Cabo fusível da ventoinha. Um mistério.
Enviado: 12 Mar 2023, 19:02
Olá pessoal!
Como sabemos, Monzas mais recentes com condicionador de ar, como o meu GLS 1994, não possuem fusíveis do eletroventilador do radiador do motor na caixa de fusíveis.
Esses carros possuem um cabo fusível, aparentemente situado próximo da bateria. Mais especificamente ligado ao polo positivo.
Pois anteontem, depois de ligar o motor, que estava parado há mais de dois meses, tudo parecia normal, a temperatura do motor atingiu o meio da escala, a ventoinha entrou e logo depois eu desliguei o motor.
Meu carro colou a embreagem pela terceira vez. Acredito que as lavagens com mangueira feitas pelo zelador estão causando essas "coladas".
Tentei descolar a embreagem dando partida com uma marcha engrenada e o carro freado e calçado e pé na embreagem. Tentei duas vezes, o Monza deu dois pulos e nada. O carro está numa posição na garagem que não permite fazer o que fiz das outras duas vezes, que é dar partida com a primeira marcha engrenada e o pé na embreagem, freando de vez em quando, até descolar.
Mas, depois dessas duas últimas tentativas, senti um cheiro de queimado vindo do motor. Olhei o indicador de temperatura do motor e o ponteiro estava ligeiramente acima do meio, com a ventoinha desligada.
Abri o capô e vi que o tal cabo fusível estava derretido. Ao derreter, ele também afetou outro fio, este do rádio, que também é ligado no polo positivo da bateria.
X do problema: não encontro nenhuma informação sobre esse tal cabo fusível. Até encontrei no CepChev, depois de muita procura, o número de peça dele. Se não encontrar o tal cabo, vou ter de fazer uma gambiarra, isto é, instalar um porta fusível comum no lugar do cabo. O ruim é que ele estará sujeito a umidade e mau contato. Se bem que no meu Fiat Uno Way a caixa de fusíveis fica justamente ali perto da bateria, e nunca tive problemas.
Aguardo dicas a respeito.
Abs.
Como sabemos, Monzas mais recentes com condicionador de ar, como o meu GLS 1994, não possuem fusíveis do eletroventilador do radiador do motor na caixa de fusíveis.
Esses carros possuem um cabo fusível, aparentemente situado próximo da bateria. Mais especificamente ligado ao polo positivo.
Pois anteontem, depois de ligar o motor, que estava parado há mais de dois meses, tudo parecia normal, a temperatura do motor atingiu o meio da escala, a ventoinha entrou e logo depois eu desliguei o motor.
Meu carro colou a embreagem pela terceira vez. Acredito que as lavagens com mangueira feitas pelo zelador estão causando essas "coladas".
Tentei descolar a embreagem dando partida com uma marcha engrenada e o carro freado e calçado e pé na embreagem. Tentei duas vezes, o Monza deu dois pulos e nada. O carro está numa posição na garagem que não permite fazer o que fiz das outras duas vezes, que é dar partida com a primeira marcha engrenada e o pé na embreagem, freando de vez em quando, até descolar.
Mas, depois dessas duas últimas tentativas, senti um cheiro de queimado vindo do motor. Olhei o indicador de temperatura do motor e o ponteiro estava ligeiramente acima do meio, com a ventoinha desligada.
Abri o capô e vi que o tal cabo fusível estava derretido. Ao derreter, ele também afetou outro fio, este do rádio, que também é ligado no polo positivo da bateria.
X do problema: não encontro nenhuma informação sobre esse tal cabo fusível. Até encontrei no CepChev, depois de muita procura, o número de peça dele. Se não encontrar o tal cabo, vou ter de fazer uma gambiarra, isto é, instalar um porta fusível comum no lugar do cabo. O ruim é que ele estará sujeito a umidade e mau contato. Se bem que no meu Fiat Uno Way a caixa de fusíveis fica justamente ali perto da bateria, e nunca tive problemas.
Aguardo dicas a respeito.
Abs.