Ar condicionado gelando pouco
Enviado: 07 Mar 2023, 21:02
Boa noite a todos eu pesquisei aqui no fórum, porém não encontrei nada como meu caso.
Meu Monza de ano 86, ar de fábrica.
Desde que comprei o carro o ar nunca funcionou.
Esse mês resolvi investir no ar, visto que aqui no Rio de Janeiro é muuuuito calor e todos dizem que o ar do Monza é fenomenal.
Eu retirei todas as peças do lugar sem excessão, todas as mangueiras foram exageradamente limpas com R-141B
COMPRESSOR
O compressor foi aberto por mim mesmo limpo com descarbonizante Car 80, água abundante e ar comprimido para secar por fim, R-141B. Foi montado com óleo próprio para o R134a. Trocado todos os reparos e selo.
EVAPORADOR
Evaporador eu comprei zero no Mercado Livre, de uma marca até boa para peça de Reposição ( ROYCE )
Tudo de expansão
Tubo de expansão novo também instalado corretamente.
CONDENSADOR
Condensador também foi comprado zero na caixa em uma distribuidora de peças para ar condicionado automotivo aqui perto de onde moro.
O filtro acumulador não achei de forma alguma para comprar. Então cortei ele abri.
Retirei a sílica gel lavei todo por dentro e levei para soldar.
Tudo muito limpo, montei no lugar, dei pressão teve vazamento no pressostato de baixa, então retirei ele e isolei provisóriamente até eu comprar outro. Vazou na mangueira que vai do compressor até o filtro acumulador. Mandei prensar, me custou R$ 350,00, mandei prensar uma mangueira nova e com acabamento em alumínio para não pegar o calor da descarga/ radiador.
Feito isso dei pressão novamente deixei de um dia para o outro e não abaixou nada no ponteiro. No dia seguinte esgotei o sistema e com uma bomba de vácuo deixei por volta de uma hora e meia de relógio. Após isso, dei gás no sistema, como não tenho balança tive que dar por pressão mesmo. Liguei o carro (os pressostatos, de baixa e de alta estão fechado diretos provisóriamente) o compressor e as ventoinhas ( do radiador e a auxiliar que instalei para o condesandor) armaram o compressor começou comprimir normal o filtro. Acumulador já começou ficar gelado, e a suar, e nas saídas de ar dentro do carro começou resfriar.
Deixei ligado na velocidade 2 do ventilador interno, e fiquei monitorando as pressões, linha de baixa por volta de 40 e de alta 250 na lenta (dia extremamente quente aqui no RJ).
Quando acelera um pouco, linha de baixa 20 e linha de alta 300.
O carro que até então estava na garagem estava até um clima bom dentro do carro. Eu saí pra andar e testar parece que de repente o caro está gelando bem e de repente para de gelar só refresca. Voltei para garagem as pressões estavam da mesma forma. Achei que poderia ter muito gás. Recolhi um pouco e na lenta comprida em 20 e linha de alta 200 porém o ar não gelava. Então recoloquei o gás e dessa forma passou a gelar novamente, mas parece que quando começa andar não da vazão.
Notei também que assim que ligo o carro e o ar ele gela bem porém parece que conforme vai esquentando para de gelar, ouço um chiado na válvula de expansão como se faltasse gas, passa um tempo ele volta gelar novamente... Eu eliminei o ar quente para ver se resolvia e nada, fechei forçadamente a recirculação e nada... desculpa o livro que escrevi. Se alguém puder me ajudar.
O estranho é que era para o carro estar nevando, a mangueira sai do evaporador e vai para o filtro e e após para o compressor, vai gelada até quase o compressor soada e pingando. Era para estar nevando, mas não está. Não tem chance do compressor está desarmando pois está fechado direto. Se alguém já passou por algo parecido e puder me ajudar.
Meu Monza de ano 86, ar de fábrica.
Desde que comprei o carro o ar nunca funcionou.
Esse mês resolvi investir no ar, visto que aqui no Rio de Janeiro é muuuuito calor e todos dizem que o ar do Monza é fenomenal.
Eu retirei todas as peças do lugar sem excessão, todas as mangueiras foram exageradamente limpas com R-141B
COMPRESSOR
O compressor foi aberto por mim mesmo limpo com descarbonizante Car 80, água abundante e ar comprimido para secar por fim, R-141B. Foi montado com óleo próprio para o R134a. Trocado todos os reparos e selo.
EVAPORADOR
Evaporador eu comprei zero no Mercado Livre, de uma marca até boa para peça de Reposição ( ROYCE )
Tudo de expansão
Tubo de expansão novo também instalado corretamente.
CONDENSADOR
Condensador também foi comprado zero na caixa em uma distribuidora de peças para ar condicionado automotivo aqui perto de onde moro.
O filtro acumulador não achei de forma alguma para comprar. Então cortei ele abri.
Retirei a sílica gel lavei todo por dentro e levei para soldar.
Tudo muito limpo, montei no lugar, dei pressão teve vazamento no pressostato de baixa, então retirei ele e isolei provisóriamente até eu comprar outro. Vazou na mangueira que vai do compressor até o filtro acumulador. Mandei prensar, me custou R$ 350,00, mandei prensar uma mangueira nova e com acabamento em alumínio para não pegar o calor da descarga/ radiador.
Feito isso dei pressão novamente deixei de um dia para o outro e não abaixou nada no ponteiro. No dia seguinte esgotei o sistema e com uma bomba de vácuo deixei por volta de uma hora e meia de relógio. Após isso, dei gás no sistema, como não tenho balança tive que dar por pressão mesmo. Liguei o carro (os pressostatos, de baixa e de alta estão fechado diretos provisóriamente) o compressor e as ventoinhas ( do radiador e a auxiliar que instalei para o condesandor) armaram o compressor começou comprimir normal o filtro. Acumulador já começou ficar gelado, e a suar, e nas saídas de ar dentro do carro começou resfriar.
Deixei ligado na velocidade 2 do ventilador interno, e fiquei monitorando as pressões, linha de baixa por volta de 40 e de alta 250 na lenta (dia extremamente quente aqui no RJ).
Quando acelera um pouco, linha de baixa 20 e linha de alta 300.
O carro que até então estava na garagem estava até um clima bom dentro do carro. Eu saí pra andar e testar parece que de repente o caro está gelando bem e de repente para de gelar só refresca. Voltei para garagem as pressões estavam da mesma forma. Achei que poderia ter muito gás. Recolhi um pouco e na lenta comprida em 20 e linha de alta 200 porém o ar não gelava. Então recoloquei o gás e dessa forma passou a gelar novamente, mas parece que quando começa andar não da vazão.
Notei também que assim que ligo o carro e o ar ele gela bem porém parece que conforme vai esquentando para de gelar, ouço um chiado na válvula de expansão como se faltasse gas, passa um tempo ele volta gelar novamente... Eu eliminei o ar quente para ver se resolvia e nada, fechei forçadamente a recirculação e nada... desculpa o livro que escrevi. Se alguém puder me ajudar.
O estranho é que era para o carro estar nevando, a mangueira sai do evaporador e vai para o filtro e e após para o compressor, vai gelada até quase o compressor soada e pingando. Era para estar nevando, mas não está. Não tem chance do compressor está desarmando pois está fechado direto. Se alguém já passou por algo parecido e puder me ajudar.