Carro sem força e com apagões

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
lipaodid
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Carro sem força e com apagões

Mensagem não lida por lipaodid »

Olá monzeiros.

Sou o Felipe e tenho um Monza EFI 1991 a gasolina, o meu primeiro carro.

Estou pensando em desistir do Monza, pois já gastei bastante com manutenções e não ficou bom ainda.
A última coisa que preciso resolver é essa questão do carro ficar sem força.

As vezes funciona bem, e quando funciona bem é uma maravilha.

As vezes não funciona bem, o carro fica sem força, piso no acelerador ele demora para responder. As vezes tenho que subir morro de primeira marcha (quando funciona bem, subo de terceira tranquilamente).

Ele é EFI monoponto a gasolina (bico original). Eu Desconfio que seja o sensor MAP, pois já mexi em tudo no motor, está zero. Só essa parte de injeção que falta para ele andar bem.
O sensor MAP ainda é o original. Mexi no ajuste do CO e está em 1.75v

Não sei o que fazer tentei vender o carro, pois gastei muito dinheiro e não sei mais o que pode ser.

Levei para o mecânico duas vezes e nada, ele colocou uma "vedação" no filtro de ar para entrar a mistura, talvez... Achei estranho e pensei em tirar essa "vedação". Acho que uns 30% do filtro de ar está vedado com papelão e fita.
Depois disso o carro apagou comigo duas vezes, uma vez foi ao manobrar, virei o volante e ele morreu com o pé na embreagem, a outra foi na descida ele simplesmente apagou.

Espero que alguém consiga me ajudar, porquê eu sempre sonhei em ter um Monza e agora está me dando dor de cabeça e não sei o que fazer.
Queria deixar ele bom, mas ao mesmo tempo, por não saber o que fazer, estou pensando seriamente em vendê-lo.
Se alguém puder me dar uma ideia aí, desde já, obrigado!

Sou de BH.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996

Re: Carro sem força e com apagões

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

É muito complicado fazer uma avaliação desse tipo à distância e com gambiarras para tentar manter funcionando...
Quando o motor apaga, de cara temos que verificar se foi falta ou excesso de combustível, ou a falta de faísca nas velas. Após essa primeira avaliação preliminar é que se toma rumo em direção do circuito com defeito.

Na avaliação, os testes devem ser executados quando ocorre o defeito ou sintoma irregular.
Recomendo verificar a pressão, vazão e estanqueidade da linha de combustível.
Com scanner, verificar o funcionamento de todos sensores da injeção eletrônica. Atenção especial aos valores de tempo de injeção e a relação A/F.

Com base nos valores que nos passar, talvez conseguiremos fazer alguma avaliação do defeito.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
lipaodid
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Ano: 1991

Re: Carro sem força e com apagões

Mensagem não lida por lipaodid »

Entendi, Carlos, obrigado pela resposta.

Eu removi a vedação que o mecânico havia colocado e troquei a mangueira do sensor MAP, ainda estou testando.
Pelo que vi o carro frio fica assim fraco, depois de andar um pouco ele fica normal.
Não teve nenhum apagão por enquanto.

Vou tentar encontrar algum lugar que tenha o scanner para ver o que está acontecendo.
Fiz o teste com o Jumper na tomada da central, deu código 12.

Desculpa qualquer coisa aí, ainda sou novo no fórum, estou lendo e aprendendo muito aqui.

Obrigado.
Responder