Esticador da correia quebrado
- tyo
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 3578
- Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
- Cidade: CAMPINAS
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1989
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Esticador da correia quebrado
Boa tarde, Feliz Ano Novo a todos!
Hoje eu escutei um barulho parecendo bronzina virada já senti um gelo, quando fui ver vinha da capa da correia. Desmontei e encontrei o esticador quebrado. Tinha trocado ele em setembro junto com a correia e bomba d'água e rodei cerca de 4 mil km, ou seja, muito novo, ele é do kit Contitech. Gostaria de saber o que causa isso ou se foi defeito da peça?
A correia andou para fora e raspou a capa, realmente foi sorte não ficar na rua.
Hoje eu escutei um barulho parecendo bronzina virada já senti um gelo, quando fui ver vinha da capa da correia. Desmontei e encontrei o esticador quebrado. Tinha trocado ele em setembro junto com a correia e bomba d'água e rodei cerca de 4 mil km, ou seja, muito novo, ele é do kit Contitech. Gostaria de saber o que causa isso ou se foi defeito da peça?
A correia andou para fora e raspou a capa, realmente foi sorte não ficar na rua.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17857
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Esticador da correia quebrado
É muito difícil fazer esse diagnóstico de causa da quebra da peça à distância.
A imagem mostra sujeira onde está quebrado, o que sugere já estar trincada há algum tempo. EU nunce vi ou peguei caso assim, talvez queda antes da montagem, correia mal tensionada fazendo o tensionador bater nos finais de curso... Difícil dizer o que aconteceu.
Apesar de ser relativamente nova, confere se tem folga no eixo da bomba d'água.
Abs,
Carlos Freire
A imagem mostra sujeira onde está quebrado, o que sugere já estar trincada há algum tempo. EU nunce vi ou peguei caso assim, talvez queda antes da montagem, correia mal tensionada fazendo o tensionador bater nos finais de curso... Difícil dizer o que aconteceu.
Apesar de ser relativamente nova, confere se tem folga no eixo da bomba d'água.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- tyo
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 3578
- Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
- Cidade: CAMPINAS
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1989
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Re: Esticador da correia quebrado
Não tem sujeira não Carlos, é a sombra da foto, está bem limpinho o trincado. Eu tensionei a correia usando a ferramenta da bomba até os furos do esticador ficarem alinhados é o correto?
E sim a bomba nova estava fazendo barulho e tinha um pouco de folga pode ser isso?
Ela é da marca Urba, tem alguma outra marca pra indicar?
E sim a bomba nova estava fazendo barulho e tinha um pouco de folga pode ser isso?
Ela é da marca Urba, tem alguma outra marca pra indicar?
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17857
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Esticador da correia quebrado
Tyo,
sim para correia nova os furos do tensionador devem ficar alinhados (Monza de 89 a 95).
A folga no eixo da bomba d'água afeta diretamente a tensão da correia dentada. Aconteceu com Monza Club 94 de um amigo. O barulho em certos regimes de rotação do motor era pouco assustador, rs! Desmontei e vi a correia frouxa e tensionado batendo no fim de curso. Essas peças foi eu quem montou anteriormente, mas felizmente não quebrou nada. A causa era a bomba d'água estar com folga no eixo. Depois de trocar a bomba d'água tudo voltou ao normal.
Eu indico bomba d'água GM ( se encontrar) ou Vetore.
Abs,
Carlos Freire
sim para correia nova os furos do tensionador devem ficar alinhados (Monza de 89 a 95).
A folga no eixo da bomba d'água afeta diretamente a tensão da correia dentada. Aconteceu com Monza Club 94 de um amigo. O barulho em certos regimes de rotação do motor era pouco assustador, rs! Desmontei e vi a correia frouxa e tensionado batendo no fim de curso. Essas peças foi eu quem montou anteriormente, mas felizmente não quebrou nada. A causa era a bomba d'água estar com folga no eixo. Depois de trocar a bomba d'água tudo voltou ao normal.
Eu indico bomba d'água GM ( se encontrar) ou Vetore.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- tyo
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 3578
- Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
- Cidade: CAMPINAS
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1989
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Re: Esticador da correia quebrado
Beleza Carlos, muito obrigado pela ajuda e sim, o barulho assusta muito, kkk! Já achei que ia começar o ano com motor na retífica, de certa forma foi um alívio ver o esticador quebrado.Carlos A. Freire escreveu: ↑02 Jan 2023, 14:20 Tyo,
sim para correia nova os furos do tensionador devem ficar alinhados (Monza de 89 a 95).
A folga no eixo da bomba d'água afeta diretamente a tensão da correia dentada. Aconteceu com Monza Club 94 de um amigo. O barulho em certos regimes de rotação do motor era pouco assustador, rs! Desmontei e vi a correia frouxa e tensionado batendo no fim de curso. Essas peças foi eu quem montou anteriormente, mas felizmente não quebrou nada. A causa era a bomba d'água estar com folga no eixo. Depois de trocar a bomba d'água tudo voltou ao normal.
Eu indico bomba d'água GM ( se encontrar) ou Vetore.
Abs,
Carlos Freire
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
- tyo
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 3578
- Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
- Cidade: CAMPINAS
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1989
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Re: Esticador da correia quebrado
Comprei uma bomba Vetore, da para ver que a construção é muito superior, agora vou montar, uma dúvida:
Para tensionar gira a bomba no sentido horário né?
Puxando a chave para frente do carro é isso mesmo?
Para tensionar gira a bomba no sentido horário né?
Puxando a chave para frente do carro é isso mesmo?
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17857
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Esticador da correia quebrado
Bom... o lado para girar a bomba d'água vai perceber quando for tensionar, rs! O lado inverso vai afrouxar ainda mais a correia.
De cabeça não me lembro...
De cabeça não me lembro...
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- tyo
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 3578
- Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
- Cidade: CAMPINAS
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1989
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Re: Esticador da correia quebrado
Se só tem um lado não tem como eu ter feito errado antes, kkk! Sim para um lado ela fica frouxa mesmo.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.