Coxins, calços do motor e câmbio

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Coxins, calços do motor e câmbio

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Pessoal aqui é um fórum onde pode haver discussão com respeito. Muitos podem concordar ou não com que escrevemos por isso se chama fórum de discussão...

Dutra, você não precisa se afastar do fórum por conta dessa conversa, que se tornou um pouco calorosa.

Creio que todos nós podemos conviver bem no fórum concordando ou não com a resposta do colega, desde que tenha respeito entre as partes.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Filipe R
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 22
Registrado em: 31 Jan 2019, 00:12
Cidade: Salto
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Coxins, calços do motor e câmbio

Mensagem não lida por Filipe R »

De fato, criei o tópico para pedir uma ajuda e constar a valiosa informação trocada no fórum.
Enfim... Acabei trocando os 3 coxins do meu Monza 94, por Axxios, mas está muito ruim! É engatar uma segunda e acelerar que o carro acelera em vai-e-vem... Numa situação dessas, tenho que acelerar beeem de leve. Chega a ser cansativo e desprazeroso. Meu Monza é muito bom, mas não conheço alguém com experiência em Monza, que tenha um no estado de conservação do meu, que possa até dirigi-lo e me dar uma luz...
Será que alguma outra marca teria a borracha mais firme? Talvez o Getoflex? Ou é pior que Axxios?
Muito obrigado pela ajuda.

Carlos A. Freire escreveu: 23 Jun 2019, 17:32 Pessoal aqui é um fórum onde pode haver discussão com respeito. Muitos podem concordar ou não com que escrevemos por isso se chama fórum de discussão...

Dutra, você não precisa se afastar do fórum por conta dessa conversa, que se tornou um pouco calorosa.

Creio que todos nós podemos conviver bem no fórum concordando ou não com a resposta do colega, desde que tenha respeito entre as partes.

Abs,

Carlos Freire
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Coxins, calços do motor e câmbio

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Já usei coxins original GM das marcas Axxios Monroe e GM da Getoflex. Já usei de ambas as marcas sem o logo GM e em nenhum caso tive problemas ou diferenças em usar uma marca ou outra ou ser Genuíno GM ou sem estar com o logo. Nunca usei de outra marca, pois sempre fiz questão de ser uma das duas.
Será que seu problema agora é coxim de motor e câmbio? Avaliou direito o defeito e os suportes estão bem fixos?
Já tive problema de o carro ficar dando "cabeçada" e era a mangueira do MAP com líquido dentro. Será que não é o seu caso? Não custa verificar.
O motivo de entrar esse líquido na mangueira até hoje não descobri e, de tempos em tempos eu removo a mangueira do MAP para conferir. Algumas vezes não tem nada e outras tem líquido, mas em pouca quantidade o que ainda não afeta o desempenho do motor.
Para verificar, tem que soltar a mangueira e assoprar em direção a uma das mãos.

As cabeçadas que o carro dava eram horríveis, parecia que não sabia dirigir, principalmente em trânsito lento. Parecia que iria estourar todos os coxins do motor e o motor iria cair, rs!
O pior que foi a dificuldade em avaliar o problema, pois no scanner não aparecia o defeito e todos os sensores estavam trabalhando dentro dos parâmetros normais. Só descobri ao soltar o conector do MAP e o carro ficou bom, o motor estava devidamente aquecido, a luz de anomalia da IE acendeu e a uCE adotou valores médios para esse sensor.
Achei que fosse defeito do sensor e ao verificar a mangueira se estava furada ou obstruída saiu muito líquido de dentro.
Montei, novamente, fiz o reset da memória da UCE e não tive mais problemas, mas como disse, de tempos em tempos eu confiro essa mangueira.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Filipe R
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 22
Registrado em: 31 Jan 2019, 00:12
Cidade: Salto
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Coxins, calços do motor e câmbio

Mensagem não lida por Filipe R »

Nossa, Carlos... Será que é isso? Essas "cabeçadas" parecem ser, de fato, o comportamento de meu Monza. Existe algum esquema que eu possa seguir para fazer o procedimento? Sou leigo em mecânica, apesar de apreciar. Se não tiver, eu levo no mecânico e peço para ele dar una olhada no que comentou.
Muito obrigado por toda paciência e ajuda.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Coxins, calços do motor e câmbio

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Filipe R escreveu: 07 Jul 2019, 10:23 Nossa, Carlos... Será que é isso? Essas "cabeçadas" parecem ser, de fato, o comportamento de meu Monza. Existe algum esquema que eu possa seguir para fazer o procedimento? Sou leigo em mecânica, apesar de apreciar. Se não tiver, eu levo no mecânico e peço para ele dar una olhada no que comentou.
Muito obrigado por toda paciência e ajuda.
Felipe é bem simples. O sensor MAP fica fixado na parte de baixo do compartimento do filtro de ar, lado direito. Nele há um chicote com conector para 3 fios e uma mangueira conectada na base do TBI. É só remover a mangueira do MAP e do TBI e verificar se tem algo dentro, se está livre ou furada. Assopre em uma ponta com a outra ponta voltada para a outra mão.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Filipe R
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 22
Registrado em: 31 Jan 2019, 00:12
Cidade: Salto
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Coxins, calços do motor e câmbio

Mensagem não lida por Filipe R »

Carlos, analisei a mangueira conectada ao sensor MAP, pareceu desobstruída e com boa passagem interna. Fiz manutenção detalhada nele, logo, acredito que o mecânico teve o cuidado de verificar as mangueiras e conexões. Pelo que analisei lendo seu texto novamente, depois de ter dado uma olhada no Monza, meio desanimado (rs!), confesso que acho ser algo diferente das tais "cabeçadas", que parecem ser fortes trancos. No caso de meu auto, não há trancos, mas sim uma sacodida leve em vai e vem, um balanço, ao reacelerar o carro em alguma marcha de retomada. É um pouco difícil de explicar. :( Pesquisei no fórum todo, no YouTube, em sites sobre o Monza... Não identifico algum problema similar ao do meu Monza. Talvez seja implicância e perfeccionismo meu. Afinal, trata-se de um auto nos seus 26 anos. Como no mencionado balanço noto uma leve movimentação da alavanca de câmbio, talvez sejam os coxins moles mesmo, de qualidade inferior mesmo que originais, que associados ao desgaste natural das peças, agrava o problema. Também chego a pensar que, como o motor é transversal, tende a girar na mesma direção do torque causando esse efeito de balanço mais proeminente do que um motor longitudinal. É isso que consigo concluir.
Agradeço a paciência e inestimável ajuda.
Carlos A. Freire escreveu: 07 Jul 2019, 06:52 Já usei coxins original GM das marcas Axxios Monroe e GM da Getoflex. Já usei de ambas as marcas sem o logo GM e em nenhum caso tive problemas ou diferenças em usar uma marca ou outra ou ser Genuíno GM ou sem estar com o logo. Nunca usei de outra marca, pois sempre fiz questão de ser uma das duas.
Será que seu problema agora é coxim de motor e câmbio? Avaliou direito o defeito e os suportes estão bem fixos?
Já tive problema de o carro ficar dando "cabeçada" e era a mangueira do MAP com líquido dentro. Será que não é o seu caso? Não custa verificar.
O motivo de entrar esse líquido na mangueira até hoje não descobri e, de tempos em tempos eu removo a mangueira do MAP para conferir. Algumas vezes não tem nada e outras tem líquido, mas em pouca quantidade o que ainda não afeta o desempenho do motor.
Para verificar, tem que soltar a mangueira e assoprar em direção a uma das mãos.

As cabeçadas que o carro dava eram horríveis, parecia que não sabia dirigir, principalmente em trânsito lento. Parecia que iria estourar todos os coxins do motor e o motor iria cair, rs!
O pior que foi a dificuldade em avaliar o problema, pois no scanner não aparecia o defeito e todos os sensores estavam trabalhando dentro dos parâmetros normais. Só descobri ao soltar o conector do MAP e o carro ficou bom, o motor estava devidamente aquecido, a luz de anomalia da IE acendeu e a uCE adotou valores médios para esse sensor.
Achei que fosse defeito do sensor e ao verificar a mangueira se estava furada ou obstruída saiu muito líquido de dentro.
Montei, novamente, fiz o reset da memória da UCE e não tive mais problemas, mas como disse, de tempos em tempos eu confiro essa mangueira.

Abs,

Carlos Freire
Avatar do usuário
Filipe R
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 22
Registrado em: 31 Jan 2019, 00:12
Cidade: Salto
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Coxins, calços do motor e câmbio

Mensagem não lida por Filipe R »

Boa tarde.

Entre todas as tentativas de "acertar" o problema de meu Monza (o carro tem um balanço irritante em retomadas, durante a aceleração e isso acontece após trocas dos 3 calços ainda originais de fábrica por 3 Axxios/Monroe), entrei em contato com a Axxios, que me pediu os códigos das peças. Enviei os que tinha em mãos, do Kit que comprei: 0556 - Dianteiro direito do motor c/ar, 0557 - traseiro do motor e 0559 - Dianteiro esquerdo do motor.
Ocorreu que o atendente me passou a informação de que o 0559 - dianteiro esquerdo do motor, não aparece no catálogo Axxios como peça para o Monza tubarão, mas somente para a linha Kadett e Ipanema. Questionei o atendente sobre qual seria o correto para o Monza, no que ele me disse que a Axxios não produz o mencionado para o Monza. Nesta mesma resposta, ele afirmou que a dureza das borrachas variam de carro para carro, mesmo o Kadett e derivado sendo equipados com motor similar.
A pergunta que me ocorre é: seria essa diferença em dureza da borracha dos coxins verdade ou erro de catálogo da Axxios? Em todas as lojas online que chequei, o coxim dianteiro esquerdo é vendido como para os três automóveis - Monza, Kadett e Ipanema.
Obrigado!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Coxins, calços do motor e câmbio

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

93201397 - COXIM do suporte dianteiro LE - Monza de 91 a 96 e Calibra 94 e 95.

52272841 - COXIM do suporte dianteiro LE - Kadett de 89 a 98

Confesso que não sabia dessa diferença e acreditava ser igual ao do Kadett. O coxim dianteiro esquerdo eu troquei uma vez mas não me lembro se foi original GM Axxios ou Getoflex. O traseiro sempre usei GM e o dianteiro direito, usei GM< Axxios e Getoflex, sendo o Getoflex que está no momento.

O fato é que não pelo problema que está passando e o dianteiro direito é o coxim que mais estraga no meu Monza.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder