Kadett MPFI com marcha lenta baixa/oscilante

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
Igor_Souza
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Kadett MPFI com marcha lenta baixa/oscilante

Mensagem não lida por Igor_Souza »

Boa tarde, espero que estejam bem!
Sei que o fórum é sobre Monza, mas como estou sem muitas ideias e a mecânica é consideravelmente similar, resolvi tentar a sorte.

Tenho um Kadett GLS 2.0 MPFI 1998, porém estou com um problema bem chatinho. A marcha lenta do meu carro está bem baixa.
Quando ligo o carro pela manhã, o giro fica em torno de 1000rpm, mas em questão de alguns segundos o giro começa a cair até chegar aos seus 500/600, ele fica dessa maneira mesmo após quente. Quando na lenta é possível perceber umas pequenas engasgadas saindo do escape, como se fosse um tropeço. Ao utilizar o controle do ar condicionado é possível perceber que caso eu ligue o ar frio (a terceira posição do controle) ou o ar no parabrisa o giro aumenta aos 700/800, qualquer outra opção como o ar condicionado no máximo ou até mesmo a ventilação não causam efeito positivo algum.

Uma coisa que notei é que quanto o controle do ar esta no 0 (desligado) há um pequeno assovio no painel do lado do passageiro, esse som fica bem mais alto caso eu estique muito o carro ou caso o dia fique mais quente. A luz da injeção não está acendendo.

Algumas coisas que fiz para tentar sanar:
- Troca do atuador da marcha lenta
- Limpeza e ajuste na borboleta do TBI
- Troca dos sensores de temperatura e válvula termostática
- Troca das velas e cabos
- Troca dos filtros de ar e cano de admissão (estava rececado e rachado)
- Testei retirar o hidrovácuo

Nenhuma dessas coisas sanou o problema, porém a troca do atuador ajudou a melhorar os tropeços que o carro andava tendo. Ainda vou trocar mais algumas peças como o filtro de combustível, porém acredito que não vá fazer alguma diferença.
Meu principal suspeito é o reservatório de vácuo considerando os sons que saem do painel, além disso, uma das portas de ar (a que admite ar dentro da cabine do carro) que utilizam vácuo do carro não abrem completamente, como se não tivesse vácuo o suficiente para abrir.

Desde já agradeço toda a ajuda e desejo uma boa tarde a todos! :ok:
Kadett GLS 2.0 M.P.F.I 1998 :D
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tyo
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Re: Kadett MPFI com marcha lenta baixa/oscilante

Mensagem não lida por tyo »

Verifica como está o ponto da correia dentada. O comando atrasado deixa o carro com o vácuo baixo. Verifica também o sensor de posição da borboleta.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Igor_Souza
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Re: Kadett MPFI com marcha lenta baixa/oscilante

Mensagem não lida por Igor_Souza »

tyo escreveu: 21 Nov 2024, 08:40 Verifica como está o ponto da correia dentada. O comando atrasado deixa o carro com o vácuo baixo. Verifica também o sensor de posição da borboleta.
Agradeço a dica.
Chequei o ponto da correia e o sensor de posição, ambos estão funcionando de forma correta.
Percebi que após trocar o filtro de combustível a lenta ficou oscilante novamente, porém em um giro mais alto, poderia o problema ser alguma parte do sistema de combustível?
Se sim, alguma sugestão por onde começar a procurar?

Uma coisa relacionada que percebi é que a bomba de combustível aparentemente não injeta gasolina apenas ao virar a chave para posição 2, ao menos não consigo ouvir isso acontecendo. Esse é um comportamento comum do veículo ou seria bom checar?
Kadett GLS 2.0 M.P.F.I 1998 :D
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tyo
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Re: Kadett MPFI com marcha lenta baixa/oscilante

Mensagem não lida por tyo »

Igor_Souza escreveu: 25 Nov 2024, 17:40
tyo escreveu: 21 Nov 2024, 08:40 Verifica como está o ponto da correia dentada. O comando atrasado deixa o carro com o vácuo baixo. Verifica também o sensor de posição da borboleta.
Agradeço a dica.
Chequei o ponto da correia e o sensor de posição, ambos estão funcionando de forma correta.
Percebi que após trocar o filtro de combustível a lenta ficou oscilante novamente, porém em um giro mais alto, poderia o problema ser alguma parte do sistema de combustível?
Se sim, alguma sugestão por onde começar a procurar?

Uma coisa relacionada que percebi é que a bomba de combustível aparentemente não injeta gasolina apenas ao virar a chave para posição 2, ao menos não consigo ouvir isso acontecendo. Esse é um comportamento comum do veículo ou seria bom checar?
Eu não conheço muito bem essa injeção para te falar se a bomba liga sem dar a partida. Verifica se o regulador de pressão não está com o diafragma furado, se estiver vai vazar gasolina pela mangueira de vácuo que vai nele ai fica tudo atrapalhado mesmo. O regulador fica na flauta dos bicos.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
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Re: Kadett MPFI com marcha lenta baixa/oscilante

Mensagem não lida por Igor_Souza »

tyo escreveu: 29 Nov 2024, 07:32
Igor_Souza escreveu: 25 Nov 2024, 17:40
tyo escreveu: 21 Nov 2024, 08:40 Verifica como está o ponto da correia dentada. O comando atrasado deixa o carro com o vácuo baixo. Verifica também o sensor de posição da borboleta.
Agradeço a dica.
Chequei o ponto da correia e o sensor de posição, ambos estão funcionando de forma correta.
Percebi que após trocar o filtro de combustível a lenta ficou oscilante novamente, porém em um giro mais alto, poderia o problema ser alguma parte do sistema de combustível?
Se sim, alguma sugestão por onde começar a procurar?

Uma coisa relacionada que percebi é que a bomba de combustível aparentemente não injeta gasolina apenas ao virar a chave para posição 2, ao menos não consigo ouvir isso acontecendo. Esse é um comportamento comum do veículo ou seria bom checar?
Eu não conheço muito bem essa injeção para te falar se a bomba liga sem dar a partida. Verifica se o regulador de pressão não está com o diafragma furado, se estiver vai vazar gasolina pela mangueira de vácuo que vai nele ai fica tudo atrapalhado mesmo. O regulador fica na flauta dos bicos.
Testei o regulador de pressão com uma seringa como mostram alguns vídeos, a seringa sequer chega a voltar, creio que possa ser essa peça, vou fazer a troca assim que possível, desde já agradeço imensamente a ajuda 😉👍
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Re: Kadett MPFI com marcha lenta baixa/oscilante

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Igor_Souza escreveu: 11 Dez 2024, 19:52
tyo escreveu: 29 Nov 2024, 07:32
Eu não conheço muito bem essa injeção para te falar se a bomba liga sem dar a partida. Verifica se o regulador de pressão não está com o diafragma furado, se estiver vai vazar gasolina pela mangueira de vácuo que vai nele ai fica tudo atrapalhado mesmo. O regulador fica na flauta dos bicos.
Testei o regulador de pressão com uma seringa como mostram alguns vídeos, a seringa sequer chega a voltar, creio que possa ser essa peça, vou fazer a troca assim que possível, desde já agradeço imensamente a ajuda 😉👍
Troquei o regulador de pressão há alguns dias, o carro está bem melhor, não treme mais na aceleração, o ronco pelo escape está mais regular e a partida quente está mais fácil.

A lenta está bem melhor também, mais estável durante as trocas de marcha, porém ainda assim não está perfeita, ela chega a variar de vez em quando, não sei se isso se dá por um ponteiro que está bobo, porém tenho a impressão de que o giro oscila um pouco ao passar em lombadas no neutro.

As vezes em um farol ou parada ela continua a uns ~750rpm. Raramente em trocas de marcha o giro cai tanto que a ECU tenta compensar e sobe bastante o giro de forma repentina, para uns ~1300rpm.

Creio que o carro estava com um amontoado de problemas, cada um piorando um pouco os sintomas, porém aos poucos está voltando ao funcionamento regular.

Alguém teria alguma outra sugestão do que ver?
Agradeço desde já a atenção. :ok:
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Re: Kadett MPFI com marcha lenta baixa/oscilante

Mensagem não lida por tyo »

Igor_Souza escreveu: 16 Dez 2024, 22:33
Igor_Souza escreveu: 11 Dez 2024, 19:52
tyo escreveu: 29 Nov 2024, 07:32
Eu não conheço muito bem essa injeção para te falar se a bomba liga sem dar a partida. Verifica se o regulador de pressão não está com o diafragma furado, se estiver vai vazar gasolina pela mangueira de vácuo que vai nele ai fica tudo atrapalhado mesmo. O regulador fica na flauta dos bicos.
Testei o regulador de pressão com uma seringa como mostram alguns vídeos, a seringa sequer chega a voltar, creio que possa ser essa peça, vou fazer a troca assim que possível, desde já agradeço imensamente a ajuda 😉👍
Troquei o regulador de pressão há alguns dias, o carro está bem melhor, não treme mais na aceleração, o ronco pelo escape está mais regular e a partida quente está mais fácil.

A lenta está bem melhor também, mais estável durante as trocas de marcha, porém ainda assim não está perfeita, ela chega a variar de vez em quando, não sei se isso se dá por um ponteiro que está bobo, porém tenho a impressão de que o giro oscila um pouco ao passar em lombadas no neutro.

As vezes em um farol ou parada ela continua a uns ~750rpm. Raramente em trocas de marcha o giro cai tanto que a ECU tenta compensar e sobe bastante o giro de forma repentina, para uns ~1300rpm.

Creio que o carro estava com um amontoado de problemas, cada um piorando um pouco os sintomas, porém aos poucos está voltando ao funcionamento regular.

Alguém teria alguma outra sugestão do que ver?
Agradeço desde já a atenção. :ok:
Que bom que melhorou seu problema. Verifica o sensor de rotação se está bem limpo. As vezes pode ter criado borra de óleo nele com o tempo. Verifica também se a sonda lambda está oscilando corretamente. O bom é ver com um scanner, mas da para medir ela com um multímetro, tem muitos vídeos no YouTube ensinando.
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