Recomendação marca de bomba d'água

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
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LeoStrop
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Recomendação marca de bomba d'água

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Prezados, bom dia!

A uns 4 meses atrás fiz a manutenção do meu sistema de arrefecimento (na verdade é um Kadett e não um Monza). Troquei todas as 9 mangueiras, tubo d'água e gargalo da bomba em inox, abraçadeiras, carcaça da VT e troquei inclusive o coletor de admissão por um novo que estava com as passagens de água bem ruins. Aditivo e bomba também trocados, tudo certo.

Ontem, após esses 4 meses, comecei a notar um vazamento que vinha da bomba d'água, olhei o máximo que consegui e tenho quase 100% de certeza que é o bendito respiro/selo da bomba nova que está vazando. A bomba é uma Nakata que estava nova e em perfeitas condições. Parece que esse defeito é bem recorrente nessas linhas de bomba para GM.

Gostaria de saber quais marcas de bombas são mais indicadas e quais vocês geralmente tem sucesso ou problemas. Já procurei Shadek, SKF, AC Delco, Urba... e cada uma tem suas particularidades e comentários. A Urba é uma das mais indicadas, pelo que vejo, mas parece que vem decaindo a qualidade. A que estava no carro inclusive era uma Urba e não apresentou defeitos, mas comprei a Nakata por achar que seria uma das melhores.

Outra coisa, vejo muita gente falando sobre os rotores, uns dizem que de plástico é melhor, pois evita esse problema no selo, outros dizem que tem que ser o de metal. A que utilizei da Nakata era de metal, tanto a polia quanto o rotor.

Desde já agradeço!
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Carlos A. Freire
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Re: Recomendação marca de bomba d'água

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se a bomba d'água está vazando e ainda está no período de garantia, recorra a garantia do fabricante.
Eu tive problemas de pouca durabilidade de bomba d'água há tempos atrás e chequei a conclusão de ser o tipo de aditivo. Mudei o aditivo e não tive mais problemas. Inclusive, havia comprado uma bomba Nakata e comparando que a original no balcão de peças da Accioly, optei pela Nakata por custar metade do preço (Monza 96 ainda tinha bomba original GM na época para comprar), parecia ser ela a original e a original parecia paralela pela diferença em acabamento. Com pouco mais de 1 ano essa Nakata vazou, mas como era emergência, pois ficaria sem o carro, comprei o que tinha na auto peça mais perto, que foi a Urba e entrei em contato com a Nakata, que pediu fotos, NF disse de possíveis problemas que causam defeito na peça, que foram todos rebatidos por mim, que no final, acabaram recolhendo a com defeito e enviaram outra nova. Que ficou guardada por algum tempo, até essa Urba, também vazar. Apliquei essa Nakata e passei usar o aditivo da STP Petroplus. Na época estava usando o aditivo Delphi rosa de longa vida, mas era constante o problema com caixa de radiador, tubo de água e mangueiras furando, além da bomba d'água, é claro, rs! Com esse Petroplus, acabaram os problemas de durabilidade das peças, só que tenho que limpar o sistema a cada ano, como fazia antes quando usava o AC Delco verde. A vantagem do Petroplus além de acabar com problemas constantes no arrefecimento, é que 1 litros trata 8 litros e isso ajuda no bolso também, rs!
Eu digo que nunca mais vou usar aditivo long life no Monza, rs! Era para ficar sossegado por 5 anos, mas sempre antes disso causa problemas, rs! Imagino que a causa seja a grande quantidade de mono etileno glicol, que ataca plásticos.

Abs,

Carlos Freire
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LeoStrop
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Re: Recomendação marca de bomba d'água

Mensagem não lida por LeoStrop »

Fala Carlos!

Interessante a sua observação sobre o aditivo, não tinha pensando nisso, estou usando o Paraflu pronto para uso rosa. Mas para falar a verdade, não acho que esse seja o culpado, pois além de já estar utilizando ele antes dessa manutenção extensa do sistema de arrefecimento, o tempo que ele ficou em contato com a bomba nova após a manutenção foi muito curto! Agora que estou vendo, fiz essa manutenção no dia 6 de outubro, um pouco mais de 2 meses atrás e não 4 como havia mencionado antes. E olha que não ando no trânsito frequente, nesse tempo se a ventoinha armou 3 vezes foi muito.

Pelo que ando lendo, esse problema é recorrente devido a decrescente qualidade de nossas peças, principalmente para os mais antigos. A Nakata que usei foi a NKBA03149, tinha o acabamento perfeito, rotor e polia de metal, parecia ser uma peça excelente. Bonitinha, mas ordinária, kkkk.

O problema é que eu comprei a bomba no começo do ano, mas só fui fazer a troca em outubro, ou seja, já era a garantia. Demorei, pois fui juntando várias peças psra trocar logo tudo.

Estou inclinado a testar a Shadek agora, também possui rotor de metal e sempre ouvi muitos elogios da marca, quando se fala em bomba de óleo, vamos ver, pelo visto agora e contar com a sorte...
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