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Matéria original : viewtopic.php?f=15&t=28746
A função dos cabos de vela é a transmissão da alta tensão (12.000 À 30.000 Volts) produzido na bobina de ignição para as velas do motor.
Observo que no lançamento do Monza em 1982 não tinha a tecnologia de velas como a Grove/Bosch( 'V' invertido e no eletrodo massa) e o Green Plug/NGK 'V' no eletrodo central o que desloca a faisca para a lateral melhorando a ignição.

então o Gap recomendado era de 1,1 mm o que forçava a bobina de ignição conforme gráfico que segue

Qualquer anomalia em um dos cabos poderá provocar:
- Consumo elevado
- Dificuldade de partida;
- Falhas no funcionamento do motor;
Devido à alta tensão os cabos precisam ser resistivos para evitar ‘vazamento’ de alta frequência que pode interferir nos aparelhos eletrônicos do veículo, inclusive na UCE.
Para evitar isso há duas formas: terminais supressivos e ou cabos supressivos através de uma espiral de fio de níquel cromo fininho ao longo de todo o cabo.

O valor da resistência formada pelo níquel cromo, segundo a norma NBR 6880 é de 6 a 10 K ohms por metro.
A NGK indica para os cabos CS uma resistência de 7,5 K ohms por metro +/- 40%, significando o que segue:
7,5 x 1.4 = 10,5 K ohms (mais 40%)
7,5 x 0,6 = 4,5 K ohms (menos 40%)
Ou seja, 4,5 K a 10,5 K ohms por metro
A BOSCH indica para os cabos CS uma resistência de 9 a 23K ohms por metro

Calculando a resistência do cabo da Bobina de Ignição ao Distribuidor

Com um multímetro na escala de 20K ohms meça os cabos conforme figura

Se o resultado for igual a 1 significa que o cabo está com alta resistência acima dos 20K deve ser substituído.
Cabos trincados e ressecados devem ser substituídos.
Cabos de Vela NGK CS G65 Novos que eu medi apresentaram as seguintes resistências:
C. da bobina = 1,54;
1º cil = 4,87;
2º cil = 4,53;
3º cil = 3,21 e
4º cil = 2,53 K


ATENÇÃO: A medição é feita no eletrodo central.
A caneta do multímetro não deve encostar no eletrodo massa onde é descarregada a faísca.

VELAS NOVAS na caixa que eu medi apresentaram as seguintes resistências:
NGK = 4,36; 4,53; 4,60; 4,45 K
BOSCH = 5,05; 4,99; 7,79; 7,59 K
Se eu optasse por usar as velas Bosch eu formaria par com os cabos de menor resistência, isto é, com os cabos do 4º e 3º cilindros respectivamente 7,79K + C 2,53K; V 7,59K + C 3,21
Esse cuidado seria quase um preciosismo, mas, equilibraria a resistência em torno de 10K para cada cilindro.
Hoje 09.09.19 Corrigindo a bobagem que escrevi acima de formar um par de menor resistência. Pesquisando mais a fundo sobre a resistência dos cabos de velas, aprendi que a resistência normatizada pela NBR 6880 de 6,0 à 10 K ohms por metro é o mínimo aceitável para os cabos de velas e que deve conter possível 'vazamento' de alta tensão vindo da bobina de ignição até a temperatura de 150º C que poderia chegar próximo ao coletor de exaustão. Então a resistência do cabo entrega a tensão limpa vinda da bobina de ignição se não houver danos/ oxidação nos terminais e quebra no fio interno do cabo. Resumindo é resistência à fuga de tensão.
Porém a resistência das velas são importantes e não devem ser altas. Precisam estar entre 3,0 K ohms à 9,0 K ohms

Experiência que tive: vide tópico viewtopic.php?f=15&t=28746#p373812
Re: RESISTÊNCIA DOS CABOS DE VELAS E DAS VELAS
Mensagem por waldir » Ter, 03/06/2014 - 15:31 PM
Amigos,
Desde a semana passada tenho sentido cheiro de álcool pelo escapamento.
Poderia ser mistura rica, mas não mexi no potenciômetro do CO ainda está em 1,52 VDC
Juntamente com isso tenho percebido que o PTC (AQUECEDOR DO COLETOR DE ADMISSÃO)tem ficado ligado de 10 a 12 min,
isto significa que o líquido de arrefecimento está demorando para atingir 83ºC
Hoje resolvi buscar pelo defeito.
Imaginei que a VT está travando um pouquinho aberta. Tenho nos meus guardados uma Wahler usada que troquei por trocar (prevenção ...) coloquei a dita cuja.
Aproveitando o motor frio fui verificando as velas Bosch que coloquei em 04.12.13 (há 6 meses)
Medi a do 1º cilindro resistência 5,05 K
Medi a do 2º cilindro resistência 5,00 K
Medi a do 3º cilindro resistência 19,80K
Medi a do 4º cilindro resistência 7,71 K
Por achar essa discrepância optei por não checar a resistência dos cabos de vela.
Decepção, a vela Bosch aumentou demais a resistência e isto significa menor poder de 'faíscamento' e combustível sem queimar.
Como tinha um jogo novo de velas NGK green plug, substituí todas.
Por ter trocado a VT vou ficar sem saber corretamente se o atraso no aquecimento era a VT ou o motor funcionando com 3 velas e meia ?
Estou inclinado ao poder de fogo a menor que não transferia calor (70%) para o liquido de arrefecimento.
O PTC voltou a desligar com 7 minutos (no trajeto que faço) por observação do led piloto que instalei quando restabeleci o funcionamento há alguns anos.
A VT que tirei, vou dar uma limpada e guardar para qualquer eventualidade. Mas, vou também comprar uma nova da Wahler e deixar de espera, além de mais um jogo de velas. 14.01.2016
Atualizado em 08.09.2019
waldir