EFI 2.0 Alcool 92 - demora na aceleração

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
cdsouzabj
Mensagens: 5
Registrado em: 27 Ago 2019, 16:04
Cidade: Bom Jesus de Goiás
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza 650
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

EFI 2.0 Alcool 92 - demora na aceleração

Mensagem não lida por cdsouzabj »

Boa tarde aos colegas do fórum. Tenho um Monza 650, 92/93, injeção EFI a álcool e o carro é uma verdadeira relíquia, pois ficou guardado por 20 anos. Depois da aquisição, foi feita uma revisão básica, óleos, filtros, correias e tensores, velas, cabos de velas, porém, o carro sempre foi lerdo para desenvolver retomada de aceleração, um motor 2.0 precisa dar segurança para ultrapassagens em rodovias, coisa que esse Monza não dá, ele demora responder a aceleração, porém, depois de adquirida a velocidade ele mantém constante, na cidade não há falhas, porém, ele não tem uma aceleração de resposta rápida, gostaria da opinião dos senhores, se já passaram por algo parecido, pois é meu primeiro Monza e espero ficar com ele por muitos anos, mas essa lerdeza para andar, parece que estou andando num carrinho 1.0.

Grato aos participantes! :D
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: EFI 2.0 Alcool 92 - demora na aceleração

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Boa tarde.

Em geral, falta de desempenho no Monza tem causa na correia dentada fora de ponto (sincronismo do motor) ou na baixa pressão da linha de combustível. Outra possibilidade é o erro no ajuste de CO.

Fique atento! É comum reparadores experientes errarem o ponto da correia do Monza e, pior, acharem que estão corretos.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4217
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: EFI 2.0 Alcool 92 - demora na aceleração

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

cdsouzabj

Seu Monza tem tudo para ser um carro com desempenho à altura de um motor 2 litros.
É EFI, ou seja, o combustível é dosado de maneira eletrônica, o que se traduz em funcionamento otimizado em todos os regimes, desde a marcha lenta, meia aceleração até aceleração total.
É a álcool, ou seja, tem mais potência e torque do que o Monza à gasolina.
Monzas anteriores a 1995 possuem uma caixa de marchas mais reduzida, o que facilita as acelerações. Não tenho certeza se no Monza com motor à álcool isso também é verdade. No Monza à gasolina é. Já tive Monza 95 e agora tenho um 94. Nesse último eu sinto mais força nas acelerações, embora gaste mais combustível (pouca coisa) em regime de cruzeiro, em estradas.

Como disse o Carlos Freire, é preciso dar uma olhada no sincronismo de válvulas (ponto da correia dentada) e no ponto inicial do distribuidor (com lâmpada estroboscópica). Uma análise de índice de CO com equipamento adequado também é recomendada.
Além disso, como você disse que o carro ficou 20 anos parado, é conveniente fazer uma revisão geral no sistema de freios. Troca de fluido, etc.
Rolamentos das rodas também têm de ser verificados. Muito tempo parado pode comprometer o bom rolar do carro. Ele pode ficar preso.

No mais, quando você resolver isso, certamente não vai mais achar que tem um motor mil no seu Monza.

Abs e boa sorte. Seja bem vindo ao fórum.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: EFI 2.0 Alcool 92 - demora na aceleração

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Siga as orientações que os amigos acima sugeriram para você, e depois poste aqui os resultados .

Os Monzas 2.0 EFI álcool são muuuuuito potentes, tem muito torque e muito rápidos, impressiona qualquer um que andar mesmo quem tem carros novos, tem coisa muito errada aí, fiquei curioso com o diagnostico...

Boa sorte !
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Avatar do usuário
LeoStrop
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 113
Registrado em: 02 Jul 2018, 18:32
Cidade: Paraty
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: EFI 2.0 Alcool 92 - demora na aceleração

Mensagem não lida por LeoStrop »

cdsouzabj escreveu: 27 Ago 2019, 16:21 Boa tarde aos colegas do fórum. Tenho um Monza 650, 92/93, injeção EFI a álcool e o carro é uma verdadeira relíquia, pois ficou guardado por 20 anos. Depois da aquisição, foi feita uma revisão básica, óleos, filtros, correias e tensores, velas, cabos de velas, porém, o carro sempre foi lerdo para desenvolver retomada de aceleração, um motor 2.0 precisa dar segurança para ultrapassagens em rodovias, coisa que esse Monza não dá, ele demora responder a aceleração, porém, depois de adquirida a velocidade ele mantém constante, na cidade não há falhas, porém, ele não tem uma aceleração de resposta rápida, gostaria da opinião dos senhores, se já passaram por algo parecido, pois é meu primeiro Monza e espero ficar com ele por muitos anos, mas essa lerdeza para andar, parece que estou andando num carrinho 1.0.

Grato aos participantes! :D
Olha, tenho um Kadett 1.8 EFI a álcool, também é a minha primeira experiência com um Chevrolet dessa época.

O meu carro também ficou muito tempo parado, só tem 45 mil km. Quando comprei, ele também apresentava essa demora na resposta, até criei um
tópico sobre isso aqui no fórum. Quando se pisava no acelerador ele chegava a desacelerar na hora e depois ia ganhando rendimento até que disparava pra frente.

Fui trocando peças, medi a pressão da bomba nova (tudo certo em 2 bar). Até que troquei o bico e ai as coisas mudaram muito, o carro ficou quase 100%, mas ainda se pisar no acelerador com tudo ele ainda dá uma hesitada antes de começar a render, mas nada parecido com antes. O que falta mexer ainda é o regulador de pressão do tbi, mas como havia medido a pressão da linha e estava ok, deixei isso pra quando eu fosse retirar o tbi pra fazer uma limpeza, ainda mais pq é o regulador original e não tem como mudar a regulagem.

Eu acho que pode ter algo relacionado com o tanque de combustível também, talvez um pré filtro sujo ou algo do tipo. Noto que quando eu faço uma curva mais rápida, se estiver um pouco abaixo de meio tanque, ao sair da curva se eu acelerar forte o carro não sai do lugar, tenho que esperar alguns segundos até a linha "encher de novo" e ai fica tudo normal.

Sugiro vc verificar a parte de combustível ( pressão, vazão, estanqueidade ). Talvez até colocar um produto no tanque que faça limpeza nas linhas.

Verifique também se o seu coletor de admissão está esquentando bem (ele tem uma resistência elétrica pra isso). Coletor gelado não vai deixar o carro render mesmo.

Mas o mais importante com carros que ficam bastante tempo parados: Ande com ele, não faça viagens curtas tipo ir na esquina e voltar. Tente pegar uma estrada e de umas esticadas de vez em quando.
cdsouzabj
Mensagens: 5
Registrado em: 27 Ago 2019, 16:04
Cidade: Bom Jesus de Goiás
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza 650
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: EFI 2.0 Alcool 92 - demora na aceleração

Mensagem não lida por cdsouzabj »

Então, eu uso ele mensalmente para ir a Goiânia, moro a 200 km de lá, nesse momento ele está na oficina há mais de 10 dias, o mecânico conectou ele no scanner, todos os parâmetros normais, mas o problema continua, já foi feito testes de linha de combustível, pressões, bico injetor, velas, cabos, distribuidor, tbi completo, verificação do ponto do motor (correia dentada), e o problema persiste, dentro da cidade onde moro ao andar de 3ª marcha em giro baixo ele começa a engasgar, tenho que voltar pra 2ª, no asfalto ele demora deslanchar, mas quando ganha velocidade ele mantém, tem muita força para subir serras, mas se precisar baixar velocidade e em seguida precisar de retomada rápida para ultrapassar pode esquecer, não vai mesmo, parece um carro 1.0 mais frouxo do mundo!
Avatar do usuário
LeoStrop
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 113
Registrado em: 02 Jul 2018, 18:32
Cidade: Paraty
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: EFI 2.0 Alcool 92 - demora na aceleração

Mensagem não lida por LeoStrop »

cdsouzabj escreveu: 03 Set 2019, 13:32 Então, eu uso ele mensalmente para ir a Goiânia, moro a 200 km de lá, nesse momento ele está na oficina há mais de 10 dias, o mecânico conectou ele no scanner, todos os parâmetros normais, mas o problema continua, já foi feito testes de linha de combustível, pressões, bico injetor, velas, cabos, distribuidor, tbi completo, verificação do ponto do motor (correia dentada), e o problema persiste, dentro da cidade onde moro ao andar de 3ª marcha em giro baixo ele começa a engasgar, tenho que voltar pra 2ª, no asfalto ele demora deslanchar, mas quando ganha velocidade ele mantém, tem muita força para subir serras, mas se precisar baixar velocidade e em seguida precisar de retomada rápida para ultrapassar pode esquecer, não vai mesmo, parece um carro 1.0 mais frouxo do mundo!
Entendi,

Esses tipos de problemas são os mais chatos de identificar, realmente tem que ir em item por item pra ver se está tudo em ordem.

Pode ser que o etanol não esteja vaporizando direito, verificou se o coletor de admissão esquenta bem? Pede para o seu mecânico verificar os conectores dos sensores também, se algum apresenta mal contato. Se tiver um bico igual o seu para fazer um teste , seria uma boa ajuda colocar no seu carro e testar pra ver s tem alguma diferença. Como está o consumo? O carro exala muito cheio de álcool quando dá essas engasgadas ou nas retomadas?

Já foi feito um teste de compressão nos cilindros?
cdsouzabj
Mensagens: 5
Registrado em: 27 Ago 2019, 16:04
Cidade: Bom Jesus de Goiás
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza 650
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: EFI 2.0 Alcool 92 - demora na aceleração

Mensagem não lida por cdsouzabj »

A saga continua, verificados e trocados para conferencia:
Medido pressão de combustível em todo sistema;
troca da bomba por outra para avaliar, nada ocorreu;
limpeza no tanque e pescador, não havia sujeira;
teste no bico injetor, teste com outro bico novo;
troca do regulador de pressão no TBI, testado 3 modelos diferentes;
troca sensor posição borboleta
troca do TBI completo para testes;
troca do módulo de injeção por outro devidamente ressetado para testes;
troca do chicote de injeção por outro de testes;
medição das taxas de compressão dos cilindros;
troca de velas e cabos para testes;
troca do distribuidor para testes;
No scanner tudo aparenta leitura dentro dos padrões, enfim, nenhuma resposta até agora, e o problema continua, o Monza parece um Corsa 1.0...
Responder