Ventoinha não arma.

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
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Carlos A. Freire
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Re: Ventoinha não arma.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

yanka_13 escreveu: 28 Out 2023, 13:34 Qual dos dois sensores o que sai do bloco do motor? Ou sensor que fica próxima a válvula termostática?
No bloco do motor do Monza EFI só tem o interruptor de pressão do óleo, e sua localização é na parte de trás, abaixo do coletor de admissão. No cabeçote, abaixo do distribuidor fica o sensor de temperatura do painel de instrumentos e, na carcaça da válvula termostática fica o sensor de temperatura CTS, do sistema de injeção eletrônica.
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tyo
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Re: Ventoinha não arma.

Mensagem não lida por tyo »

yanka_13 escreveu: 28 Out 2023, 13:34 Qual dos dois sensores o que sai do bloco do motor? Ou sensor que fica próxima a válvula termostática?
Originalmente não tem nenhum sensor de temperatura no bloco do motor do Monza. Tem um abaixo do distribuidor que fica no cabeçote e informa o painel esse que você deve verificar e outro que fica no cavalete da valvula que informa a injeção eletrônica.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
yanka_13
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Re: Ventoinha não arma.

Mensagem não lida por yanka_13 »

O que fica no cavalete eu troquei comprei um novo, mas mesmo assim na dá sinal de temperatura no painel. A barrinha nem se mexe, e a ventoinha só aciona se desplugar o sensor próxima a válvula termostática.
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Carlos A. Freire
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Re: Ventoinha não arma.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

yanka_13 escreveu: 30 Out 2023, 10:16 O que fica no cavalete eu troquei comprei um novo, mas mesmo assim na dá sinal de temperatura no painel. A barrinha nem se mexe, e a ventoinha só aciona se desplugar o sensor próxima a válvula termostática.
Como foi mencionado nesse tópico, no cavalete da válvula termostática só envia sinal a central de injeção eletrônica. Não tem nada a ver com painel de instrumentos.
Para o painel de instrumentos o sensor fica no cabeçote, abaixo do distribuidor. Ele é exclusivo do painel, não atua em outras áreas.

Quanto a ventoinha armar, tem que colocar o scanner e verificar se liga aos 101ºC e desliga aos 94ºC. Antes do 101ºC ela não arma, a não ser que tiver AC e esse estiver acionado.
Quem aciona a ventoinha do Monza EFI é a UCE (central de injeção), com base nas informações do sensor CTS do cavalete da válvula termostática. Após entrar na resistência equivalente a 101ºC, a UCE aterra o terminal do relê da ventoinha e assim envia tensão para ventoinha. Como soltou o CTS e disparou a ventoinha, entendemos que essa parte está normal. A verificar a tensão ou informação de temperatura que a UCE está recebendo.


Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Ventoinha não arma.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Como soltou o CTS e disparou a ventoinha, entendemos que essa parte está normal. A verificar a tensão ou informação de temperatura que a UCE está recebendo.
A UCE aciona a ventoinha em duas situações:
1- Quando recebe do sensor de temperatura do cavalete voltagem correspondente a 101 graus de temperatura no cavalete.
2- Quando recebe do sensor de temperatura do cavalete uma informação fora da faixa (se desconectarmos seu plugue, por exemplo)
Esse acionamento por falta de voltagem dentro da faixa normal é parte de um pacote chamado de "recovery mode".
Nesse recovery mode a UCE adota parâmetros padrão, o que permite que o motor continue funcionando de modo emergencial. Para o Monza não ficar na rua.
Então, eu sugiro uma medição de resistência do sensor do cavalete, seguindo uma tabela que acho que existe aqui no fórum. Embora seja novo, o sensor pode estar fora do padrão.

Outra hipótese, mais rara de acontecer, é a UCE não estar reconhecendo corretamente a informação do sensor do cavalete, só está reconhecendo a falta de voltagem.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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