Kadett EFI não funciona.Tudo novo

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
Oliveira kadettt
Mensagens: 6
Registrado em: 16 Mar 2019, 10:39
Cidade: Guarulhos
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Kadett EFI não funciona.Tudo novo

Mensagem não lida por Oliveira kadettt »

BOA NOITE PESSOAL... Não tenho um Monza, tenho um Kadett 92 EFI gasolina. sei que o grupo é para monzeiros mais não achei grupos bom de Kadett

Então, o meu Kadett eu fui trocar a bobina de ignição do distribuidor e coloquei certinho, não perdi o ponto do distribuidor coloquei do mesmo jeito que tirei e troquei as velas, coloquei bosch. Beleza, o carro deu partida mais não funcionou e a ventoinha disparava quando dava partida, pensei que tivesse queimado o modulo HEI.
Troquei o modulo hei e nada do carro pegar e acabei trocando o distribuidor inteiro. Nada do carro pegar... Estou desesperado, a bomba de combustível é nova e filtro também. Está injetando gasolina normal, mais não funciona, os cabos são novos também sensor MAP novo. Verifiquei o aterramento esta tudo certo e fiz um aterramento no distribuidor por desencargo e nada... Agora quando eu tento ligar a ventoinha não dispara mais. Disseram que esta fora de ponto mais não tenho certeza... Alguém pode me dar uma luz? Por favor :cry:
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Kadett EFI não funciona.Tudo novo

Mensagem não lida por dutra s a »

Bem vindo!

Para começar, se ao instalar o HEI passar pasta demais, você corre o risco de cortar o aterramento dele e nisso, não ira funcionar, nem bico nem bomba nem faísca, pois o aterramento dele é nos furos por onde passam os parafusos. Mas, se tem combustível sendo injetado e não pega fogo por falta de faísca, algo esta errado com o HEI ou bobina de ignição. Sem contato do HEI ou da UCE e as vezes na cabeça dos conectores do HEI e da bobina de ignição, por estar ressecado pode esta partido e foi a chance de mexer para danificar mais ainda e, até a tampa do distribuidor com problemas nos pinos, rotor (cachimbo) ruim não transportando faísca, mesmo sendo novos, então deve fazer os testes.
Aqui sobre o modo correto do modulo HEI ser instalado você encontra de tonelada.

Não disse o motivo para trocar a bobina elétrica, etc... Como disse que não perdeu o ponto do distribuidor, será que não esta confundindo bobina impulsora que fica dentro do distribuidor com bobina elétrica de ignição, que é fora?

A bobina impulsora com problema não deixa funcionar as três coisas que mencionei acima, pois dependem dela e O HEI para funcionar.

A ventoinha dispara normalmente quando se desconecta a tomada do sensor de água ou quando atinge a temperatura para ser acionada, não por estar fora de ponto.

Se trocou a bobina impulsora deve ficar atento na retirada e recolocação da base que se encaixa no comando de válvula, ela tem 2 dentes de encaixe e são fora de centro, se montar invertido o carro não pega e ser pegar vai dar estouros e falhar

Obs: existe o clube e fórum do Kadett caso lhe interesse, rsrs!

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Oliveira kadettt
Mensagens: 6
Registrado em: 16 Mar 2019, 10:39
Cidade: Guarulhos
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Kadett EFI não funciona.Tudo novo

Mensagem não lida por Oliveira kadettt »

Então amigo. Eu troque a bobina impulsora que fica dentro do distribuidor que tem um fio verde e outro branco certinho. A antiga estava esfarelando e o carro estava falhando, depois que o carro não funcionou eu fiz a troca do módulo HEI passei pouca pasta e fiz aterramento do negativo no motor e nada, ai comprei outro distribuidor completo fiz o aterramento do módulo HEI e nada, as velas são novas também.
Encaixei certinho os dentes do distribuidor no comando ficou encaixado sem perder a marcação.
Minha última tentativa vai ser trocar a bobina de ignição pra ver.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Kadett EFI não funciona.Tudo novo

Mensagem não lida por dutra s a »

Encaixar os dentes da base do distribuidor no comando é fácil, o problema é estar invertido pois é fora de centro esses dentes. Por isso muitos antes de tirar fazem um rasgo (marcação) alinhando essa base com a ponta do eixo do distribuidor para quando remontar estar devidamente na posição certa.

Sobre o HEI, não sei o quanto é esse pouco de pasta que voce diz, mas é aconselhável passar numa espessura de uma lamina de estilete não alcançando os buracos por onde passam os parafusos de fixação e por que?

No HEI o aterramento é pela sua chapa traseira, por onde passa os parafusos existem uma espece de casca de latão (parece casca de rebite) e essas cascas apenas são encostadas na chapa traseira, não são soldados e nisso uma sujeira, óleo e etc... Como pasta em demasia por exemplo, corta esse contato lembrando que esse contato não é nos 2 buracos e sim em apenas 1, tanto que essa pasta em demasia faz o efeito contrário, não dissipando o calor do HEI e, na quantidade certa, quando fixar no distribuidor a pasta se espalha não chegando nas fixações.

Também deve ficar atento nas tomadas que vão no HEI > de 4 pinos > de 2 pinos da bobina elétrica e > 2 pinos da impulsora, nas tomadas que vão na bobina elétrica > seu encaixe: Se os dentes estão na posição correta e íntegros, se os fios entrando nas tomadas não estão quebrados isso vale pro HEI também.

Nessas tomadas em geral, uma minima folga vira uma dor de cabeça a ponto de achar que a peça está com defeito.

Mas, como voce disse que esta enviando combustível e não tem faísca e, também já aconteceu comigo e o mestre Freire me salvou, talvez o HEI não esta chaveando para acionar a bobina elétrica, na minha vez eu tinha 4 HEI's, nessas condições e sem acreditar, rsrsr!

Um modo simples de fazer o teste:

- Tire a tampa do distribuidor e o cachimbo

- Arrume um cabo de vela com uma vela na ponta e bote na bobina eleúrica estando a rosca da vela bem aterrada mesmo ,

- Puxe o eixo estrela do distribuidor desencaixando do comando e gire, estando o distribuidor fixado no motor e ligado a impulsora no HEI como deve estar.

- Ligue o contato e com a mão gire o eixo para os dois lados como só encaixa de uma forma, não tem risco de encaixar ao contrário, e nisso, ira ver se aciona a bomba, o bico e se tem faísca

Obs: Há relatos em que algumas bobinas impulsoras tinham que inverter os contato no HEI para funcionar. Comigo já aconteceu, mas faz anos e fique esperto nisso, pois é raro acontecer, mas não impossível.

A tampa do distribuidor é mais fácil, usando uma lampada ou caneta de teste ou multímetro, usando a bateria do carro encostando os pinos (1 por vez) e do outro lado com o teste fazendo contato para ber se passa corrente, se não passar ta danificado.

A bonina impulsora não tem essa de o carro falhar. Ou funciona ou não funciona.

Contatos de aterramentos devem estar bem limpos mesmo e também se os cabos seguem a ordem de ignição na tampa do distribuidor.

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 729
Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
Cidade: Itanhaem
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Kadett EFI não funciona.Tudo novo

Mensagem não lida por mspagiari »

Uma dica muito importante do amigo Carlos q eu uso, se ao virar a chave (durante a partida) não ouvir barulho da bomba injetando, pode partir para impulsora, HEI ou mau contato nos chicotes do conjunto, pois não está sendo enviado sinal a bobina para a faísca.

Eu tb troquei a impulsora do meu, mas fiz a marcação antes para não errar a posição da montagem no distribuidor.

Outra coisa é ficar dando partida direto vai encharcar as velas de combustivel e aí não pega mesmo.

Faz um teste, ao virar o motor de arranque se ouvir o zunido da bomba confirme se há faísca se houver, pode retirar velas e limpar, no meu caso era isso, de tanto tentar fazer pegar encharcou velas. Se não ouvir aí é o q mencionei acima.
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
Oliveira kadettt
Mensagens: 6
Registrado em: 16 Mar 2019, 10:39
Cidade: Guarulhos
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Kadett EFI não funciona.Tudo novo

Mensagem não lida por Oliveira kadettt »

Então eu não passei muita pasta térmica no modulo parte da chapa esta encostada no distribuidor e fiz o aterramento com um fio certo.
Eu testei 3 módulos HEI um da Magnetti Marelli que já estava no carro, um da E-Klass que acabei comprando novo e o que tem no distribuidor novo que comprei é da EURO.

A bomba de combustível esta fazendo o zunido normal, sim acabou encharcando as velas mais eu limpei varias vezes e as velas são novas da Bosch.

A bobina impulsora estava esfarelando e sujando a tampa do distribuidor por dentro e o carro estava falhando e desligando.

Eu fiz o teste na bobina de ignição e sai faísca normal agora não sei dizer se é uma faísca necessária para o distribuidor.

Eu tive que inverter os fios da bobina impulsora que é da marca EURO (chinesa), porque realmente vem invertido por ser fabricação chinesa já tinha visto isso em alguns relatos.

Já fiz uma busca nos fios da bobina e esta tudo certo sem corte ou quebrado .

Eu demorei muito pra trocar a bobina impulsora e as velas. As velas antigas chegam estar queimadas do lado, será que acabou danificando a bobina de ignição? Por essa demora da troca.
Oliveira kadettt
Mensagens: 6
Registrado em: 16 Mar 2019, 10:39
Cidade: Guarulhos
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Kadett EFI não funciona.Tudo novo

Mensagem não lida por Oliveira kadettt »

Eu coloquei outro distribuidor novo como já relatei antes .
Avatar do usuário
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 729
Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
Cidade: Itanhaem
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Kadett EFI não funciona.Tudo novo

Mensagem não lida por mspagiari »

A faísca da bobina tem de ser forte geralmente de cor azul, se saltar uma faísca fraca laranja ou amarelada pode ser bobina ruim. Faz tempo q trocou a bobina? No meu caso troquei a bobina por uma nova também, pois a minha estava velha e fraca.

A faísca q vc fala é a q está chegando nas velas? A posição dos cabos de velas está correta? 1-3-4-2?

Tente pedir uma bobina emprestada para verificar e ter certeza. Se montou td correto no distribuidor e há faísca nas velas (boas) e combustível, teoricamente teria de ligar sim, supondo q o carro está no ponto correto.

Talvez seu caso seja como o meu, bobina impulsora ruim esfarelando... Troquei seguindo instruções aqui no fórum e videos no youtube.

Não foi difícil, porem, o mais importante foi a marca q fiz para não inverter na hora de remontar o distribuidor no lugar. Porem o carro continuava não pegando.... Percebi q a faísca estava fraca (alaranjada) e troquei por uma bobina nova Bosch (a minha estava muito velha, nunca tinha trocado)...

O carro ameaçou a pegar e depois pegou falhando. Eram as velas encharcadas de combustível, tirei todas, sequei e recoloquei. Pegou de primeira.
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
Responder