Restauração do SL/E 1990

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
Panzaghor
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 21
Registrado em: 16 Set 2023, 19:13
Cidade: Diadema
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Restauração do SL/E 1990

Mensagem não lida por Panzaghor »

Boa tarde meus caros Monzeiros, há algum tempo comprei um SL/E de uma senhora muito simpática, o carro estava parado na rua e começando a apodrecer por baixo, resolvi devolver a vida para esta bela máquina.
Após realizar a transferência, um belo dia, desencaixou a homocinética do câmbio e ao analisar constatamos que isso se devia ao fato da longarina estar podre, isso fez com que ela se movimentasse um pouco para a esquerda.
Planejava iniciar a restauração em janeiro, mas resolvi parar com os ajustes mecânicos e já começar isso agora, vou postar a forma como o carro se encontra e aos poucos vou atualizando as melhorias que serão executadas nele, logo menos vai estar como novo.
20231118_100150.jpg
20231118_100134.jpg
20231118_100058.jpg
20231118_100047.jpg
20231118_100010.jpg
20231118_095957.jpg
20231118_095918.jpg
20231118_095849.jpg
20231118_095821.jpg
20231118_095741.jpg
Já estou com um Brosol 2E7 novo e uma bomba da Brosol novinha. Pedi para fazerem todas as mangueiras e troquei parte do sistema de arrefecimento, o carro possui o conjunto de rodas de liga leve originais e tem a interna bem completa. Agora só me falta um conjunto de pneus 185/70R13 :lol:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Panzaghor
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 21
Registrado em: 16 Set 2023, 19:13
Cidade: Diadema
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Restauração do SL/E 1990

Mensagem não lida por Panzaghor »

Faltaram algumas imagens.
20231118_100356.jpg
20231118_100548.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
arnaldo silva
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 382
Registrado em: 06 Abr 2012, 20:59
Cidade: Atibaia
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Restauração do SL/E 1990

Mensagem não lida por arnaldo silva »

Bastante trabalho... Evita soldar com maçarico, dê preferência para solda Tig ou Mig.
Classic se 2.0 prata automático; MPFI com injeção programável; etanol; freio a disco traseiro e rodas 16, painel digital.
Panzaghor
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 21
Registrado em: 16 Set 2023, 19:13
Cidade: Diadema
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Restauração do SL/E 1990

Mensagem não lida por Panzaghor »

Vai ser uma bela de uma aventura, vou fazer com calma e optar pelo melhor, não sou do tipo que faz duas vezes o mesmo serviço. Vou ver direitinho com o funileiro qual tipo de solda ele pretende utilizar, o serviço dele é bom e trabalha com calma, confio que o resultado será do meu agrado.
Avatar do usuário
Ramon Vargas
Mensagens: 4
Registrado em: 21 Nov 2023, 15:27
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Restauração do SL/E 1990

Mensagem não lida por Ramon Vargas »

Boa tarde, Panzaghor. Tudo ótimo?

Eita. Bela empreitada essa, hein!?

Também possuo um Monza "Caixote". Vou acompanhar seu post, pois, além de ser meu modelo favorito, é sempre bom acompanhar os projetos dos colegas.

No que precisar de ajuda, só postar aí que se eu souber e puder ajudar, eu respondo.

Abraço! :ok:
SE 2.0 1990 - Vermelho Rodes - A era dos carburados :cachaca:
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3531
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Restauração do SL/E 1990

Mensagem não lida por tyo »

Rapaz a empreitada está grande, hein? Eu particularmente acho que não vale a pena salvar esse carro, a não ser que tenha um valor sentimental envolvido. De outra forma infelizmente esse Monza morreu, pois para ficar "bom" (100% nunca fica) vai gastar horrores e Monza ainda é um carro facil de achar.
Boa sorte ai amigo.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Savio Almeida
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 301
Registrado em: 13 Set 2013, 23:19
Cidade: Jacarei
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Restauração do SL/E 1990

Mensagem não lida por Savio Almeida »

Grande empreitada. Boa sorte.

Quanto à sugestão do processo de solda, o colega tem razão. O motivo é que o Monza já foi fabricado com chapas de aço com liga de Nióbio, que confere uma resistência mecânica extra e alguma melhoria quanto à oxidação. Por isso que os carros a partir dos anos 1980 apresentam chapas bem mais finas na lataria que torna o veículo mais leve.
Solda de acetileno produz excesso de calor em uma área extensa e isso destrói as melhores propriedades da liga aço-nióbio. MIG ou TIG são processos caros, mas muito aconselháveis para liga aço-nióbio, principalmente nos lugares com responsabilidade estrutura, como é seu caso. Em outros pontos da carroceria sem função estrutural solda comum e remendos de aço preto são aceitáveis.

Abraços.
Monza 2.0 SL/E álcool 4P 1993 Vermelho Maiorca, AC, DH, VE, TE, RE
Panzaghor
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 21
Registrado em: 16 Set 2023, 19:13
Cidade: Diadema
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Restauração do SL/E 1990

Mensagem não lida por Panzaghor »

Ramon Vargas escreveu: 22 Nov 2023, 13:27 Boa tarde, Panzaghor. Tudo ótimo?

Eita. Bela empreitada essa, hein!?

Também possuo um Monza "Caixote". Vou acompanhar seu post, pois, além de ser meu modelo favorito, é sempre bom acompanhar os projetos dos colegas.

No que precisar de ajuda, só postar aí que se eu souber e puder ajudar, eu respondo.

Abraço! :ok:
Estou ótimo graças a Deus, e você?
Vai ser uma bela de uma empreitada e eu vou aproveitar cada etapa dela, é muito fácil comprar pronto e as vezes montar demora, felizmente eu disponho de meios para agilizar o processo e logo menos ele já deve estar pronto, pode deixar que eu já tenho muitas duvidas e vou traze-las a tona quando forem pertinentes, muitas delas eu creio que serão sanadas pelo processo em si.
tyo escreveu: 22 Nov 2023, 19:48 Rapaz a empreitada está grande, hein? Eu particularmente acho que não vale a pena salvar esse carro, a não ser que tenha um valor sentimental envolvido. De outra forma infelizmente esse Monza morreu, pois para ficar "bom" (100% nunca fica) vai gastar horrores e Monza ainda é um carro facil de achar.
Boa sorte ai amigo.


Para mim é mais uma questão de impedir que algo útil seja sucateado á toa, vejo muito potencial nele e sei que vai gastar um pouco, mesmo assim gostaria de retorna-lo a seu devido esplendor. Existem sim muitos Monza no mercado, mas assim como qualquer outro bem, se forem sucateados em excesso logo menos somem. Para mim o Monza é tão bom quanto qualquer carro que o mercado tenha a oferecer atualmente e por isso o escolhi como primeiro carro. Tenho uma reunião marcada com um ótimo funileiro de clássicos amanhã, quando conveniente eu atualizo os senhores por aqui.
Savio Almeida escreveu: 23 Nov 2023, 17:34 Grande empreitada. Boa sorte.

Quanto à sugestão do processo de solda, o colega tem razão. O motivo é que o Monza já foi fabricado com chapas de aço com liga de Nióbio, que confere uma resistência mecânica extra e alguma melhoria quanto à oxidação. Por isso que os carros a partir dos anos 1980 apresentam chapas bem mais finas na lataria que torna o veículo mais leve.
Solda de acetileno produz excesso de calor em uma área extensa e isso destrói as melhores propriedades da liga aço-nióbio. MIG ou TIG são processos caros, mas muito aconselháveis para liga aço-nióbio, principalmente nos lugares com responsabilidade estrutura, como é seu caso. Em outros pontos da carroceria sem função estrutural solda comum e remendos de aço preto são aceitáveis.

Abraços.
Vou aproveitar a reunião de amanhã para tratar deste assunto, vi alguns trabalhos do mesmo e ele demonstrou proficiência tanto em clássicos quanto em importados, pois havia um 240SX e um Comodoro em sua oficina quando visitei, diga-se de passagem o Comodoro chegou a um ponto de nem ter mais porta-malas de tanta oxidação, já estava em bom estado quando o vi, mas não reparei tanto quanto deveria na solda, se eu optar por enviar o carro mês que vem eu farei questão se visitá-lo semanalmente.

Um grande abraço para os senhores e um ótimo fim de semana. Depois de tanto sol é bom um pouco de frio para podermos repousar, e, no meu caso, brincar um pouco na garagem sem transpirar excessivamente.
Responder