Motor de Partida estala, mas não liga
- LeoStrop
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Motor de Partida estala, mas não liga
Prezados, boa tarde.
O motor de partida do meu Kadett EFI 94 (postei aqui pois acho ser o mesmo dos Monza) as vezes só dá um "tec", mas não dá partida no carro. O problema ocorre independente de estar frio ou quente, na primeira ou subsequentes partidas do dia (ocorre menos na primeira partida do dia).
Quando isso ocorre, eu espero um pouco, as vezes tiro a chave e coloco de novo, e ele liga normalmente. O motor de partida não parece ruim, pois não gira tão pesado mesmo após 7 dias parados no frio, e o carro pega bem.
Sei que esse é um problema meio que comum no arranques, mas gostaria de saber se algum monzeiro tem alguma dica do que procurar para resolver, sem precisar gastar 700 dilmas para comprar um novo original.
Obrigado!
O motor de partida do meu Kadett EFI 94 (postei aqui pois acho ser o mesmo dos Monza) as vezes só dá um "tec", mas não dá partida no carro. O problema ocorre independente de estar frio ou quente, na primeira ou subsequentes partidas do dia (ocorre menos na primeira partida do dia).
Quando isso ocorre, eu espero um pouco, as vezes tiro a chave e coloco de novo, e ele liga normalmente. O motor de partida não parece ruim, pois não gira tão pesado mesmo após 7 dias parados no frio, e o carro pega bem.
Sei que esse é um problema meio que comum no arranques, mas gostaria de saber se algum monzeiro tem alguma dica do que procurar para resolver, sem precisar gastar 700 dilmas para comprar um novo original.
Obrigado!
- dutra s a
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Re: Motor de Partida estala, mas não liga
Leo, esses sintomas não tem a ver com o tempo frio ou quente e sim com:
Mau contato, motor de partida com problemas, bateria ruim/fraca, algo roubando corrente, caso a bateria esteja boa.
Tem que verificar se chega 12v de contato do comutador da chave ao motor de partida, também se a bateria tem voltagem e amperagem suficiente para virar o motor de partida, verificar aterramentos.
Por mais, se a luz de carga do painel de instrumentos apaga quando o motor esta funcionando, pois se não apagar não está carregado a bateria e bateria sem carga não vira o motor.
Geralmente esse téc é problema no automático que não aciona o garfo, se for téc-téc... indica que não há força para virar o motor.
Já tomei muito cansaço, uma vez por ano era um motor retificado e fui na Accioly a quase 3 anos e comprei um motor de arranque da Delco Remy e, até agora sem novidades. Funciona bem mesmo meu motor sendo um flex 2011. O motor de partida também da para instalar no Monza/Kadett, é tirar um e botar outro, simples assim.
abs estamos ai
Mau contato, motor de partida com problemas, bateria ruim/fraca, algo roubando corrente, caso a bateria esteja boa.
Tem que verificar se chega 12v de contato do comutador da chave ao motor de partida, também se a bateria tem voltagem e amperagem suficiente para virar o motor de partida, verificar aterramentos.
Por mais, se a luz de carga do painel de instrumentos apaga quando o motor esta funcionando, pois se não apagar não está carregado a bateria e bateria sem carga não vira o motor.
Geralmente esse téc é problema no automático que não aciona o garfo, se for téc-téc... indica que não há força para virar o motor.
Já tomei muito cansaço, uma vez por ano era um motor retificado e fui na Accioly a quase 3 anos e comprei um motor de arranque da Delco Remy e, até agora sem novidades. Funciona bem mesmo meu motor sendo um flex 2011. O motor de partida também da para instalar no Monza/Kadett, é tirar um e botar outro, simples assim.
abs estamos ai
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Re: Motor de Partida estala, mas não liga
Também sempre tive problemas com baixa carga da bateria, uma vez que o Monza fica parado de vez em quando por uma semana. Daí faz esse tec tec no arranque mas pegava.
Troquei o arranque por um arranque do modelo novo do Vectra. Uma maravilha o arranque vira até com 11volts de carga.
Troquei o arranque por um arranque do modelo novo do Vectra. Uma maravilha o arranque vira até com 11volts de carga.
Monza 91 automático (o melhor)
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Re: Motor de Partida estala, mas não liga
Leo
Como disseram os colegas, pode ser muita coisa.
Eu, se fosse você, tiraria o motor de arranque e levaria para uma auto elétrica para testar.
O automático de partida exige uma corrente forte. Muitas vezes a fiação da chave até ele se deteriora e oferece muita resistência.
Alguns proprietários instalam um relé para alimentar o automático com corrente direto da bateria. Assim a corrente chega com tudo.
Sobre comprar um motor de arranque original, eu não faria isso. O original é de uma geração anterior, de acionamento direto, sem caixa de redução.
Esses arranques funcionam bem, mas gastam muita energia da bateria.
Eu ainda mantenho o original no meu Monza, mas ele está nas últimas. Buchas gastas e escovas também nos mínimos.
Tenho guardados dois motores de arranque. Um Euro chinês e um Delco Remy. O Euro eu até instalei uma vez, mas removi porque apareceu um ruído estranho. Acaba que o ruído não era do arranque.
Comprei o Delco numa oferta imperdível de R$360,00, mas não tive até hoje disposição para instalar mais nenhum dos dois. Numa pesquisa recente encontrei o mesmo a R$580,00. Como tudo está subindo assustadoramente, já não deve mais estar a esse preço.
Terça feira vou ter que buscar essa disposição, pois meu motor não está girando bem na partida. Inicia o giro e faz um bruuuuum e pára. Acho que o arranque pifou de vez.
Sobre ser plug & play, o Euro é. Você tira o Bosch original e instala o Euro. Já o Delco exige uma pequena modificação, pois ele não possui um conector macho adequado ao conector fêmea do carro. Coisa boba.
Abs
Como disseram os colegas, pode ser muita coisa.
Eu, se fosse você, tiraria o motor de arranque e levaria para uma auto elétrica para testar.
O automático de partida exige uma corrente forte. Muitas vezes a fiação da chave até ele se deteriora e oferece muita resistência.
Alguns proprietários instalam um relé para alimentar o automático com corrente direto da bateria. Assim a corrente chega com tudo.
Sobre comprar um motor de arranque original, eu não faria isso. O original é de uma geração anterior, de acionamento direto, sem caixa de redução.
Esses arranques funcionam bem, mas gastam muita energia da bateria.
Eu ainda mantenho o original no meu Monza, mas ele está nas últimas. Buchas gastas e escovas também nos mínimos.
Tenho guardados dois motores de arranque. Um Euro chinês e um Delco Remy. O Euro eu até instalei uma vez, mas removi porque apareceu um ruído estranho. Acaba que o ruído não era do arranque.
Comprei o Delco numa oferta imperdível de R$360,00, mas não tive até hoje disposição para instalar mais nenhum dos dois. Numa pesquisa recente encontrei o mesmo a R$580,00. Como tudo está subindo assustadoramente, já não deve mais estar a esse preço.
Terça feira vou ter que buscar essa disposição, pois meu motor não está girando bem na partida. Inicia o giro e faz um bruuuuum e pára. Acho que o arranque pifou de vez.
Sobre ser plug & play, o Euro é. Você tira o Bosch original e instala o Euro. Já o Delco exige uma pequena modificação, pois ele não possui um conector macho adequado ao conector fêmea do carro. Coisa boba.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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Re: Motor de Partida estala, mas não liga
Como disse, o meu atual é de um Vectra 2010, foi todo revisado em auto elétrica especializada em arranque. Funciona que é uma beleza, com até 11 volts na bateria ele gira forte. Olha que meu carro é carburador e a álcool.
Monza 91 automático (o melhor)
- LeoStrop
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Re: Motor de Partida estala, mas não liga
Pessoal, obrigado pelas dicas!
Tive que viajar a trabalho então está bem corrido.
Vou pesquisar a possibilidade de trocar só o automático que não é tão caro. O negócio e achar o modelo correto para servir no meu.
Assim que tiver mais tempo eu corro atrás disso e atualizo aqui, valeu!
Tive que viajar a trabalho então está bem corrido.
Vou pesquisar a possibilidade de trocar só o automático que não é tão caro. O negócio e achar o modelo correto para servir no meu.
Assim que tiver mais tempo eu corro atrás disso e atualizo aqui, valeu!
- Gilmar Martins
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Re: Motor de Partida estala, mas não liga
Olá pessoal, gostaria de aproveitar o tópico já que estamos falando sobre o motor de partida.
Seguinte: Meu Monza quando está frio o motor gira beleza, mas quando esquente fica muito pesado. Eu troquei a fiação do aterramento da bateria/motor/carroceria e deu uma melhorada. Porém essa semana fiquei à pé. Aconteceu que utilizei o possante em trajetos curtos dentro da cidade, e na hora que estava para ir para casa fui abastece-lo e daí veio a surpresa - o danado da partida não quis virar de forma alguma.
Contei com a ajuda do pessoal do posto para dar aquela "empurradinha" para o motor pegar.
No outro dia em casa com o motor frio o foi só dar dar partida que o "encrenqueiro" virou e fiz isso várias vezes; Já havia acontecido isso antes.
Bem com uma "coragem" para erguer o carro e tirar o arranque resolvi desmontar para ver se tem alguma coisa errada.
Conclusão: Aparentemente não tem nada de errado. Os enrolamentos estão todos bem, não há curtos ou rompimentos, a continuidade medida pelo multímetro está tudo ok. Há uma pequena folga na bucha traseira, mas longe de encostar o induzido na carcaça ou bobinas, não há indícios de que isso acontece.
Como eu nunca havia visto um arranque antes e sem experiência gostaria de alguma sugestão dos colegas. As escovas estão com cerca de 16 mm, tanto as do induzido como das bobinas de campo.
É isso.
Conto com as sugestões dos colegas.
Abraço.
Gilmar
Seguinte: Meu Monza quando está frio o motor gira beleza, mas quando esquente fica muito pesado. Eu troquei a fiação do aterramento da bateria/motor/carroceria e deu uma melhorada. Porém essa semana fiquei à pé. Aconteceu que utilizei o possante em trajetos curtos dentro da cidade, e na hora que estava para ir para casa fui abastece-lo e daí veio a surpresa - o danado da partida não quis virar de forma alguma.
Contei com a ajuda do pessoal do posto para dar aquela "empurradinha" para o motor pegar.
No outro dia em casa com o motor frio o foi só dar dar partida que o "encrenqueiro" virou e fiz isso várias vezes; Já havia acontecido isso antes.
Bem com uma "coragem" para erguer o carro e tirar o arranque resolvi desmontar para ver se tem alguma coisa errada.
Conclusão: Aparentemente não tem nada de errado. Os enrolamentos estão todos bem, não há curtos ou rompimentos, a continuidade medida pelo multímetro está tudo ok. Há uma pequena folga na bucha traseira, mas longe de encostar o induzido na carcaça ou bobinas, não há indícios de que isso acontece.
Como eu nunca havia visto um arranque antes e sem experiência gostaria de alguma sugestão dos colegas. As escovas estão com cerca de 16 mm, tanto as do induzido como das bobinas de campo.
É isso.
Conto com as sugestões dos colegas.
Abraço.
Gilmar
Vectra 97 GLS
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Re: Motor de Partida estala, mas não liga
Gilmar, se abateria e alternador e arranque estão OK, você já procurou ver a situação da linha de contato para o automático?
As vezes um simples e pequeno problema faz agente ter esse trabalho todo, se virou não suficiente (sem força) para virar o motor o problema é nele ou não tem bateria (tem voltagem mas não tem amperagem).
Essa de girar diferente quente e frio é na partida ou quando já está funcionando?
Normalmente quando quente ao dar partida e ele está pesado pode ser ponto de avanço (centelhando fora de tempo com oresto de combustível que não queimou) ou algum bico deixa passar combustível ao recarregar a linha, quando liga o contato e também pode ser demasia de vapor de óleo flutuando no coletor dando contra partida.
abs estamos ai
As vezes um simples e pequeno problema faz agente ter esse trabalho todo, se virou não suficiente (sem força) para virar o motor o problema é nele ou não tem bateria (tem voltagem mas não tem amperagem).
Essa de girar diferente quente e frio é na partida ou quando já está funcionando?
Normalmente quando quente ao dar partida e ele está pesado pode ser ponto de avanço (centelhando fora de tempo com oresto de combustível que não queimou) ou algum bico deixa passar combustível ao recarregar a linha, quando liga o contato e também pode ser demasia de vapor de óleo flutuando no coletor dando contra partida.
abs estamos ai
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