MÓDULO HEI “ATUALIZAÇÃO” FUNCIONAMENTO E DEFEITOS
Reeditado em virtude das fotos armazenadas no ImageShack e Tinypic não serem mais gratuitas e uma série delas se tornaram indisponíveis para veiculação automática (fotos não abrem) nas matérias que emiti aqui nos Monzeiros.
Funcionamento do Módulo HEI - High Energy Ignition
Fonte: Publicação da Oficina Brasil - Edição de Agosto de 2012. http://www.oficinabrasil.com.br autor Flavio Xavier - [email protected] e outras informações disponíveis na WEB
FUNCIONAMENTO DO MÓDULO HEI
Nesta matéria, veremos este componente utilizado nos modelos Kadett e Monza entre outros da GM com injeção eletrônica Delco Multec 700.
Este fica localizado embaixo da mesa do distribuidor, sendo basicamente, uma ignição eletrônica, enviando para a UCE os pulsos da bobina que indica o tempo certo para a centelha e os recebe devidamente corrigidos no momento de energizar a bobina de ignição (faísca).
O mesmo possui 8 pinos de ligação elétrica com o sistema de injeção do veículo, onde, a função de cada um destes, os diagramas correspondentes e os dados obtidos com a análise, veremos na sequência da matéria.
PINO B3 da UCE - LINHA DE MASSA (SINAL DE REFERÊNCIA BAIXA)
Ligado ao pino G do módulo HEI, é a linha de diagnóstico da massa de potência do módulo HEI.
A "UCE" mede a queda de tensão desta linha para determinar eficiência do aterramento para carga de bobina de ignição.
PINO D4 da UCE - CONTROLE DE AVANÇO DE IGNIÇÃO (SINAL EST OU ELETRONIC SPARK TIMING)
Ligado ao pino E do módulo HEI, é a linha de sinal que a UCE manda para o módulo HEI para "chavear" a base do transistor de potência para ignição.
Na partida, SOMENTE quando a rotação ultrapassar 450 'RPM’ e durante o funcionamento do motor a UCE envia o sinal de tensão de 5,0 volts DC através do terminal "D4" para o PINO E do modulo HEI.
PINO D5 da UCE - LINHA DE CONTROLE DE DESVIO DE COMANDO DO HEI (BY-PASS)
Ligado ao Pino B do módulo HEI é a linha de controle do circuito de potência de ignição. Durante a partida, enquanto a rotação do motor estiver abaixo de 450 RPM, o módulo HEI controla o avanço da ignição, com valor fixo em 10° APMS.
Quando a rotação ultrapassar acima de 450 RPM e durante o funcionamento do motor, a UCE envia um sinal de tensão de 5,0 volts DC (sinal de referência) através do terminal "B5" para o terminal "R" do modulo HEI. Este sinal desabilita o circuito de controle do módulo HEI, e a partir deste momento, a UCE assume o controle do avanço de ignição, através da saída EST (terminal D4 da UCE até terminal E do módulo HEI).
Quando houver falha nesta linha, o sinal NÃO chega até o modulo HEI, que ignora a linha EST, onde não vai haver correção de avanço de ignição (o ponto de ignição fica travado).
DIAGNÓSTICO DE DEFEITOS
TESTES PARA VERIFICAÇÃO DE DANOS NO MODULO HEI ANTES DE DESCARTÁ-LO
No conector da Bobina Impulsora pode ocorrer mal contato devido falha na crimpagem dos fios verde e branco nos terminais. Recomenda-se soldar os fios nos terminais. Durabilidade máxima da bobina Delphi é de 5 anos. Convém uma inspeção visual do isolamento da bobina a cada 2 anos.
*Antes de condenar o modulo HEI, teste as alimentações (12,0 Volts DC e massa da UCE);
*Se houver falha em um dos circuitos específicos verifique o mesmo quanto a falhas;
*Efetue o teste do transistor interno do módulo de potência (veja os testes dos transistores);
*Estando OK as alimentações da UCE e mesmo assim não havendo os 3 fatores citados ao mesmo tempo, há falhas no módulo HEI.
TESTE DO TRANSISTOR INTERNO DO MÓDULO HEI
*Desligue todos os conectores do módulo HEI;
*Ligar o multímetro na escala de TESTE de DIODOS;
*Meça a condução do transistor entre o Aterramento (PONTA VERMELHA) e o pino “C” (PONTA PRETA).
*Inverta as pontas do multímetro e meça a condução do transistor entre o pino “C” e o Aterramento.
*Ligue o multímetro na menor escala de RESISTÊNCIA ELÉTRICA
(200 ohms);
*Meça a resistência entre o aterramento e o pino “G”
Tampa do distribuidor trinca ou o rotor queima’: Ocorre quando o Relutor está fora da posição correta (veja abaixo).
O rasgo de encaixe do rotor deve estar alinhado com os 2 rebites de fixação da mesa.
O elemento mais importante para esta análise é a produção de um quadro que identifique e relacione entre si os problemas mais relevantes de cada sintoma de falha.
Por isso, é muito importante que o reparador entenda o funcionamento do sistema onde o defeito está envolvido, sem excluir dali os subsistemas auxiliares. Dessa forma, o caminho para o diagnóstico se torna cada vez mais facilitado.
ATUALIZADO EM 05.09.19
waldir
MÓDULO HEI “ATUALIZAÇÃO” FUNCIONAMENTO E DEFEITOS
- waldir
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MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
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Re: MÓDULO HEI “ATUALIZAÇÃO” FUNCIONAMENTO E DEFEITOS
hola buenas tardes. tengo un problema en mi monza, segun el mecanico hay que cambiar el distribuidor, que analisis se hace para determinar que el distribuidor ya no sirve, ya que aca estan muy caros $ 8.000 argentinos. espero la ayuda muchas gracias
- waldir
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Re: MÓDULO HEI “ATUALIZAÇÃO” FUNCIONAMENTO E DEFEITOS
É muito dificil dar problema no distribuidor: eixo, mesa com 4 hastes e relutor magnético trincado (veja a última foto da minha matéria)
O eixo e a haste ou relutor trincado só ocorre quando alguém vai trocar a bobina impulsora e não sabe desmontar e acaba danificando. Se alguma das 4 hastes da mesa ou o relutor magnético quebrar ou danificar muito o eixo a perda será total.
No mercado há distribuidor paralelo Qualitá, Euro, completo, ou seja: carcaça + tampa + bobina impulsora + modulo Hei montados com preços
de R$150,00 à R$200,00 2.100 à 2.800 pesos AR porém há que se acrescentar o frete.
Tenho notícia que para motores à gasolina (10º APMS) ou gasolina convertdo para gas eles funcionam. Porém para motores à Etanol é difícil de regular o ponto em 7º APMS.
Made in China
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... at0509-_JM?
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 82a867805e
Es muy difícil dar problemas en el distribuidor: eje (eixo), mesa con 4 varillas(hastes) y reluctor magnético agrietado (ver la última foto de mi artículo)
El eje y la varilla agrietada o el reluctor solo se producen cuando alguien cambia la bobina impulsor y no sabe cómo desmontarlo y terminar dañándolo. Si alguna de las 4 varillas de la mesa o el relutor magnético se rompen o dañan demasiado el eje, la pérdida será total.
En el mercado hay la marca Qualitá, e EURO, completo, es decir: carcasa + cubierta/tampa + bobina impulsor + módulo Hei ensamblado con precios
de R $ 150,00 a R $ 200,00 pero se debe agregar el flete.
Tengo noticias de que para los motores de gasolina (10º APMS) o gasolina convertida en gas funcionan. Sin embargo, para los motores de etanol es difícil establecer el punto en 7º APMS.
8.000 pesos argentinos es muy caro = R$ 570,00
O eixo e a haste ou relutor trincado só ocorre quando alguém vai trocar a bobina impulsora e não sabe desmontar e acaba danificando. Se alguma das 4 hastes da mesa ou o relutor magnético quebrar ou danificar muito o eixo a perda será total.
No mercado há distribuidor paralelo Qualitá, Euro, completo, ou seja: carcaça + tampa + bobina impulsora + modulo Hei montados com preços
de R$150,00 à R$200,00 2.100 à 2.800 pesos AR porém há que se acrescentar o frete.
Tenho notícia que para motores à gasolina (10º APMS) ou gasolina convertdo para gas eles funcionam. Porém para motores à Etanol é difícil de regular o ponto em 7º APMS.
Made in China
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... at0509-_JM?
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 82a867805e
Es muy difícil dar problemas en el distribuidor: eje (eixo), mesa con 4 varillas(hastes) y reluctor magnético agrietado (ver la última foto de mi artículo)
El eje y la varilla agrietada o el reluctor solo se producen cuando alguien cambia la bobina impulsor y no sabe cómo desmontarlo y terminar dañándolo. Si alguna de las 4 varillas de la mesa o el relutor magnético se rompen o dañan demasiado el eje, la pérdida será total.
En el mercado hay la marca Qualitá, e EURO, completo, es decir: carcasa + cubierta/tampa + bobina impulsor + módulo Hei ensamblado con precios
de R $ 150,00 a R $ 200,00 pero se debe agregar el flete.
Tengo noticias de que para los motores de gasolina (10º APMS) o gasolina convertida en gas funcionan. Sin embargo, para los motores de etanol es difícil establecer el punto en 7º APMS.
8.000 pesos argentinos es muy caro = R$ 570,00
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
- pipamonza
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Re: MÓDULO HEI “ATUALIZAÇÃO” FUNCIONAMENTO E DEFEITOS
Waldir muchas gracias.
voy a ver para comprar ahi como es el tema nunca compre desde Argentina a Brasil. Espero poder hacer por que aca es muy caro. Muchas gracias
voy a ver para comprar ahi como es el tema nunca compre desde Argentina a Brasil. Espero poder hacer por que aca es muy caro. Muchas gracias
- Luiz Carlos (Rio)
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Re: MÓDULO HEI “ATUALIZAÇÃO” FUNCIONAMENTO E DEFEITOS
Pipamonza
Eu comprei um distribuidor marca EURO e não fiquei satisfeito.
Produto de péssima qualidade.
Os dois problemas que o EURO tem são:
1- Não dá ajuste correto. Isso até pode ser corrigido, desmontando o conjunto do eixo e reposicionando.
2- O encaixe dos plugues elétricos do módulo HEI é ruim. Dá mau contato.
Além do acabamento ser muito ruim.
Sobre as outras marcas, EKlass, etc, não tenho informações.
O mecânico informou a você qual o problema que o seu distribuidor original tem?
Dependendo do problema, é melhor recuperar o mesmo, comprando peças avulsas, como bobina de pulsos, módulo HEI...
Já se o distribuidor tiver folga no eixo ou magneto quebrado, aí fica mais difícil.
Caso resolva mesmo comprar um distribuidor chinês, ele está à venda nessa loja. Foi nela que comprei meu Euro e um motor de arranque também Euro. Não sei se eles enviam para a Argentina, mas no site tem os contatos Whatsapp deles. São vários. Estão no canto superior direito da página.
https://www.autopecashorizonte.com.br/l ... dProd=1303
Abs
Eu comprei um distribuidor marca EURO e não fiquei satisfeito.
Produto de péssima qualidade.
Os dois problemas que o EURO tem são:
1- Não dá ajuste correto. Isso até pode ser corrigido, desmontando o conjunto do eixo e reposicionando.
2- O encaixe dos plugues elétricos do módulo HEI é ruim. Dá mau contato.
Além do acabamento ser muito ruim.
Sobre as outras marcas, EKlass, etc, não tenho informações.
O mecânico informou a você qual o problema que o seu distribuidor original tem?
Dependendo do problema, é melhor recuperar o mesmo, comprando peças avulsas, como bobina de pulsos, módulo HEI...
Já se o distribuidor tiver folga no eixo ou magneto quebrado, aí fica mais difícil.
Caso resolva mesmo comprar um distribuidor chinês, ele está à venda nessa loja. Foi nela que comprei meu Euro e um motor de arranque também Euro. Não sei se eles enviam para a Argentina, mas no site tem os contatos Whatsapp deles. São vários. Estão no canto superior direito da página.
https://www.autopecashorizonte.com.br/l ... dProd=1303
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
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