Qual melhor modelo de "amortecedor" da mala do Kadett GSi?

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
AfonsoBucco
Mensagens: 7
Registrado em: 04 Jan 2023, 16:50
Cidade: Catanduvas
Estado: Santa Catarina-SC
Modelo: Monza Classic
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Qual melhor modelo de "amortecedor" da mala do Kadett GSi?

Mensagem não lida por AfonsoBucco »

Alguém tem experiências com diferentes modelos e marcas dos "amortecedores" braços telescópicos da mala dos Kadett?
Seria caso de ir na loja e testar, mas moro no interior, então só consigo comprar pela internet.
Problema é que segundo os anúncios aparentemente existem pelo menos 2 modelos: Um para tampa com aerofólio e limpador, outro sem.
Alguns alegam ser de gás nitrogênio, outros mola.
Tenho um Kadett GSI 93 normal, não é conversível.
Quanto aos de marca, ou não se acha para o modelo com limpador, ou são muito mais caros? Os paralelos funcionam?
Faço essa pergunta, pois a tampa do porta-malas do Kadett é realmente mais pesada do que o normal.
Gostaria de saber se o modelo só mola funciona e não é nem pelo preço. É que eu imagino que mola dura muito mais tempo do que gás. Gás para mim é certeza de que um dia vai vazar. Por outro lado, por exemplo, eu tenho uma Variant 75 com as duas tampas à mola funcionado até hoje, e o carro tem quase 50 anos! (imagino que mala do Monza também é mola)
OBS: Está com dois Cofap, aparentemente ambos sem pressão.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Qual melhor modelo de "amortecedor" da mala do Kadett GSi?

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

AfonsoBucco

Segundo o catálogo de peças da Chevrolet (CepChev), o único modelo de braço telescópico (amortecedor) da tampa traseira do Kadett GSI 1993 aplicável no seu carro é o 90191627.
Screenshot_204.jpg
Uma busca na internet mostra que o amortecedor da Nakata MG16533 atende o número de peça original GM.
Nakata e Cofap são marcas tradicionais e consagradas. Custam mais caro que a infinidade de amortecedores chineses sem marca que brotam como praga pelas lojas de autopeças brasileiras.
Sinceramente, pela diferença de preço (já encontrei amortecedor xingling pela metade do preço dos nacionais), pode até ser interessante comprar dois chineses.
Eu substituí recentemente os amortecedores do meu Uno Mille EX 99 e do meu Uno Way 2012. Comprei Nakata ou Cofap (minha memória anda péssima) para os dois carros.
O Way ficou como era, o MIlle ficou com a porta dura demais para fechar. O amortecedor tem força excessiva. E olha que comprei de acordo com o catálogo da Fiat.

Abs e boa sorte.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
AfonsoBucco
Mensagens: 7
Registrado em: 04 Jan 2023, 16:50
Cidade: Catanduvas
Estado: Santa Catarina-SC
Modelo: Monza Classic
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Qual melhor modelo de "amortecedor" da mala do Kadett GSi?

Mensagem não lida por AfonsoBucco »

FEEDBACK, obrigado pela sua resposta, Luiz Carlos.

Coloquei dois Nakata. Parecem bons. Se você abrir 2 palmos a mola levanta o resto sozinho. E na hora de fechar, se você soltar a 1 palmo ela fecha com o peso também.
IMG_20230926_174928_798.jpg
IMG_20230926_174332_233.jpg
IMG_20230926_174550_226.jpg
IMG_20230926_174505_513~2.jpg
Coloquei um dedo de graxa em todos os olhais. Mantive os pinos velhos. Do lado da tampa eles estavam mais corroídos. Imagino que juntam mais água, ou mais sujeira, por ficarem mais pra baixo quando fechado.
IMG_20230925_101038_108.jpg
IMG_20230925_101032_100.jpg
IMG_20230925_101021_543.jpg
Achei sacana a recomendação impressa na peça de não expor a temperatura maior que 80 °C. Imagino que aquela região do carro fica até mais quente do que isso parado debaixo de sol forte. Felizmente tenho o carro sempre na garagem. Espero que dure.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Responder