Ar condicionado gelando pouco

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Heringer
Mensagens: 9
Registrado em: 03 Nov 2019, 19:42
Cidade: Rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Ar condicionado gelando pouco

Mensagem não lida por Heringer »

Boa noite a todos eu pesquisei aqui no fórum, porém não encontrei nada como meu caso.
Meu Monza de ano 86, ar de fábrica.
Desde que comprei o carro o ar nunca funcionou.
Esse mês resolvi investir no ar, visto que aqui no Rio de Janeiro é muuuuito calor e todos dizem que o ar do Monza é fenomenal.
Eu retirei todas as peças do lugar sem excessão, todas as mangueiras foram exageradamente limpas com R-141B
COMPRESSOR
O compressor foi aberto por mim mesmo limpo com descarbonizante Car 80, água abundante e ar comprimido para secar por fim, R-141B. Foi montado com óleo próprio para o R134a. Trocado todos os reparos e selo.

EVAPORADOR
Evaporador eu comprei zero no Mercado Livre, de uma marca até boa para peça de Reposição ( ROYCE )

Tudo de expansão
Tubo de expansão novo também instalado corretamente.

CONDENSADOR
Condensador também foi comprado zero na caixa em uma distribuidora de peças para ar condicionado automotivo aqui perto de onde moro.

O filtro acumulador não achei de forma alguma para comprar. Então cortei ele abri.
Retirei a sílica gel lavei todo por dentro e levei para soldar.

Tudo muito limpo, montei no lugar, dei pressão teve vazamento no pressostato de baixa, então retirei ele e isolei provisóriamente até eu comprar outro. Vazou na mangueira que vai do compressor até o filtro acumulador. Mandei prensar, me custou R$ 350,00, mandei prensar uma mangueira nova e com acabamento em alumínio para não pegar o calor da descarga/ radiador.
Feito isso dei pressão novamente deixei de um dia para o outro e não abaixou nada no ponteiro. No dia seguinte esgotei o sistema e com uma bomba de vácuo deixei por volta de uma hora e meia de relógio. Após isso, dei gás no sistema, como não tenho balança tive que dar por pressão mesmo. Liguei o carro (os pressostatos, de baixa e de alta estão fechado diretos provisóriamente) o compressor e as ventoinhas ( do radiador e a auxiliar que instalei para o condesandor) armaram o compressor começou comprimir normal o filtro. Acumulador já começou ficar gelado, e a suar, e nas saídas de ar dentro do carro começou resfriar.
Deixei ligado na velocidade 2 do ventilador interno, e fiquei monitorando as pressões, linha de baixa por volta de 40 e de alta 250 na lenta (dia extremamente quente aqui no RJ).
Quando acelera um pouco, linha de baixa 20 e linha de alta 300.
O carro que até então estava na garagem estava até um clima bom dentro do carro. Eu saí pra andar e testar parece que de repente o caro está gelando bem e de repente para de gelar só refresca. Voltei para garagem as pressões estavam da mesma forma. Achei que poderia ter muito gás. Recolhi um pouco e na lenta comprida em 20 e linha de alta 200 porém o ar não gelava. Então recoloquei o gás e dessa forma passou a gelar novamente, mas parece que quando começa andar não da vazão.
Notei também que assim que ligo o carro e o ar ele gela bem porém parece que conforme vai esquentando para de gelar, ouço um chiado na válvula de expansão como se faltasse gas, passa um tempo ele volta gelar novamente... Eu eliminei o ar quente para ver se resolvia e nada, fechei forçadamente a recirculação e nada... desculpa o livro que escrevi. Se alguém puder me ajudar.
O estranho é que era para o carro estar nevando, a mangueira sai do evaporador e vai para o filtro e e após para o compressor, vai gelada até quase o compressor soada e pingando. Era para estar nevando, mas não está. Não tem chance do compressor está desarmando pois está fechado direto. Se alguém já passou por algo parecido e puder me ajudar.
Heringer
Mensagens: 9
Registrado em: 03 Nov 2019, 19:42
Cidade: Rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Ar condicionado gelando pouco

Mensagem não lida por Heringer »

Hoje sai a noite para ir ao mercado. Assim que liguei o carro começou gelar que estava doendo a mão fui até o mercado até minha esposa disse, está dando até frio.
Na volta do mercado ele começou gelando quando derrepente parou de gelar estava saindo vento quente nos difusores eu estava pensando até em abrir os vídros, e começou chiar debaixo do painel como se fosse falta de gás. Quando derrepente o ar voltou gelar denovo. Fui até em casa quando cheguei em casa coloquei o carro na garagem e desliguei quando desligo ouço o mesmo chiado de fora do carro da os ouvir.
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Ar condicionado gelando pouco

Mensagem não lida por luiz sle »

Boa noite!

O chiado é característico quando liga/desliga o sistema. Pelo seu relato, me parece que o compressor esta desligando. Tente monitorar através da caixa de rodas se ele se mantém acoplado.

A ventoinha está acionando? Originalmente é só uma velocidade, até 1988.

Abs.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1058
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Ar condicionado gelando pouco

Mensagem não lida por jorgeAP »

Boa tarde! Licença para pegar carona no posto aqui.
Descobri hoje que meu Monza não aguenta o ar condicionado ligado direto em longas distância, o motor aquece e passa da temperatura ideal, desligando o ar ele volta a temperatura normal de trabalho. Em trechos curto funciona perfeitamente e resfria bem.
Será que o compressor está pesado e sobrecarregando o motor?
Aguardando opinião para tentar resolver.
Monza 91 automático (o melhor)
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Ar condicionado gelando pouco

Mensagem não lida por dutra s a »

jorgeAP escreveu: 10 Mar 2023, 17:23 Boa tarde! Licença para pegar carona no posto aqui.
Descobri hoje que meu Monza não aguenta o ar condicionado ligado direto em longas distância, o motor aquece e passa da temperatura ideal, desligando o ar ele volta a temperatura normal de trabalho. Em trechos curto funciona perfeitamente e resfria bem.
Será que o compressor está pesado e sobrecarregando o motor?
Aguardando opinião para tentar resolver.
Já aconteceu comigo uma época , a mesma coisa e vi que a ventoinha não estava dando conta, sem falar da sujeira na água do arrefecimento.
Sugiro verificar se a ventoinha não está emperrando de forma que sua ventilação não seja eficiente, se tiver a função de ventilação baixa é bem possível de acontecer em razão de não ventilar na velocidade ideal, também pode ser resistência ruim ou simplesmente não existe atuação da ventilação baixa quando acionada.

Se não tiver a função de ventilação baixa e se for ventilação alta sempre como os Monza antigos, procure ver como está a água, fluxo, situação radiador de água e seu modelo.

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1058
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Ar condicionado gelando pouco

Mensagem não lida por jorgeAP »

Beleza Dutra. A ventoinha é original ainda, a resistência eu troquei porquê a original partiu a cerâmica, mas pelas pesquisas infinitas não consegui uma resistência com a mesma numeração.
A que comprei é do Santana. Mas tem os mesmos valores de resistência.
O radiador original e não tem manutenção há muito tempo, talvez precise de uma limpeza mesmo.
A água, digo água mesmo, está limpa, mas é água pura.
Vou dar um trato nos itens, radiador e por um aditivo na ÁGUA, talvez volte a resistência original mesmo com a cerâmica partida que estava funcionando até que troquei. Depois dou notícias.
Monza 91 automático (o melhor)
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ar condicionado gelando pouco

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

JorgeAP, além do que mencionou o amigo Dutra, eu colocaria para verificar a parte elétrica, em especial os aterramentos do motor e chicote da ventoinha.
A parte elétrica deficiente, faz a ventoinha receber menos corrente do que deveria, o que faz girar menos e assim menos fluxo de ar pelo condensador e pelo radiador. Menor troca de calor maior aquecimento, mesmo porque, com ar ligado há mais força do motor para suprir a demanda do compressor e do alternador. Inclusive, há muitos anos atrás meu Monza GLS 96 teve esse problema e era defeito no cabo negativo da bateria para o câmbio. Só que nesse caso, outros sintomas também ocorria, como por exemplo, ao ligar o farol o marcador de temperatura subia mais e o de combustível caia um pouco. Quando desligava o farol voltava ao normal. Era mais perceptível quando o marcador de temperatura estava no meio de escala.

É comum a ventoinha ter defeito de girar menos do que deveria, fique atendo.
Também é comum ter sujeira externa no condensador e ou no radiador, o que atrapalha o fluxo de de ar.

De qualquer forma, entendo que o problema é de pouca troca de calor no radiador.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1058
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Ar condicionado gelando pouco

Mensagem não lida por jorgeAP »

Ok Carlos! Acho que tenho que começar revendo a limpeza do radiador e adicionar aditivo no líquido de arrefecimento, que não tem.
A resistência da ventoinha eu troquei a menos de um ano, porquê a minha estava com a cerâmica quebrada, mas funcionava as duas velocidades. A dúvida é que a que comprei tem numeração aplicada para Santana. Senti diferente as alternância de velocidade.
Vamos a um passo de cada vez.
Monza 91 automático (o melhor)
Responder