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Motor Flexpower, adeus: vem aí o 2.0 Econo.Flex

Enviado: 29 Jul 2008, 23:44
por Bernardo Gaetani
Motor Flexpower, adeus: vem aí o 2.0 Econo.Flex

Do Blogauto

Demorou, mas tudo indica que o motor 2.0 Flexpower da GM não passará de 2008. O criticado propulsor, frequentemente chamado pelos seus detratores de motor do Monza, dará lugar até o final do ano a uma nova versão retrabalhada.

Claro, ainda é o mesmo bloco, porém, com projeto repensado seguindo a linha do que foi feito com os motores da “família 1?, que vão do 1.0 ao 1.8. Há chance de ele ser chamado de 2.0 Econo.Flex, mas não é uma garantia.

Com a modificação, o 2.0 será mais econômico e bem mais potente. Segundo nossos informantes, a potência pode chegar a 150 cv contra 128 cv atuais. Isso num motor 8V com cabeçote simples.

Seria a salvação do sedã Vectra, que tem muitos fãs, mas não consegue se livrar da fama de gastão. De quebra, o motor equipará a Zafira e o Astra enquanto eles continuarem em linha.
Comentário:

Por Bernardo Gaetani:

Uha! Finalmente os motores do Vectra vão evoluir. 2.0 8V 150CV, quero ver agora alguem dizer que o Vectra não têm potência. Só espero que não beba como o 2.4 16V FlexPower de mesma potência nem custe o preço do mesmo.

Sabe que pensando bem, com esse motor até o Vectra GT, vai ter coerência no nome?

PS: Já estava com saudade desses meus posts com este tipo de formatação... :mrgreen:

Re: Motor Flexpower, adeus: vem aí o 2.0 Econo.Flex

Enviado: 30 Jul 2008, 00:18
por José Leal
Boa notícia. Realmente tava difícil de acreditar que o 2.0 ficaria ainda sem mexida...

Provavelmente deve ser mais um com a taxa de compressão lá nas alturas. Graças aos sistemas de grenciamento, os problemas dessa elevada taxa vão ser amenizados.

E nada nada, são 150 pocotós. Uma potência considerável.

Re: Motor Flexpower, adeus: vem aí o 2.0 Econo.Flex

Enviado: 30 Jul 2008, 00:30
por mello3
Já tá mais do que na hora mesmo da Chevrolet BR investir em motorização.

Nos states, o carro mais podre da chev deve ser o Aveo, que é 1.6L DOHC 16v com 103hp. Lá temos ainda na linha dos motores populares o ECOTEC 2.4L DOHC 16-valve, MFI com 164 hp do MALIBU e o 2.4L DOHC 16v SFI VVT ECOTEC 4 cilindros com 171 hp do MALIBU.

[]´s

Re: Motor Flexpower, adeus: vem aí o 2.0 Econo.Flex

Enviado: 30 Jul 2008, 00:58
por Bernardo Gaetani
mello3 escreveu:Já tá mais do que na hora mesmo da Chevrolet BR investir em motorização.

Nos states, o carro mais podre da chev deve ser o Aveo, que é 1.6L DOHC 16v com 103hp. Lá temos ainda na linha dos motores populares o ECOTEC 2.4L DOHC 16-valve, MFI com 164 hp do MALIBU e o 2.4L DOHC 16v SFI VVT ECOTEC 4 cilindros com 171 hp do MALIBU.

[]´s
A comparação com o Aveo não foi feliz, já que no Brasil temos um motor parente do Aveo, da mesma família I, menor e de potência similar, o 1.4 8V do Corsa de 105cv. Já a do 2.4 foi bem feliz, é uma vergonha o nosso 2.4. Até o 2.0 16V do Vectra GSi a quase 15 anos era melhor, com 150cv a gasolina.

De qualquer jeito ... mesmo é o motor dos primos (Chevrolet Astra Mexicano/Saturn Astra Americano/Opel Astra Europeu/Vauxhall Astra Inglês) do nosso Vectra que contam com um ECOTEC 1.8 16V de 140hp.

PS: CV e HP não são a mesma coisa, são medidas diferentes. 1CV = 0,9863HP.

Re: Motor Flexpower, adeus: vem aí o 2.0 Econo.Flex

Enviado: 30 Jul 2008, 01:41
por mello3
Bernardo Gaetani escreveu:A comparação com o Aveo não foi feliz, já que no Brasil temos um motor parente do Aveo, da mesma família I, menor e de potência similar, o 1.4 8V do Corsa de 105cv...
Eu estava comparando mentalmente com o 1.0 MPFI de 60cv que é a menor motorização daqui... 60 pra 103 tem muita diferença.

Quanto a diferença na unidade de medida, não a considero significativa.

[]´s

Re: Motor Flexpower, adeus: vem aí o 2.0 Econo.Flex

Enviado: 30 Jul 2008, 01:59
por Bernardo Gaetani
mello3 escreveu:
Bernardo Gaetani escreveu:A comparação com o Aveo não foi feliz, já que no Brasil temos um motor parente do Aveo, da mesma família I, menor e de potência similar, o 1.4 8V do Corsa de 105cv...
Eu estava comparando mentalmente com o 1.0 MPFI de 60cv que é a menor motorização daqui... 60 pra 103 tem muita diferença.

Quanto a diferença na unidade de medida, não a considero significativa.

[]´s
Quer dizer, 1.0 8V 70cv, não? Bem... O 1.0 é um mal necessário no Brasil, só existe por nossa política de impostos. Se descontar a existência dele o 1.4 é o motor mais simples da GM por aqui.

Re: Motor Flexpower, adeus: vem aí o 2.0 Econo.Flex

Enviado: 30 Jul 2008, 02:05
por mello3
Bernardo Gaetani escreveu:Quer dizer, 1.0 8V 70cv, não? Bem... O 1.0 é um mal necessário no Brasil, só existe por nossa política de impostos. Se descontar a existência dele o 1.4 é o motor mais simples da GM por aqui.
Agora me confundi aqui... 60cv é o EFI?

Realmente, os impostos nos consomem de todas as formas: IPVA, IPI, ICMS, etc... E o pior de tudo é o destino: DESVIO de dinheiro público. [OFF] (me empolguei)

[]´s

Re: Motor Flexpower, adeus: vem aí o 2.0 Econo.Flex

Enviado: 30 Jul 2008, 02:40
por mello3
Fui dar uma pesquisada pra não falar besteira.

o 1.0 EFI era 50cv a 5800rpm
o 1.4 EFI era 60cv
o 1.6 8v EFI era 79cv
o 1.6 16v EFI era 109cv
o 1.0 8v MPFI era 60cv a 6000rpm
o 1.8 8v VHC era 70cv
o 1.0 8v 70cv/72cv(gas/alcool) é o VHC Flexpower

curiosidade: tem um opel corsa 1.0 12v 55cv, outro 1.5 67cv.