Carro não desliga a ventoinha

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Carro não desliga a ventoinha

Mensagem não lida por tyo »

Está ok mesmo, passou por uma ou 2 retificas. Eu aposta na bomba d'água ou tem entupimento em galerias. Foi usados parafusos novos no cabeçote?
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
JHOWD
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 11
Registrado em: 27 Set 2016, 04:32
Cidade: GUARULHOS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SL
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: GNV
Injeção: Carburador

Re: Carro não desliga a ventoinha

Mensagem não lida por JHOWD »

tyo escreveu: 13 Dez 2019, 13:44 Está ok mesmo, passou por uma ou 2 retificas. Eu aposta na bomba d'água ou tem entupimento em galerias. Foi usados parafusos novos no cabeçote?
Bomba d'água é nova, já toquei por outra também e nada, só pode ser entupimento em algum lugar ...
Avatar do usuário
JHOWD
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 11
Registrado em: 27 Set 2016, 04:32
Cidade: GUARULHOS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SL
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: GNV
Injeção: Carburador

Re: Carro não desliga a ventoinha

Mensagem não lida por JHOWD »

tyo escreveu: 13 Dez 2019, 13:44 Está ok mesmo, passou por uma ou 2 retificas. Eu aposta na bomba d'água ou tem entupimento em galerias. Foi usados parafusos novos no cabeçote?
Parafusos novos da marca Taranto.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Carro não desliga a ventoinha

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

JHOWD

Não ficou muito claro para mim o que está acontecendo com o motor do seu Monza.
Só entendi que o eletro ventilador do radiador, com carro parado, é acionado e desligado de maneira correta, e com carro andando ele é acionado e não desliga mais. Pane típica de hélice girando ao contrário. Mas você disse que está normal...

Sobre as temperaturas, não ficou claro se o motor está aquecendo além do normal.
O controle do eletro ventilador é feito através de um interruptor de temperatura (cebolão) no radiador. Esse cebolão é o correto para o carro? Outra coisa: foi medida a temperatura da água do radiador, com um termômetro a laser, no ponto onde fica o cebolão,?

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
JHOWD
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 11
Registrado em: 27 Set 2016, 04:32
Cidade: GUARULHOS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SL
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: GNV
Injeção: Carburador

Re: Carro não desliga a ventoinha

Mensagem não lida por JHOWD »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 13 Dez 2019, 17:39 JHOWD

Não ficou muito claro para mim o que está acontecendo com o motor do seu Monza.
Só entendi que o eletro ventilador do radiador, com carro parado, é acionado e desligado de maneira correta, e com carro andando ele é acionado e não desliga mais. Pane típica de hélice girando ao contrário. Mas você disse que está normal...

Sobre as temperaturas, não ficou claro se o motor está aquecendo além do normal.
O controle do eletro ventilador é feito através de um interruptor de temperatura (cebolão) no radiador. Esse cebolão é o correto para o carro? Outra coisa: foi medida a temperatura da água do radiador, com um termômetro a laser, no ponto onde fica o cebolão,?

Abs
Então o cebolão é o correto , ainda não medi a temperatura do cebolão, sem equipamento pra isso ..
É mas antes de fazer a as trocas de peças e retifica ele trabalhava normal , acionava a ventoinha e desligava e abaixava um ponto no painel de temperatura.
Agora a além da temperatura subir bem mais rápido do que antes a ventoinha não desliga e não sai do meio , se eu andar mas de 2 horas a temperatura sobe pro 3 ponto depois do azul e abaixa pro meio fica nessa até o 4 5 se deixar .
Como foi trocado o motor da ventoinha eu não sei se o rpm dela tá correto .
Mas amanhã vou ver certinho sobre a temperatura
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Carro não desliga a ventoinha

Mensagem não lida por tyo »

Está com quantos graus o avanço do distribuidor? O ponto muito adiantado causa isso também ou então é o motor da ventoinha errado mesmo, ou ainda entupimento mesmo.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
JHOWD
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 11
Registrado em: 27 Set 2016, 04:32
Cidade: GUARULHOS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SL
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: GNV
Injeção: Carburador

Re: Carro não desliga a ventoinha

Mensagem não lida por JHOWD »

tyo escreveu: 13 Dez 2019, 21:04 tá com quantos graus o avanço do distribuidor? ponto muito adiantado causa isso também ou então é o motor da ventoinha errado mesmo ou ainda entupimento mesmo.
Então estava fora de ponto, aí colocamos no ponto certo. O motor da ventoinha acho que não é, pois ele aquece rápido, coisa que não acontecia antes...
Agora entupimento? Onde será? O radiador é novo...
Onde pode ser?
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Carro não desliga a ventoinha

Mensagem não lida por tyo »

JHOWD escreveu: 13 Dez 2019, 21:36
tyo escreveu: 13 Dez 2019, 21:04 tá com quantos graus o avanço do distribuidor? ponto muito adiantado causa isso também ou então é o motor da ventoinha errado mesmo ou ainda entupimento mesmo.
Então estava fora de ponto, aí colocamos no ponto certo. O motor da ventoinha acho que não é, pois ele aquece rápido, coisa que não acontecia antes...
Agora entupimento? Onde será? O radiador é novo...
Onde pode ser?
Pode ser nas galerias do bloco. Pode ser que caiu sujeira lá dentro.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Responder