Bloco 1.8 de EFI à gasolina em Monza 2.0 carburado a álcool

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Caio_Matheus
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Re: Bloco 1.8 de EFI à gasolina em Monza 2.0 carburado a álcool

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arnaldo silva escreveu: 26 Dez 2023, 09:38 Bom dia! Pagar 1.200 num motor usado que vc não sabe como está + documentação. Se não for um bloco novo e vc não tiver intenção em vender o carro, na minha opinião, eu faria o seu motor que já está regularizado. Retificava, comprava peças de qualidade e terá motor para muito tempo.
Verdade, Arnaldo. Mas só posso gastar até 3 mil. Então talvez a retifica possa ficar bem cara, mas vamos avaliar o estrago e ver o nível de retifica que será necessária. Se não, penso em outro motor mesmo.
A ideia de aumentar para 2.0 é legal, mas vai encarecer a retífica, por conta de pistões novos, anéis, virabrequim e tudo mais. Sabem me dizer se o bloco 1.8 tem uma margem segura para aumentar para 2.0?
Digo por conta das galerias de refrigeração.
Caio_Matheus
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Re: Bloco 1.8 de EFI à gasolina em Monza 2.0 carburado a álcool

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Outra dúvida, o meu radiador furou na lateral. Estava pensando em trocar só a parte, mas o antigo dono disse que isso já tinha acontecido com ele.

Aí vem a dúvida, há dois modelos de radiador o que vai até 90 e o outro que vai de 91 à 96. O meu carro está com motor de Monza tubarão, ou seja, 91 em diante, e acredito que o radiador seja o do até 90.
Será que isso está influenciando nesse radiador não aguentar, ou será que é porquê ele não está legal mesmo?

Pensando em comprar um novo, mas não sei qual modelo escolher.
arnaldo silva
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Re: Bloco 1.8 de EFI à gasolina em Monza 2.0 carburado a álcool

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Caio_Matheus escreveu: 28 Dez 2023, 17:21 Outra duvida, o meu radiador furou na lateral, estava pensando em trocar só a parte, mas o antigo dono disse que isso já tinha acontecido com ele.

Aí vem a dúvida, há dois modelos de radiador o que vai até 90 e o outro que vai de 91 à 96. O meu carro está com motor de Monza tubarão, ou seja, 91 em diante, e acredito que o radiador seja o de até 90. Será que isso está influenciando nesse radiador não aguentar, ou será que é porquê ele não está legal mesmo?

Pensando em comprar um novo, mas não sei qual modelo escolher.
O motor não muda.... O Vectra, o Astra é etc família 2, o motor são todos iguais. Refrigeração é imprescindível, coloca um radiador novo.
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Re: Bloco 1.8 de EFI à gasolina em Monza 2.0 carburado a álcool

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Caio_Matheus escreveu: 28 Dez 2023, 17:13
arnaldo silva escreveu: 26 Dez 2023, 09:38 Bom dia! Pagar 1.200 num motor usado que vc não sabe como está + documentação. Se não for um bloco novo e vc não tiver intenção em vender o carro, na minha opinião, eu faria o seu motor que já está regularizado. Retificava, comprava peças de qualidade e terá motor para muito tempo.
Verdade, Arnaldo. Mas só posso gastar até 3 mil, então talvez a retifica possa ficar bem cara, mas vamos avaliar o estrago e ver o nível de retificá que será necessária, senão penso em outro motor mesmo. A ideia de aumentar para 2.0 é legal, mas vai encarecer a retifica, por conta de pistões novos, anéis, virabrequim e tudo mais. Sabem me dizer se o bloco 1.8 tem uma margem segura para aumentar para 2.0? Digo por conta das galerias de refrigeração.
Faz um orçamento de peças para vc ter noção. No Mercado Livre encontra virabrequim std 2.0 por até 600,00 . O Kit de pistões e anéis Metal Leve vc acha por menos de 1.000,00. Lógico que tem que colocar uma bomba de óleo nova e a bomba d'água. A retifica varia de cidade para cidade. Por ex: Aqui é na faixa de no máximo 700,00. Quanto aumentar o cilindro, não deve encarecer muito a retifica.
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Re: Bloco 1.8 de EFI à gasolina em Monza 2.0 carburado a álcool

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Caio_Matheus escreveu: 28 Dez 2023, 17:13
arnaldo silva escreveu: 26 Dez 2023, 09:38 Bom dia! Pagar 1.200 num motor usado que vc não sabe como está + documentação. Se não for um bloco novo e vc não tiver intenção em vender o carro, na minha opinião, eu faria o seu motor que já está regularizado. Retificava, comprava peças de qualidade e terá motor para muito tempo.
Verdade, Arnaldo. Mas só posso gastar até 3 mil, então talvez a retifica possa ficar bem cara, mas vamos avaliar o estrago e ver o nível de retificá que será necessária, senão penso em outro motor mesmo. A ideia de aumentar para 2.0 é legal, mas vai encarecer a retifica, por conta de pistões novos, anéis, virabrequim e tudo mais. Sabem me dizer se o bloco 1.8 tem uma margem segura para aumentar para 2.0? Digo por conta das galerias de refrigeração.
O bloco aguenta sim ser aberto para 2.0.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
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Re: Bloco 1.8 de EFI à gasolina em Monza 2.0 carburado a álcool

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arnaldo silva escreveu: 27 Dez 2023, 08:57
tyo escreveu: 26 Dez 2023, 13:15
arnaldo silva escreveu: 26 Dez 2023, 09:41 Se o cilindro estiver como 1.8, retificando, dá para ficar stander 2.0. Apenas terá a numeração do bloco como 1.8.
Ai teria que trocar o virabrequim também, pois o curso também é diferente, não só o tamanho do cilindro. Mas concordo com você entre um bloco usado é melhor retificar o que já está cadastrado no carro e saber que vai estar ok.
Verdade... tem o virabrequim e até ele tem uma numeração adequada, correto? Ainda assim, se fosse meu, preferiria retificar.
Se o virabrequim do carro dele estiver bom, é algo que não é difícil vender.
Sim, cada virabrequim tem seu número adequado, o 1.8 é um número e o 2.0 é outro.
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Re: Bloco 1.8 de EFI à gasolina em Monza 2.0 carburado a álcool

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Caio_Matheus escreveu: 28 Dez 2023, 17:21 Outra dúvida, o meu radiador furou na lateral. Estava pensando em trocar só a parte, mas o antigo dono disse que isso já tinha acontecido com ele.

Aí vem a dúvida, há dois modelos de radiador o que vai até 90 e o outro que vai de 91 à 96. O meu carro está com motor de Monza tubarão, ou seja, 91 em diante, e acredito que o radiador seja o do até 90.
Será que isso está influenciando nesse radiador não aguentar, ou será que é porquê ele não está legal mesmo?

Pensando em comprar um novo, mas não sei qual modelo escolher.
Os radiadores dos modelos até 90 são diferentes dos modelos de 91 a 96. Fora isso, ainda há diferença entre os modelos com é sem ar condicionado.
Ultimamente, algumas empresas que fabricam radiadores estão unificando as aplicações. O que para mim é ruim.
Originalmente, até 90 usa o radiador do tipo aletado, e de 91 a 96, do tipo brasado, sem contar as dimensões da colmeia, por conta de ter ou não ar condicionado.
Esquecendo isso, qualquer radiador do caixote, tem a saída para o reservatório de expansão do lado esquerdo. No tubarão, todos são do lado direito.
É bem verdade que encontrar um radiador do tipo brasado para o Monza de 91 a 96, com ou sem ar condicionado é muito difícil. Aí temos que cair nas mãos dos aletados da Viscondi, Valeo ou outra marca menos conhecida. Mas por experiência, nenhum desses aletados tem a mesma troca de calor ou desempenho dos radiadores do tipo brasado originais.
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Re: Bloco 1.8 de EFI à gasolina em Monza 2.0 carburado a álcool

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arnaldo silva escreveu: 28 Dez 2023, 18:15
Caio_Matheus escreveu: 28 Dez 2023, 17:13
arnaldo silva escreveu: 26 Dez 2023, 09:38 Bom dia! Pagar 1.200 num motor usado que vc não sabe como está + documentação. Se não for um bloco novo e vc não tiver intenção em vender o carro, na minha opinião, eu faria o seu motor que já está regularizado. Retificava, comprava peças de qualidade e terá motor para muito tempo.
Verdade, Arnaldo. Mas só posso gastar até 3 mil, então talvez a retifica possa ficar bem cara, mas vamos avaliar o estrago e ver o nível de retificá que será necessária, senão penso em outro motor mesmo. A ideia de aumentar para 2.0 é legal, mas vai encarecer a retifica, por conta de pistões novos, anéis, virabrequim e tudo mais. Sabem me dizer se o bloco 1.8 tem uma margem segura para aumentar para 2.0? Digo por conta das galerias de refrigeração.
Faz um orçamento de peças para vc ter noção. No Mercado Livre encontra virabrequim std 2.0 por até 600,00 . O Kit de pistões e anéis Metal Leve vc acha por menos de 1.000,00. Lógico que tem que colocar uma bomba de óleo nova e a bomba d'água. A retifica varia de cidade para cidade. Por ex: Aqui é na faixa de no máximo 700,00. Quanto aumentar o cilindro, não deve encarecer muito a retifica.
Tentador. Essa semana vamos examinar o estrago. Pelo som parece ser só brozina, mas vamos ver danificou algo mais. Se for só bronzina, acho vale a pena troca las e manter o motor do jeito que está, até pq ele não queima óleo.

Agr se o estrago foi maior, vou estudar aumentar para 2.0.
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