Olá monzeiros.
Sou o Felipe e tenho um Monza EFI 1991 a gasolina, o meu primeiro carro.
Estou pensando em desistir do Monza, pois já gastei bastante com manutenções e não ficou bom ainda.
A última coisa que preciso resolver é essa questão do carro ficar sem força.
As vezes funciona bem, e quando funciona bem é uma maravilha.
As vezes não funciona bem, o carro fica sem força, piso no acelerador ele demora para responder. As vezes tenho que subir morro de primeira marcha (quando funciona bem, subo de terceira tranquilamente).
Ele é EFI monoponto a gasolina (bico original). Eu Desconfio que seja o sensor MAP, pois já mexi em tudo no motor, está zero. Só essa parte de injeção que falta para ele andar bem.
O sensor MAP ainda é o original. Mexi no ajuste do CO e está em 1.75v
Não sei o que fazer tentei vender o carro, pois gastei muito dinheiro e não sei mais o que pode ser.
Levei para o mecânico duas vezes e nada, ele colocou uma "vedação" no filtro de ar para entrar a mistura, talvez... Achei estranho e pensei em tirar essa "vedação". Acho que uns 30% do filtro de ar está vedado com papelão e fita.
Depois disso o carro apagou comigo duas vezes, uma vez foi ao manobrar, virei o volante e ele morreu com o pé na embreagem, a outra foi na descida ele simplesmente apagou.
Espero que alguém consiga me ajudar, porquê eu sempre sonhei em ter um Monza e agora está me dando dor de cabeça e não sei o que fazer.
Queria deixar ele bom, mas ao mesmo tempo, por não saber o que fazer, estou pensando seriamente em vendê-lo.
Se alguém puder me dar uma ideia aí, desde já, obrigado!
Sou de BH.
Carro sem força e com apagões
- Carlos A. Freire
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Re: Carro sem força e com apagões
É muito complicado fazer uma avaliação desse tipo à distância e com gambiarras para tentar manter funcionando...
Quando o motor apaga, de cara temos que verificar se foi falta ou excesso de combustível, ou a falta de faísca nas velas. Após essa primeira avaliação preliminar é que se toma rumo em direção do circuito com defeito.
Na avaliação, os testes devem ser executados quando ocorre o defeito ou sintoma irregular.
Recomendo verificar a pressão, vazão e estanqueidade da linha de combustível.
Com scanner, verificar o funcionamento de todos sensores da injeção eletrônica. Atenção especial aos valores de tempo de injeção e a relação A/F.
Com base nos valores que nos passar, talvez conseguiremos fazer alguma avaliação do defeito.
Abs,
Carlos Freire
Quando o motor apaga, de cara temos que verificar se foi falta ou excesso de combustível, ou a falta de faísca nas velas. Após essa primeira avaliação preliminar é que se toma rumo em direção do circuito com defeito.
Na avaliação, os testes devem ser executados quando ocorre o defeito ou sintoma irregular.
Recomendo verificar a pressão, vazão e estanqueidade da linha de combustível.
Com scanner, verificar o funcionamento de todos sensores da injeção eletrônica. Atenção especial aos valores de tempo de injeção e a relação A/F.
Com base nos valores que nos passar, talvez conseguiremos fazer alguma avaliação do defeito.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Carro sem força e com apagões
Entendi, Carlos, obrigado pela resposta.
Eu removi a vedação que o mecânico havia colocado e troquei a mangueira do sensor MAP, ainda estou testando.
Pelo que vi o carro frio fica assim fraco, depois de andar um pouco ele fica normal.
Não teve nenhum apagão por enquanto.
Vou tentar encontrar algum lugar que tenha o scanner para ver o que está acontecendo.
Fiz o teste com o Jumper na tomada da central, deu código 12.
Desculpa qualquer coisa aí, ainda sou novo no fórum, estou lendo e aprendendo muito aqui.
Obrigado.
Eu removi a vedação que o mecânico havia colocado e troquei a mangueira do sensor MAP, ainda estou testando.
Pelo que vi o carro frio fica assim fraco, depois de andar um pouco ele fica normal.
Não teve nenhum apagão por enquanto.
Vou tentar encontrar algum lugar que tenha o scanner para ver o que está acontecendo.
Fiz o teste com o Jumper na tomada da central, deu código 12.
Desculpa qualquer coisa aí, ainda sou novo no fórum, estou lendo e aprendendo muito aqui.
Obrigado.