com bastante saúde.
A terceira e a quarta marcha não notei muita diferença não.

Tanto o meu antigo vivaldi com f16 quanto o meu atual bartok com f18 tinham cambio longo, pois ambos são EFI 2.0 álcool, ou seja, cambio WR.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17761
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Muito cuidado com relação as nomenclaturas. O nome tem a ver com a tecnologia empregada e não com escalonamentos e relações.
Vale lembrar que o Monza 94 que já é F-18 tem relações de marchas diferentes do 95 e 96 (comparem nos manuais). O Kadett tem os mesmo F-16 e F-18 e com relações totalmente diferente do Monza.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18

Mensagem não lida por vrsilva »

Carlos A. Freire escreveu:Muito cuidado com relação as nomenclaturas. O nome tem a ver com a tecnologia empregada e não com escalonamentos e relações.
Vale lembrar que o Monza 94 que já é F-18 tem relações de marchas diferentes do 95 e 96 (comparem nos manuais). O Kadett tem os mesmo F-16 e F-18 e com relações totalmente diferente do Monza.

Abs,

Carlos Freire
Realmente Carlos, pode ser isso mesmo, e realmente a questão de ser F16 ou F18 é isso mesmo que tu falou, e o F16 que tive era 93/94, tenho certeza pois já olhei no cambio quando ainda tinha ele, e o meu atual é 94/95 com F18. Ambos álcool e marcava no cambio WR.
Eu só comentei com relação às minhas percepções quando peguei meu atual carro... Pois estava acostumado a "puxada" do meu antigo, e o atual puxa com mais firmeza... se é que me entende...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17761
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O que posso dizer é que o 96 é muito bom de andar. Tem força e é de certa forma econômico sem comparar com 1.0, rs!.
Posso afirmar com toda certeza, que embora meu Monza GLS seja 2.0 gasolina, onde descreve 110cv no manual, não deve nada para os modelos 2.0 álcool de 94/94 para baixo (não andei no 95 álcool), onde descreve 116cv.
É difícil até dizer, mas só andou em um Monza 96 para descrever, principalmente em rodovias. O escalonamento das marchas ficaram muito bom para esse motor.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18

Mensagem não lida por vrsilva »

Carlos posso dizer o mesmo do meu 94/95 álcool pra rodovias comparando com o antigo 93/94, como falei, o antigo tinha que reduzir sempre pra quarta em ultrapassagens, e se pegasse uma subidinha leve o motor não dava conta de manter o giro à 100km/h, à 120 até mantia, mas se precisasse fazer uma ultrapassagem nessa condição não dava...

O meu atual 94/95 é muito diferente, ele anda com muito folego na rodovia, se for reduzir pra quarta é pra pegar mais de 150km/h, porque se não não precisa...

Meu pai Carlos teve dois Monzas gls 94, um gls 95 e um gls 96, e ele falou a mesma coisa, os 94 não andavam igual os 95 e 96, com excessão do 96 todos eram álcool. Então é isso que tu falou 95 e 96 é diferente dos demais, sendo álcool ou gasolina. E o 96 tem ainda o bloco diferente dos demais...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17761
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Vinicius é essa mesmo a sensação em rodovias.

Nos anteriores, em 5ª em subida perdia muito rendimento e se caísse para 100km/h a 5ª não mantinha e tinha que puxar a 4ª. No mesmo local o 96 mantem em 5ª ou suporta mais, caindo mais devagar a velocidade.

De modo geral é muito gostoso andar com esse carro, tanto na cidade como em rodovias. Sempre responde bem.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder