Monza SL/E dando estouro no escape

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Cleyson_012
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Monza SL/E dando estouro no escape

Mensagem não lida por Cleyson_012 »

Meu Monza SL/E, quando vou da partida nele, ele fica dando estouro no escape e não pega de jeito nenhum. Faz esse barulho no escape e não pega. Alguém me ajuda no que pode ser?
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tyo
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Re: Monza SL/E dando estouro no escape

Mensagem não lida por tyo »

Cleyson_012 escreveu: 09 Mar 2023, 20:15 Meu Monza SL/E, quando vou da partida nele, ele fica dando estouro no escape e não pega de jeito nenhum. Faz esse barulho no escape e não pega. Alguém me ajuda no que pode ser?
É sintoma de motor fora de ponto ou com cabo de vela invertido. Quando começou esse problema?
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
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bkevicz
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Re: Monza SL/E dando estouro no escape

Mensagem não lida por bkevicz »

Boa tarde.
Gostaria de aproveitar o tópico, pois estou enfrentando o mesmo problema.
Desliguei o carro normalmente no dia 09/03 e só fui ligá-lo de novo ontem, 14/03. Dei a partida, o motor de arranque funcionou normalmente, mas o motor não quis pegar de jeito nenhum. Tem gasolina, tinha bateria, mas não pegava e dava estouro no escape, igual ao descrito pelo amigo Cleyson.
Dei uma boa estudada nos excelentes tópicos que temos por aqui, desmontei a capa da correia dentada, tirei a polia dos acessórios, tirei até as velas e tudo, mas as polias parecem estar alinhadas. Fiquei sem entender o que mais poderia ser. Abaixo eu fiz um video mostrando o alinhamento:
[YouTube]https://youtube.com/shorts/KTh55u1iCkQ?feature=share[/YouTube]

Alguém poderia nos ajudar? :?
"Pois eu sei que meu Redentor vive, e por fim, se levantará sobre a terra (Jó 19.25)"
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tyo
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Re: Monza SL/E dando estouro no escape

Mensagem não lida por tyo »

bkevicz escreveu: 15 Mar 2023, 18:02 Boa tarde.
Gostaria de aproveitar o tópico, pois estou enfrentando o mesmo problema.
Desliguei o carro normalmente no dia 09/03 e só fui ligá-lo de novo ontem, 14/03. Dei a partida, o motor de arranque funcionou normalmente, mas o motor não quis pegar de jeito nenhum. Tem gasolina, tinha bateria, mas não pegava e dava estouro no escape, igual ao descrito pelo amigo Cleyson.
Dei uma boa estudada nos excelentes tópicos que temos por aqui, desmontei a capa da correia dentada, tirei a polia dos acessórios, tirei até as velas e tudo, mas as polias parecem estar alinhadas. Fiquei sem entender o que mais poderia ser. Abaixo eu fiz um video mostrando o alinhamento:
[YouTube]https://youtube.com/shorts/KTh55u1iCkQ?feature=share[/YouTube]

Alguém poderia nos ajudar? :?
Verifique se a "aranha" do distribuidor não soltou, é só tirar a tampa do distribuidor e tentar mexer ela com o dedo.
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bkevicz
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Re: Monza SL/E dando estouro no escape

Mensagem não lida por bkevicz »

tyo escreveu: 15 Mar 2023, 18:22
bkevicz escreveu: 15 Mar 2023, 18:02 Boa tarde.
Gostaria de aproveitar o tópico, pois estou enfrentando o mesmo problema.
Desliguei o carro normalmente no dia 09/03 e só fui ligá-lo de novo ontem, 14/03. Dei a partida, o motor de arranque funcionou normalmente, mas o motor não quis pegar de jeito nenhum. Tem gasolina, tinha bateria, mas não pegava e dava estouro no escape, igual ao descrito pelo amigo Cleyson.
Dei uma boa estudada nos excelentes tópicos que temos por aqui, desmontei a capa da correia dentada, tirei a polia dos acessórios, tirei até as velas e tudo, mas as polias parecem estar alinhadas. Fiquei sem entender o que mais poderia ser. Abaixo eu fiz um video mostrando o alinhamento:
[YouTube]https://youtube.com/shorts/KTh55u1iCkQ?feature=share[/YouTube]

Alguém poderia nos ajudar? :?
Verifique se a "aranha" do distribuidor não soltou, é só tirar a tampa do distribuidor e tentar mexer ela com o dedo.
Então, Tyo, eu tirei a tampa do distribuidor, passei uma lixa 400 no cachimbo, pq estava bem sujo, a tampa do distribuidor tinha umidade, que eu tirei com o limpa contato. A aranha seria aquela peça que fica por baixo do cachimbo, quase encostada no bloco, certo?
Se for ela, solta não está, ela mexe como que presa por uma mola, o que acredito ter algo a ver com o avanço a vácuo. Fiz um vídeo pra mostrar como ela está:


Eu testei a faísca que sai da bobina e das velas, está passando corrente, embora achei que na vela ela está relativamente fraca. Na saída da bobina, deixando mais ou menos 1 centímetro dos parafusos da torre da suspensão, pula uma faísca hora amarelada, hora azulada, dependendo da distância que a ponta do cabo fica em relação à massa. Pelo que li anteriormente, existe a chance de ser a bobina, certo?
Estava olhando os preços e quase caí de costas com o preço da bobina original Bosch, querem R$250,00 por uma daquela. Uma paralela marca Gauss sai R$80,00. Alguém sabe se dá para usar bobina dessa marca Gauss sem susto?
Eu cheguei a pensar em colocar a bobina do Gol MI, eu coloquei em uma Caravan 4.1 que eu tinha e deu uma melhorada no consumo e facilitou a partida (era a álcool a abençoada). Pelo menos sai por volta de R$120,00 aqui em Curitiba e me dá 40.000V de faísca, bem mais do que os 6.000V da bobina original...
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Re: Monza SL/E dando estouro no escape

Mensagem não lida por tyo »

bkevicz escreveu: 16 Mar 2023, 17:56
tyo escreveu: 15 Mar 2023, 18:22
bkevicz escreveu: 15 Mar 2023, 18:02 Boa tarde.
Gostaria de aproveitar o tópico, pois estou enfrentando o mesmo problema.
Desliguei o carro normalmente no dia 09/03 e só fui ligá-lo de novo ontem, 14/03. Dei a partida, o motor de arranque funcionou normalmente, mas o motor não quis pegar de jeito nenhum. Tem gasolina, tinha bateria, mas não pegava e dava estouro no escape, igual ao descrito pelo amigo Cleyson.
Dei uma boa estudada nos excelentes tópicos que temos por aqui, desmontei a capa da correia dentada, tirei a polia dos acessórios, tirei até as velas e tudo, mas as polias parecem estar alinhadas. Fiquei sem entender o que mais poderia ser. Abaixo eu fiz um video mostrando o alinhamento:
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Alguém poderia nos ajudar? :?
Verifique se a "aranha" do distribuidor não soltou, é só tirar a tampa do distribuidor e tentar mexer ela com o dedo.
Então, Tyo, eu tirei a tampa do distribuidor, passei uma lixa 400 no cachimbo, pq estava bem sujo, a tampa do distribuidor tinha umidade, que eu tirei com o limpa contato. A aranha seria aquela peça que fica por baixo do cachimbo, quase encostada no bloco, certo?
Se for ela, solta não está, ela mexe como que presa por uma mola, o que acredito ter algo a ver com o avanço a vácuo. Fiz um vídeo pra mostrar como ela está:


Eu testei a faísca que sai da bobina e das velas, está passando corrente, embora achei que na vela ela está relativamente fraca. Na saída da bobina, deixando mais ou menos 1 centímetro dos parafusos da torre da suspensão, pula uma faísca hora amarelada, hora azulada, dependendo da distância que a ponta do cabo fica em relação à massa. Pelo que li anteriormente, existe a chance de ser a bobina, certo?
Estava olhando os preços e quase caí de costas com o preço da bobina original Bosch, querem R$250,00 por uma daquela. Uma paralela marca Gauss sai R$80,00. Alguém sabe se dá para usar bobina dessa marca Gauss sem susto?
Eu cheguei a pensar em colocar a bobina do Gol MI, eu coloquei em uma Caravan 4.1 que eu tinha e deu uma melhorada no consumo e facilitou a partida (era a álcool a abençoada). Pelo menos sai por volta de R$120,00 aqui em Curitiba e me dá 40.000V de faísca, bem mais do que os 6.000V da bobina original...
A "aranha" mexendo assim é normal é o avanço centrífugo pode ser sim a bobina. A Bosch parou de fabricar essas bobinas, por isso o valor. Eu comprei uma nova antes que acabasse de vez por 180 reais e deixei guardada, kkk! A melhor marca que restou é a Olympic, eu particularmente não gosto da Gauss. Não coloque a bobina do MI, isso não é uma boa, sei que todo mundo fala que funciona e que fica bom, mas não precisa de 40 mil volts. A original atende com folga e a bobina do MI tem um tempo de carregamento completamente diferente. O módulo vai funcionar em overclock e vai diminuir muito a vida útil, tanto da bobina quanto do módulo
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Re: Monza SL/E dando estouro no escape

Mensagem não lida por bkevicz »

tyo escreveu: 17 Mar 2023, 09:25
bkevicz escreveu: 16 Mar 2023, 17:56
tyo escreveu: 15 Mar 2023, 18:22
bkevicz escreveu: 15 Mar 2023, 18:02 Boa tarde.
Gostaria de aproveitar o tópico, pois estou enfrentando o mesmo problema.
Desliguei o carro normalmente no dia 09/03 e só fui ligá-lo de novo ontem, 14/03. Dei a partida, o motor de arranque funcionou normalmente, mas o motor não quis pegar de jeito nenhum. Tem gasolina, tinha bateria, mas não pegava e dava estouro no escape, igual ao descrito pelo amigo Cleyson.
Dei uma boa estudada nos excelentes tópicos que temos por aqui, desmontei a capa da correia dentada, tirei a polia dos acessórios, tirei até as velas e tudo, mas as polias parecem estar alinhadas. Fiquei sem entender o que mais poderia ser. Abaixo eu fiz um video mostrando o alinhamento:
[YouTube]https://youtube.com/shorts/KTh55u1iCkQ?feature=share[/YouTube]

Alguém poderia nos ajudar? :?
Verifique se a "aranha" do distribuidor não soltou, é só tirar a tampa do distribuidor e tentar mexer ela com o dedo.
Então, Tyo, eu tirei a tampa do distribuidor, passei uma lixa 400 no cachimbo, pq estava bem sujo, a tampa do distribuidor tinha umidade, que eu tirei com o limpa contato. A aranha seria aquela peça que fica por baixo do cachimbo, quase encostada no bloco, certo?
Se for ela, solta não está, ela mexe como que presa por uma mola, o que acredito ter algo a ver com o avanço a vácuo. Fiz um vídeo pra mostrar como ela está:


Eu testei a faísca que sai da bobina e das velas, está passando corrente, embora achei que na vela ela está relativamente fraca. Na saída da bobina, deixando mais ou menos 1 centímetro dos parafusos da torre da suspensão, pula uma faísca hora amarelada, hora azulada, dependendo da distância que a ponta do cabo fica em relação à massa. Pelo que li anteriormente, existe a chance de ser a bobina, certo?
Estava olhando os preços e quase caí de costas com o preço da bobina original Bosch, querem R$250,00 por uma daquela. Uma paralela marca Gauss sai R$80,00. Alguém sabe se dá para usar bobina dessa marca Gauss sem susto?
Eu cheguei a pensar em colocar a bobina do Gol MI, eu coloquei em uma Caravan 4.1 que eu tinha e deu uma melhorada no consumo e facilitou a partida (era a álcool a abençoada). Pelo menos sai por volta de R$120,00 aqui em Curitiba e me dá 40.000V de faísca, bem mais do que os 6.000V da bobina original...
A "aranha" mexendo assim é normal é o avanço centrífugo pode ser sim a bobina. A Bosch parou de fabricar essas bobinas, por isso o valor. Eu comprei uma nova antes que acabasse de vez por 180 reais e deixei guardada, kkk! A melhor marca que restou é a Olympic, eu particularmente não gosto da Gauss. Não coloque a bobina do MI, isso não é uma boa, sei que todo mundo fala que funciona e que fica bom, mas não precisa de 40 mil volts. A original atende com folga e a bobina do MI tem um tempo de carregamento completamente diferente. O módulo vai funcionar em overclock e vai diminuir muito a vida útil, tanto da bobina quanto do módulo
Bom dia
É, então eu acho que eu reduzi bastante a vida útil da caixa de ignição da minha antiga viatura... :oops:
Enfim. Obrigado pela dica da bobina Olimpic, não conhecia a marca, achei aqui em Curitiba por R$108,00. Vou comprar uma e instalar aqui, na sequência eu volto para dizer como ficou. Obrigado.
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Re: Monza SL/E dando estouro no escape

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bkevicz escreveu: 17 Mar 2023, 10:21
tyo escreveu: 17 Mar 2023, 09:25
bkevicz escreveu: 16 Mar 2023, 17:56
tyo escreveu: 15 Mar 2023, 18:22
bkevicz escreveu: 15 Mar 2023, 18:02 Boa tarde.
Gostaria de aproveitar o tópico, pois estou enfrentando o mesmo problema.
Desliguei o carro normalmente no dia 09/03 e só fui ligá-lo de novo ontem, 14/03. Dei a partida, o motor de arranque funcionou normalmente, mas o motor não quis pegar de jeito nenhum. Tem gasolina, tinha bateria, mas não pegava e dava estouro no escape, igual ao descrito pelo amigo Cleyson.
Dei uma boa estudada nos excelentes tópicos que temos por aqui, desmontei a capa da correia dentada, tirei a polia dos acessórios, tirei até as velas e tudo, mas as polias parecem estar alinhadas. Fiquei sem entender o que mais poderia ser. Abaixo eu fiz um video mostrando o alinhamento:
[YouTube]https://youtube.com/shorts/KTh55u1iCkQ?feature=share[/YouTube]

Alguém poderia nos ajudar? :?
Verifique se a "aranha" do distribuidor não soltou, é só tirar a tampa do distribuidor e tentar mexer ela com o dedo.
Então, Tyo, eu tirei a tampa do distribuidor, passei uma lixa 400 no cachimbo, pq estava bem sujo, a tampa do distribuidor tinha umidade, que eu tirei com o limpa contato. A aranha seria aquela peça que fica por baixo do cachimbo, quase encostada no bloco, certo?
Se for ela, solta não está, ela mexe como que presa por uma mola, o que acredito ter algo a ver com o avanço a vácuo. Fiz um vídeo pra mostrar como ela está:


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Eu cheguei a pensar em colocar a bobina do Gol MI, eu coloquei em uma Caravan 4.1 que eu tinha e deu uma melhorada no consumo e facilitou a partida (era a álcool a abençoada). Pelo menos sai por volta de R$120,00 aqui em Curitiba e me dá 40.000V de faísca, bem mais do que os 6.000V da bobina original...
a "aranha" mexendo assim é normal é o avanço centrifugo pode ser sim a bobina. A bosch parou de fabricar essas bobinas por isso o valor eu comprei uma nova antes que acabasse de vez por 180 reais e deixei guardada kkk a melhor marca que restou é a olympic eu particularmente não gosto da gauss. Não coloque a bobina do mi isso não é uma boa sei que todo mundo fala que funciona e que fica bom mas não precisa de 40 mil volts a original atende com folga e a bobina do mi tem um tempo de carregamento completamente diferente o modulo vai funcionar em overclock e vai diminuir muito a vida util tanto da bobina quanto do modulo
Bom dia
É, então eu acho que eu reduzi bastante a vida útil da caixa de ignição da minha antiga viatura... :oops:
Enfim. Obrigado pela dica da bobina olimpic, não conhecia a marca, achei aqui em Curitiba por R$108,00. Vou comprar uma e instalar aqui, na sequência eu volto pra dizer como ficou. Obrigado.
Com certeza reduz bastante. A melhora que vc notou provavelmente era porque a bobina original estava ruim, se trocasse por uma correta também melhoraria ou então foi efeito placebo mesmo, kk!
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