Tutorial de Adaptação do Distribuidor de Ignição com Avanço do Monza com Sistema de Indução para Sistema Hall

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max99sp
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Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Tutorial de Adaptação do Distribuidor de Ignição com Avanço do Monza com Sistema de Indução para Sistema Hall

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O objetivo é substituir o Sistema de Ignição por Indução, composto pela bobina de ignição asfáltica Bosch 9 230 087 067 e o módulo Bosch 9 230 087 006 (005, 004 e 003) de 06 pinos, visto que muitos proprietários de carros com esse sistema reclamam que a bobina para de funcionar precocemente.

Relatos atribuem a falta de qualidade ou defeito na fabricação das bobinas de ignição como sendo os causadores do problema, também porque as grandes marcas terceirizaram sua produção para outras indústrias, além de outras queixas de natureza variada.

Por outro lado, constata-se também graves falhas na instalação elétrica de alguns veículos, sendo a principal delas a falta do fio resistivo ou pré-resistor de 0,8 ohms no positivo exigido pela bobina Bosch 067, que causa o superaquecimento por alimentação do pós-chave com alta amperagem, agravado pelo fato de que o modulo Bosch 006 (005, 004 e 003) não possui corte de corrente de repouso, ou seja, não interrompe a alimentação da bobina quando o veículo está com a chave de ignição ligada mas o motor não está em funcionamento. Outros causadores de funcionamento irregular do sistema de ignição podem ser o aterramento inadequado, terminais com zinabre e fios parcialmente rompidos.

Independentemente das justificativas, este tutorial visa possibilitar a atualização para o Sistema de Ignição Hall no Monza, que é o sistema de ignição mais moderno disponível para os motores carburados, considerando que o módulo Bosch 0 227 100 142 possui corte de repouso, que a bobina asfáltica Bosch 9 220 081 097 não exige resistor e que é possível atualizar para a bobina plástica Bosch 0 986 221 027.

O "desafio" está em colocar um distribuidor de ignição com sistema hall no Monza mantendo o sistema avanço à vácuo original, preservando assim todas as características de ignição nativas do motor, solução que não é obtida com facilidade!

Recomenda-se fortemente assistir todos os vídeos das referências para obter compreensão dos fatores envolvidos na adaptação!

Mãos à obra!

A adaptação mecânica consiste basicamente em desmontar os mecanismos do sistema de indução, composto pelo Rotor do Impulsor (16), Bobina Impulsora (21), Impulsor (22) e Mesa do distribuidor do Monza, mantendo apenas a Mesa, e substituir pelo mecanismo do sistema hall, composto por Sensor Hall (20) e pela Roda Impulsora da linha Volkswagem.
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Mantendo a Mesa e a arruela inferior do sistema de indução, encaixar sobre ela apenas o avanço móvel (parte superior) do Sensor Hall com Avanço (20) (Bosch 9 231 087 552), descartando a Mesa (parte inferior) desta peça, e finalizar a montagem do conjunto encaixando a arruela superior e o anel com trava. Está montado o sensor hall para o distribuidor do Monza!
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Agora basta montar todo o distribuidor como foi desmontado, a não ser alguns detalhes devidos à adaptação, que serão destacados.

Com o sensor hall adaptado em mãos, encaixá-lo no Came do Distribuidor (23) e encaixe o anel com trava, mas não montar ainda a Roda Impulsora.

O próximo passo é montar o Came (23) (com o sensor hall já montado sobre ele) no Eixo do Rotor (24), atentando para o encaixe das Molas do Avanço à Vácuo (1).

Em seguida, encaixar o conjunto no corpo do distribuidor, cuidando do posicionamento dos 03 fios do sensor hall, que devem passar por toda a canaleta de plástico, contornando quase todo o eixo, e saindo na posição que permita o encaixe do conector no corpo do distribuidor e um pequeno movimento do avanço à vácuo, para que os fios não encostem na Roda Impulsora, que será encaixada em seguida.

Atenção também para a posição do pino de encaixe da haste da cápsula de avanço à vácuo, que fica na parte traseira do avanço do sensor hall, para que tenha acesso através da janela no corpo do distribuidor, ao montar a cápsula à vácuo.

Finalmente, encaixar a Roda Impulsora (Bosch 049 905 309) na posição correta em relação à cava do Eixo do Came (23), colocando o Pino do Rotor (17) para travá-la, e em seguida, o Anel do Distribuidor (15), encaixado-o o mais no topo possível dentro da canaleta do corpo do distribuidor para não encostar na Roda Impulsora, e parafusar a Placa do Distribuidor (14). A Roda Impulsora mede 40 mm de diâmetro externo, 14 mm de diâmetro interno (encaixe no eixo), 13 mm de altura e 04 janelas de abertura de 12 mm cada.
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No corpo do distribuidor, na abertura onde encaixava o Conector de Ligação da Bobina Impulsora do sistema de indução, que tem 14 mm, aumentar para 16 mm, abrindo 1 mm de cada lado, para encaixar a base do conector do sensor hall centralizado com o furo do parafuso de fixação. Obviamente, fazer isso antes de montar o conjunto!
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Para o sistema funcionar adequadamente é necessário que todos os mecanismos do distribuidor estejam íntegros, ou seja, limpos, lubrificados e montados adequadamente, principalmente o sistema do avanço à vácuo, que possui cápsulas de avanço de modelos diferentes e molas de tamanhos diferentes para cada distribuidor, de acordo com o ano de fabricação, o combustível e a litragem do motor. Aqui está um dos fatores determinantes para o sucesso da adaptação!

O motor 1.8 à álcool do Monza de 1987 em diante utiliza o Distribuidor de Ignição com Avanço à Vácuo modelo GM 9 465 977 9 Bosch 9 230 087 097 e Cápsula de Avanço à Vácuo GM 52 273 364 261. Não é recomendável o uso de distribuidor de marca paralela, mesmo que seja novo!

As molas do distribuidor também são diferentes entre si, nessa aplicação, uma mola é a GM 5 227 336 8, com um terminal de 9,5 mm de comprimento e outro terminal de 5 mm de comprimento, corpo 8 mm de comprimento, 22,5 mm de comprimento total, diâmetro externo de 5,2 mm e arame 0,8 mm.
A outra mola é a GM 5 227 336 7, com terminais iguais, 6,5 mm de comprimento cada, corpo 9,5 mm de comprimento, 22,5 mm de comprimento total, diâmetro externo de 6,2 mm e arame 0,8 mm.
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Após terminar a montagem do distribuidor, testar seu funcionamento mecânico girando o eixo com a mão e fazendo vácuo na cápsula de avanço para certificar que nenhum mecanismo está em atrito.

O sistema elétrico pode ser mantido com todas as peças originais da linha Volkswagen, composto pelo Módulo de Ignição Hall Bosch 0 227 100 142 de 07 pinos, Bobina de Ignição Asfáltica Bosch 9 220 081 097 e o chicote.
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Porém, como a bobina asfáltica Bosch 9 220 081 097 não é mais produzida, é possível substituí-la por uma superior, pela bobina MSD Blaster 2 (Part Number 8202), que é compatível, mais eficiente e não necessita de adaptação, apesar de ainda ser asfáltica e ter custo elevadíssimo. Visando a atualização para a bobina plástica, recomenda-se o modelo Bosch 0 986 221 027 utilizada na linha FIAT, que é compatível, a mais eficiente, resistente e acessível, apesar de exigir adaptação dos conectores de ligação. Não é recomendável a utilização da bobina Bosch F000ZS0105 do Gol Mi por ter características incompatíveis!
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Os conectores que compõem o chicote são, do módulo Bosch 142 de 07 vias, o Bosch 1 287 013 005, do sensor hall Bosch 552 de 03 vias, o Bosch 1 234 485 024 VW 052 905 327 e da bobina plástica Bosch 027 de 04 vias, o GM 13 582 063.
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A ligação dos fios do módulo é a mesma da linha VW, atentando para o detalhe de que, se atualizado para a bobina plástica, a Bosch 027 possui 04 fios, mas são os fios 01 e 02 positivo e 03 e 04 negativo, podendo ligar todos os 04 ou apenas 02 fios, o resultado será o mesmo.
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Atenção para a instalação elétrica do veículo, que também deve estar íntegra, com fio de bitola adequada, pelo menos 1,5 mm² no sistema de ignição, bem aterrada, emendas somente no que for necessário, bem soldadas e isoladas, terminais limpos e bem fixados.

No restante do sistema de ignição, manteve-se velas, cabos de vela, rotor e tampa do distribuidor, tudo original, sem pino.
Se utilizada a bobina plástica, que tem pino, adaptação apenas no cabo que vai da tampa do distribuidor até a bobina: como o cabo original é curto e não alcança da tampa até a bobina (se parafusada nos furos originais do carro), é necessário outro cabo maior, podendo ser um dos cabos de vela, mantendo o terminal sem pino de 90°, e a ponta que vai na vela, cortar e coloca um terminal com pino do sistema supressivo, sem resistência (precisa medir a resistência do terminal com pino com o multímetro para confirmar que realmente não tem resistência, pois os terminais com pino do sistema resistivo possuem resistência e não podem ser aplicados nesse sistema supressivo), que é rosqueado no cabo, e não prensado, como os do Monza. Assim, coloca-se o terminal de 90° no conector central da tampa do distribuidor e a ponta adaptada chega até a bobina plástica.
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O módulo Bosch 142 é fixado originalmente na lataria da caixa d’água dos carros da VW, local que possui boa circulação de ar para dissipação de calor. O que não acontece no Monza, pois o módulo Bosch 006 (005, 004 e 003) é posicionado no cofre do motor, em cima do para-lama, entre a bateria e a traseira do farol, lugar em que não possui bom fluxo de ar e não dissipa bem o calor, motivo pelo qual recomenda-se a fixação de um dissipador de calor de alumínio e aplicação de pasta térmica (preferencialmente a cinza, não a branca) em contato com a traseira do módulo Bosch 142, para não ocorrer superaquecimento e queima precoce da peça.
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Resultado
Esta adaptação está funcionando perfeitamente no Monza há mais de 90 dias e é muito eficiente, não apresenta falha de ignição em baixa e nem em alta rotação, não aquece excessivamente a bobina plástica e nem o módulo de ignição, observando que todo o processo foi feito com os devidos cuidados aqui citados, além do estado de conservação do carro como um todo.
A única observação é que o ajuste do ponto do motor é alcançado quando o distribuidor é movimentado quase que totalmente adiantado, como no vídeo de referência. Porém, não foi observada nenhuma anormalidade de funcionamento por esse motivo até o momento.

Deixo o tópico aberto para contribuições e questionamentos!

Compartilhem a sua experiência!

Um forte abraço para os Monzeiros!

ALTERNATIVAS DE PEÇAS
Módulo Bosch 0 227 100 142: Magneti Marelli MMI530706, Gauss GA2142.
Bobina Bosch 9 220 081 097: Gauss GC4197, Olimpic 40097.
Bobina Bosch 0 986 221 027: Magneti Marelli BI0019MM, Gauss GC4045.
Sensor Hall com Avanço Bosch 9 231 087 552: Olimpic 43552, Standard Parts 7552, YMax 061.
Cápsula de Avanço à Vácuo GM 52 273 364 261: Perftubo 261.
Conector de 07 vias Bosch 1 287 013 005: ETE5758, TC1046.
Conector de 03 vias Bosch 1 234 485 024 VW 052 905 327: ETE5015, TC1055.
Conector de 04 vias GM 13 582 063: ETE7734, TC1031.

REFERÊNCIAS (muito importante assistir todas e com muita atenção!)
Mecânica (primeiro lugar que eu vi a adaptação, daqui foi baseado esse tutorial)
https://www.youtube.com/watch?v=v9MzL4VXe7c (01:45) (04:29) (06:11)
https://www.youtube.com/watch?v=oBvIqbaDt6s (06:00)
Elétrica (canal de qualidade e de informações variadas sobre elétrica automotiva)
https://www.youtube.com/watch?v=ku71wx1kLMo
https://www.youtube.com/watch?v=qy_trbNksDk
https://www.youtube.com/watch?v=zeWHSUkmPrU
https://www.youtube.com/watch?v=Rh0qMBKAGb4
https://www.youtube.com/watch?v=50DVGRj_3EA

ADVERTÊNCIA!
Esse tutorial de adaptação tem caráter experimental, com informações coletadas na internet, escrito por um leigo, que não criou a adaptação, e que não é apto a desenvolver soluções homologadas para uso diário. Por isso, não é recomendada para veículos de uso cotidiano, pois pode apresentar funcionamento inadequado. Essa adaptação foi aplicada em um automóvel que circula apenas em ambiente privado e controlado, não circula na via pública.
Por esses motivos, faça por sua responsabilidade!
Os canais citados nas referências não têm nenhuma relação com esse tutorial!
Não represento e nem sou patrocinado por nenhuma marca ou empresa.
Monza 1.8 Alcool SLE 1989 Cinza Escuro Metalico
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