Sem força e afogando.

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Renato_Silva
Mensagens: 2
Registrado em: 24 Jan 2023, 20:58
Cidade: Boituva
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Sem força e afogando.

Mensagem não lida por Renato_Silva »

Olá, boa noite.
Eu tenho um Monza SL/E 91 2.0 carburado a álcool, no sábado logo após sair do serviço estava de boa, dei a partida e esperei esquentar para sair. Quando cheguei em uma reta antes do posto de gasolina, na terceira marcha o carro meio q deu um tranco, até ai tudo bem, mas quando engatei a quarta ele morreu. Parei no posto para abastecer e quando fui dar a partida ele demorou a pegar e quando sai do posto para casa, no meio do caminho comecei a ouvir uns barulhos como se fossem tuchos batendo. Porém, só se dava para ouvir em rotação alta. Cheguei em casa com ele desligado para aproveitar a decida e, quando fui ligar novamente deu um trabalho, mas pegou com rotação baixa e nada de bater. Mas, ao acelerar ele batia.
Para fazer um diagnóstico meia boca peguei a chave 17mm e tentei girar a polia do comando de válvulas, porém, só dava meia volta e travava, depois de uns 2 minutinhos ele destravava e mais uma vez ao girar ele travava. Tirei a correia dentada para verificar se n tinha quebrado alguma parte em baixo do motor e quando puxava a correia ela girava normal sem estar no comando.
Será que pode ter empenado válvula ou algo no cabeçote?
Alguns mecânicos disseram que perdi o motor, mas n faz um mês que troquei o óleo e estão condenando.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Sem força e afogando.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Bom dia.
Pelo que entendi, você girou o virabrequim sem a correia dentada em um motor 2.0 álcool. Se confirmado, é um procedimento que jamais deve ser feito, pois esse motor atropela válvulas. Pode então depois disso, ter empenado válvulas e quebrado balancins.

Quando o motor é correto sincronismo, é com velas no lugar, há momentos que ao girar ele pesa por conta da compressão. Isso é normal.
Também não entendi o porquê de desligar o motor na descida. É algo que põe em risco a segurança.

Bom, agora tente um profissional que seja de confiança para analisar e fazer os reparos necessários.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Renato_Silva
Mensagens: 2
Registrado em: 24 Jan 2023, 20:58
Cidade: Boituva
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Sem força e afogando.

Mensagem não lida por Renato_Silva »

Confirmado que a correia pulou por estar gasta e as válvulas foram liberadas após a remoção da gaiola.
Responder