Kadett GS não desliga a ventoinha

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
Leandro GS 89
Mensagens: 5
Registrado em: 29 Jan 2023, 00:55
Cidade: São Bernardo do Camp
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Kadett GS não desliga a ventoinha

Mensagem não lida por Leandro GS 89 »

Boa noite amigos, beleza?
Sou novo no fórum e venho aqui para tentar encontrar a solução para o meu problema.
Tenho um Kadett GS 89 2.0 a álcool e vou começar a contar a história.
Sou mecânico, trabalho com isso há tempos, meu pai também, tenho esse carro há 3 anos, e em junho do ano passado decidi fazer uma retifica completa no motor dele (estava com folga, comando gasto, anel gasto e etc). Tudo fora trocado ou retificado. Montei e o carro ficou funcionando normalmente, super econômico, andando bem, estava perfeito, sem defeitos. Chegando próximo aos 1000kms ele começou a falhar, achando feito os testes, diagnosticado problema no pistão do segundo cilindro, acionada a garantia, troquei tudo que envolvia esse serviço e montei o motor novamente, exatamente da forma que estava antes. Mas uns 7 dias após isso, o carro começou a apresentar o problema de não desligar mais a ventoinha, ela arma e não desliga mais. Ele chega na temperatura do meio, ela liga, mas ele não abaixa a temperatura, só que por outro lado, também não superaquece em ocasião alguma, só se mantém na faixa de acionamento. Notei que até a ventoinha ligar, a frente do carro fica quente por igual, mas aí depois com a ventoinha ligada, o lado direito fica gelado, e o esquerdo continua totalmente quente.
Já verifiquei cebolão, tampa do reservatório, válvula termostática, ligação da ventoinha, ligação de todas as mangueiras do tubo d'água, e está tudo correto e funcionando. Quando acelero o carro retorna água no reservatório, então acredito que a bomba nova não esteja com defeito também, o radiador foi limpo há menos de 1 ano, e desde então a água do carro é tão limpa q não conseguiu nem amarelar no reservatório de expansão...
Já não sei mais oq fazer, nenhum colega mecânico já viu algo do tipo e ngm consegue me ajudar a solucionar isso.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Kadett GS não desliga a ventoinha

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Seja bem vindo.
Já vi problemas assim de válvula termostática e interruptor térmico serem incompatíveis na temperatura de trabalho entre eles.
Inclusive, temos tópicos com esse defeito aqui no fórum. Faça uma busca usando a ferramenta de pesquisa. Ralvez esses tópicos possam ajudar.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Leandro GS 89
Mensagens: 5
Registrado em: 29 Jan 2023, 00:55
Cidade: São Bernardo do Camp
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Kadett GS não desliga a ventoinha

Mensagem não lida por Leandro GS 89 »

Já fiquei conferido, ambas as peças foram trocadas após esse defeito começar e estão na especificação correta. Inclusive, antes desse defeito começar, antes do problema de pistão, estava com as mesmas peças e a temperatura caia funcionava perfeitamente, chegava no meio do marcador,. acionava e baixava no painel, como sempre foi, daí a ventoinha desligava
Leandro GS 89
Mensagens: 5
Registrado em: 29 Jan 2023, 00:55
Cidade: São Bernardo do Camp
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Kadett GS não desliga a ventoinha

Mensagem não lida por Leandro GS 89 »

E outro detalhe, o carro não mistura água no óleo, nem vice versa, não baixa água e não trabalha com muita pressão no sistema, com a ventoinha ligada dá até para abrir a tampa.
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1058
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Kadett GS não desliga a ventoinha

Mensagem não lida por jorgeAP »

Não tenho muito conhecimento técnico, mas tenho Monza há 26 anos.
Será ar no sistema de arrefecimento, tampa do reservatório ruim.
Nunca vi meus Monza poder abrir a tampa do reservatório com o motor quente.
Monza 91 automático (o melhor)
Leandro GS 89
Mensagens: 5
Registrado em: 29 Jan 2023, 00:55
Cidade: São Bernardo do Camp
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Kadett GS não desliga a ventoinha

Mensagem não lida por Leandro GS 89 »

Então, o sistema já foi feito sangria tanto pelo cabeçote quanto pelo sensor no cavalete. A tampa é original e já foi testada na ferramenta, e a tampa abre sim, meu tio tem um Monza Classic SE EFI gasolina, se o carro estiver funcionando em lenta parado, assim que ele desliga a ventoinha dá pra abrir a tampa, não funciona com pressão excessiva... Mas é claro q se deixar uns 20 segundos aberto ele transborda a água.
O quê desse meu carro está sendo esse ngc do radiador, dps que a ventoinha fica disparada, um lado do radiador fica gelado, mas o outro (que é o do cebolão) fica pegando fogo.
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Kadett GS não desliga a ventoinha

Mensagem não lida por tyo »

Leandro GS 89 escreveu: 30 Jan 2023, 00:51 Então, o sistema já foi feito sangria tanto pelo cabeçote quanto pelo sensor no cavalete. A tampa é original e já foi testada na ferramenta, e a tampa abre sim, meu tio tem um Monza Classic SE EFI gasolina, se o carro estiver funcionando em lenta parado, assim que ele desliga a ventoinha dá pra abrir a tampa, não funciona com pressão excessiva... Mas é claro q se deixar uns 20 segundos aberto ele transborda a água.
O quê desse meu carro está sendo esse ngc do radiador, dps que a ventoinha fica disparada, um lado do radiador fica gelado, mas o outro (que é o do cebolão) fica pegando fogo.
Ficar gelado de um lado não é normal, agora ficar menos quente é normal e tem que acontecer, pois é essa a função do radiador resfriar a água do lado da válvula mesmo lado do cebolão. Ela entra bem quente e sai menos quente do outro lado, perto da bateria. Seu carro parece estar com defeito na bomba d'água, já que disse que conferiu a válvula, mas na dúvida tira ela e testa de novo.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Leandro GS 89
Mensagens: 5
Registrado em: 29 Jan 2023, 00:55
Cidade: São Bernardo do Camp
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Kadett GS não desliga a ventoinha

Mensagem não lida por Leandro GS 89 »

tyo escreveu: 30 Jan 2023, 08:25
Leandro GS 89 escreveu: 30 Jan 2023, 00:51 Então, o sistema já foi feito sangria tanto pelo cabeçote quanto pelo sensor no cavalete. A tampa é original e já foi testada na ferramenta, e a tampa abre sim, meu tio tem um Monza Classic SE EFI gasolina, se o carro estiver funcionando em lenta parado, assim que ele desliga a ventoinha dá pra abrir a tampa, não funciona com pressão excessiva... Mas é claro q se deixar uns 20 segundos aberto ele transborda a água.
O quê desse meu carro está sendo esse ngc do radiador, dps que a ventoinha fica disparada, um lado do radiador fica gelado, mas o outro (que é o do cebolão) fica pegando fogo.
Ficar gelado de um lado não é normal, agora ficar menos quente é normal e tem que acontecer, pois é essa a função do radiador resfriar a água do lado da válvula mesmo lado do cebolão. Ela entra bem quente e sai menos quente do outro lado, perto da bateria. Seu carro parece estar com defeito na bomba d'água, já que disse que conferiu a válvula, mas na dúvida tira ela e testa de novo.

Então, o radiador esquenta por igual até a ventoinha ligar, ela liga e não para, daí o lado da bateria vai ficando acionado até que o radiador esfria de novo, mas o lado do cebolão se mantém pegando fogo... Válvula termostática tinha 1 ano, troquei esse mês, já achando q era ela, continuou exatamente igual, bomba d'água não tem nem 1 ano de uso, só sobrou ela, mas será q se caso o rotor dela soltasse um pouco o carro não ia ferver? Como falei, a temperatura não sobe em hipótese alguma.
Responder