PONTO DISTRIBUIDOR APÓS PLAINA DE CABEÇOTE

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Lucasmonzeiro18
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 39
Registrado em: 18 Jul 2023, 18:35
Cidade: São Joaquim de Bicas
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1984
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

PONTO DISTRIBUIDOR APÓS PLAINA DE CABEÇOTE

Mensagem não lida por Lucasmonzeiro18 »

Bom dia amigos.
Estou com uma dúvida. Após a troca da junta e a plaina, o meu Monza não fica mais na mesma marcação do distribuidor de ignição, inclusive com uma marcação bem nítida após esse passe no cabeçote o distribuidor só dá funcionamento adequado no carro tido girado sentido radiador, e eu sinto que ele está um pouco mais fraco do que antes. Tive que mandar fazer esse serviço, pois estava baixando muita água, o mecânico disse que é normal o ponto do distribuidor não ser o mesmo após esse tipo de serviço, é isso mesmo?
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3531
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: PONTO DISTRIBUIDOR APÓS PLAINA DE CABEÇOTE

Mensagem não lida por tyo »

Lucasmonzeiro18 escreveu: 10 Ago 2023, 04:41 Bom dia amigos.
Estou com uma dúvida. Após a troca da junta e a plaina, o meu Monza não fica mais na mesma marcação do distribuidor de ignição, inclusive com uma marcação bem nítida após esse passe no cabeçote o distribuidor só dá funcionamento adequado no carro tido girado sentido radiador, e eu sinto que ele está um pouco mais fraco do que antes. Tive que mandar fazer esse serviço, pois estava baixando muita água, o mecânico disse que é normal o ponto do distribuidor não ser o mesmo após esse tipo de serviço, é isso mesmo?
Provavelmente o mecânico errou o ponto da correia dentada. Não é normal como ele falou não.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4217
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: PONTO DISTRIBUIDOR APÓS PLAINA DE CABEÇOTE

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Estou com uma dúvida. Após a troca da junta e a plaina, o meu Monza não fica mais na mesma marcação do distribuidor de ignição, inclusive com uma marcação bem nítida após esse passe no cabeçote o distribuidor só dá funcionamento adequado no carro tido girado sentido radiador, e eu sinto que ele está um pouco mais fraco do que antes. Tive que mandar fazer esse serviço, pois estava baixando muita água, o mecânico disse que é normal o ponto do distribuidor não ser o mesmo após esse tipo de serviço, é isso mesmo?
Lucas

Quando se dá um passe no cabeçote, a compressão do motor aumenta um pouco, pois a câmara de compressão fica menor.
Mas isso não mexe no PMA (ponto morto alto ou superior do pistão).
Então, pode ser necessário atrasar um tiquinho o ponto de ignição. Mas só se com a ignição no ponto correto ocorrer batida de pino (grilagem). Coisa comum em motores à gasolina, mas o seu não é.
Como disse o Tyo, é bom verificar se o ponto da correia dentada está correto, primeiramente. Se estiver, colocar o motor no ponto original e ver se ele não funciona adequadamente. Se houver só grilo ao acelerar, atrasar um pouco o ponto. Se o motor estiver falhando ou amarrado, há alguma outra coisa errada aí.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Lucasmonzeiro18
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 39
Registrado em: 18 Jul 2023, 18:35
Cidade: São Joaquim de Bicas
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1984
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: PONTO DISTRIBUIDOR APÓS PLAINA DE CABEÇOTE

Mensagem não lida por Lucasmonzeiro18 »

Olhei ali e as marcações das polias da correia e estão coincidindo com o PMS do pistão, deve ter alguma outra coisa errada msm. Vou ter que voltar lá, não estou muito esperançoso mas vamos ver se eles resolve. No ponto de correia está nas marcações do PMS, só se eles movimentaram o carro sem a correia e tirou o sincronismo do motor né, que está estranho onde morro que ele sabia de terceira está pedindo primeira 😑😑
arnaldo silva
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 382
Registrado em: 06 Abr 2012, 20:59
Cidade: Atibaia
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: PONTO DISTRIBUIDOR APÓS PLAINA DE CABEÇOTE

Mensagem não lida por arnaldo silva »

Lucasmonzeiro18 escreveu: 11 Ago 2023, 08:08 Olhei ali e as marcações das polias da correia e estão coincidindo com o PMS do pistão, deve ter alguma outra coisa errada msm. Vou ter que voltar lá, não estou muito esperançoso mas vamos ver se eles resolve. No ponto de correia está nas marcações do PMS, só se eles movimentaram o carro sem a correia e tirou o sincronismo do motor né, que está estranho onde morro que ele sabia de terceira está pedindo primeira 😑😑
Creio que o sincronismo do motor está relacionado com os pontos corretos da correia dentada.
Classic se 2.0 prata automático; MPFI com injeção programável; etanol; freio a disco traseiro e rodas 16, painel digital.
Lucasmonzeiro18
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 39
Registrado em: 18 Jul 2023, 18:35
Cidade: São Joaquim de Bicas
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1984
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: PONTO DISTRIBUIDOR APÓS PLAINA DE CABEÇOTE

Mensagem não lida por Lucasmonzeiro18 »

Pessoal achei qual era o problema graças a sabedoria de Deus, o fio do conector do distribuidor aquele de encaixe, o mecânico montou invertido e compensou no distribuidor pra """funcionar"""😅😅
Responder