Kadett EFI não funciona.Tudo novo

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
Oliveira kadettt
Mensagens: 6
Registrado em: 16 Mar 2019, 10:39
Cidade: Guarulhos
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Kadett EFI não funciona.Tudo novo

Mensagem não lida por Oliveira kadettt »

Então, o meu caso esta sendo da mesma maneira e acabei colocando um distribuidor novo e nada. Realmente a bobina esta velha e a faísca está amarelada. Eu vou comprar uma bobina de ignição nova e boa. Tomara que seja isso, porque todo o resto esta novo e instalado corretamente. Depois que fizer o teste com a bobina nova eu relato aqui. Mais por hora obrigado amigo.
Oliveira kadettt
Mensagens: 6
Registrado em: 16 Mar 2019, 10:39
Cidade: Guarulhos
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Kadett EFI não funciona.Tudo novo

Mensagem não lida por Oliveira kadettt »

Coloquei a bobina de ignição nova e nada do carro funcionar... Agora sim tá tudo novo e nada de funcionar.

Por favor, alguém pode me dar uma dica?
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Kadett EFI não funciona.Tudo novo

Mensagem não lida por dutra s a »

Bom, você botou a bobina de ignição nova e o restante é tudo novo, mas depois que botou a bobina nova verificou se tem faísca (independente da cor) e bico injetando?

Esse carro está com aterramento bom no bloco ou cabeçote?

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Kadett EFI não funciona.Tudo novo

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Pelo o que entendi, o defeito começou depois que trocou a bobina impulsora. Caso afirmativo, é lá que está seu problema.
Não recomendo a troca de peças boas por peças novas. Esse procedimento só aumenta o custo e o tempo da manutenção; Peças novas podem apresentar defeitos ou serem mal aplicadas colocando mais defeito ao que já está, dificultando ainda mais a avaliação do reparador.

Esse distribuidor novo, colocou em outro carro para saber se funciona bem? Verificou no positivo da bobina de ignição e no módulo HEI se chega 12V?

Verificou se está sendo gerado e a UCE recebe sinal de rotação do motor?

A avaliação deve seguir critérios e os passos conforme o início de funcionamento. Não adianta começar pelo fim...

Aqui no fórum temos vários tópicos explicando como verificar sinal de rotação, verificar aterramentos, sobre o mesmo sintoma, que pode ter causa em vários defeitos, com defeitos e soluções...

Use a ferramenta de pesquisa deste fórum para encontrar essas informações, que serão muito uteis nessa manutenção.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4217
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Kadett EFI não funciona.Tudo novo

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Oliveira

Sua cabeça deve estar girando com tantas sugestões.

O sistema EFI do Monza/Kadett tem suas peculiaridades, nem sempre bem explicadas e entendidas.
Muita gente substitui a bobina de pulsos (também chamada de bobina impulsora) por ela estar com o revestimento de pano desmanchando. Isso não é motivo para troca, pois o pano é só um isolante térmico e proteção dos fios esmaltados da referida bobina. O isolamento elétrico é feito pelo esmalte que reveste os fios. Como a bobina está dentro do distribuidor, não há o perigo de alguma coisa ofender o esmalte e prejudicar o isolamento.
Quando se substitui uma bobina de pulsos que está funcionando bem, corre-se vários riscos.
Um é comprar uma bobina vagabunda.
Outro é comprar uma bobina com a polaridade invertida no conector
Comprar uma bobina boa (Delphi, por exemplo), mas cujo conector tenha sido mal crimpado. Ocorreu com o Carlos Freire.
Outra é, na hora da troca, prejudicar outro componente do distribuidor. No meu caso, precisei dar tanta pancada para remover o pino do eixo que acabei prejudicando o contato elétrico da carcaça do distribuidor. Precisei depois disso instalar um fio massa externo.

Como o seu problema iniciou depois da troca da pequena bobina, é muito provável que o problema esteja nela. Pelo menos até você ter dito que substituiu o distribuidor e o problema continuou.
Se o distribuidor que você instalou foi testado antes em outro carro (ele pode estar em pane também), aí a coisa descamba para componentes externos ao distribuidor.
É necessário seguir um roteiro, como disse o Carlos Freire.

Verifica-se se chega corrente na bobina de alta tensão ao girar a chave de ignição, por exemplo.
De nada adianta trocar a bobina de alta tensão, por exemplo, se ela não está recebendo corrente.
Ela pode estar recebendo corrente mas sua ligação com o HEI pode estar com mau contato. Aí ela não chaveia corretamente. Sem chaveamento não há alta tensão e nem centelha.
Então, é necessário verificar todas as conexões existentes no sistema de ignição. Fios partidos (pode ser internamente, não sendo visível), plugues com mau contato ou mal crimpados.

Você tem de seguir uma sequência de análise. Não deve sair substituindo peças sem critério. Isso é uma recomendação que sempre fazemos aqui no Monzeiros. Gasta-se dinheiro e às vezes não se chega a uma conclusão definitiva sobre o que estava realmente em pane.

Uma confusão que muito fazem é quando a bomba de combustível não funciona aqueles 2 segundos ao girar a chave de ignição sem dar no arranque. Se não funcionar, o HEI não tem nada com isso. Esses 2 segundos são automáticos. O HEI é responsável pelo funcionamento depois dos 2 segundos, se o motor de arranque estiver girando. Aí, se o HEI e demais componentes estiverem bons, teremos a bomba funcionando sem limitação de tempo, a válvula injetora (também chamada de bico injetor) "cantando" e centelhas nas velas.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 729
Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
Cidade: Itanhaem
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Kadett EFI não funciona.Tudo novo

Mensagem não lida por mspagiari »

Sei q este problema é chato, passei por isto durante uma semana para resolver com ajuda do pessoal aqui e buscas na internet.

Será q não é o distribuidor adquirido q está com defeito ou mau instalado? Vi um caso na internet parecido com o seu e era distribuidor com problema.

Verificou tb:

Faísca no momento da partida nas velas?
Ponto do motor está ok?
Motor de arranque?
sensor de temperatura?
Alarmes ?
Filtro de combustivel?
Velas?
Bateria?


Testes com multimetro tb ajudaram muito.

Como disseram os amigos tem várias causas para o motor não pegar, desde bomba de combustivel, ponto incorreto, parte elétrica a um simples aterramento, q produzem este defeito.

Passei por isto há uns 2 meses e pensei até na correia dentada ter pulado ou quebrado, tirei a capa e verifiquei tudo, mas no meu caso era bobina impulsora e a bobina principal q estavam ruins, troquei tb o filtro de combustivel.

Ressalto q eram peças velhas desgastadas e q já estava na hora de trocar mesmo.

Mesmo depois disso tudo verificado pegou falhando muito devido a velas encharcadas, q tive de tirar e secar.

O teste da faísca é muito importante. Se houver faísca durante a partida nas velas (e elas estiverem boas) e o bico estiver injetando, teria de pegar. Talvez algo de errado na montagem ou defeito no distribuidor q vc instalou, ponto ou correia dentada.


Tentou alterar o ponto no distribuidor q instalou para um teste?

No meu caso deixei o distribuidor original e troquei apenas a impulsora.



Certa vez tive um puma conversivel q morria do nada e sem motivo algum, simplesmente morria...

Na época gastei uma $$$$ em mecanicos, troquei tudo, mas tudo mesmo, mandei limpar e regular carburador, nesta época entendia muito pouco de mecanica hj entendo um pouquinho depois de tanto gastar com "mexanicos", rs...

Qdo certa vez na marginal pinheiros cortou do nada de novo e ainda na pista da esquerda, fiquei p... na época estava com meu saudoso pai ao lado...

Um mecanico de beira de estrada veio oferecer ajuda e eu disse q ninguem achava o tal defeito, q já estava desanimado... O cara foi mexer direto no tanque e ACHOU o defeito !!! Qdo mandei fazer pintura completa o cara montou o tanque deixando a mangueira de combustivel dobrada era este o defeito e cobrou uma ninharia... segui viagem e nunca mais apresentou o problema...
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Kadett EFI não funciona.Tudo novo

Mensagem não lida por dutra s a »

Vou dizer umas coisas que passam batidas e ninguém vê, mesmo ter relatado aqui varias vezes:

De tanto conectar e desconectar plugues, tomadas e etc... As vezes o fio que já é meio dobrado na entrada da tomada parte ou o conectorzinho dentro da tomada é empurrado e a pessoa não percebe, nisso da aquela forçada com os dedos e depois os problemas aparecem e não sabe porquê e etc..

No Monza EFI que possui muitas dessa fiação dobrada e ressecada, a ponto de quebrar... Existem muitos... No meu mesmo troquei todas as tomadas e ainda passei cola quente e isolei (quero ver quebrar agora), dai no caso do HEI, muitos tem costume de empurrar o conector pelos fios devido a posição que as tomadas ficam e nisso um dia já sabem, né?

Também existe o costume dos fios da tomada da bobina elétrica partir na entrada dessa tomada e as vezes pode ocorrer folga entre a tomada e a bobina (vale pra impulsora também) e essa minima folga vira um baita transtorno.

No geral, isso vale a tudo que é tomada, conectores que tem fios esticados demais, ressecados e dobrados.

Então é assim:

Se tiver combustível no pistão e tiver faísca tem que explodir. Para não pegar visando essa ocorrência:

ou montou o engate do comando de válvulas do eixo do distribuidor invertido
ou a impulsora mesmo nova está com defeito
ou a impulsora tem inversão de fios para conectar no HEI
ou os conectores da tomada da impulsora estão com folga
ou as tomadas que vão no HEI estão com fios ruins
ou as tomadas da bobina elétrica estão com fios ruins
ou HEI não está com aterramento adequado ou queimado e pasta em demasia cortando o terra dele
ou sincronismo de motor ou distribuidor está muito fora
ou bateria com baixíssima carga
ou alarme com curto ou ativado ou alarme antigo ativado
ou modulo central de comando original do carro cortando ignição ou bomba
ou baixíssima pressão de combustível e filtro entupido
ou sem aterramento no bloco para velas poderem atuar melhor
ou comando quebrado e tucho entupido ou muito vazio
ou não há combustível no tanque e sim água pura
ou não tem combustível nenhum

Esqueci mais alguma coisa?

Eu não perderia tempo e faria no modo que descrevi acima, pois dai mata se vem faísca, bico e bomba, se vier só 1 ou nenhum eu partiria para o multímetro caçando mal contato etc...

Me desculpem a irritação

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Kadett EFI não funciona.Tudo novo

Mensagem não lida por dutra s a »

Acabei de chegar da oficina e lá, por coincidência encostou um Kadett a gasolina EFI "pelado", sem ar nem direção e, com problemas justo no HEI e impulsora.

Pediram para eu averiguar e não deu outra. O HEI lambuzado de pasta, o meu mecânico já tinha trocado a pedido do proprietário o HEI e impulsora quando cheguei lá.

Como a loja de auto peças que trabalhamos se mudou e agora está de frente a oficina fica tudo mais fácil para pedir peças e, em resumo, ao colocar as peças desse Kadett, acredito que posso afirmar (parcialmente) que algumas se não todas as impulsoras da Delphi (chinesa) Made in Brasil estão vindo com inversão de fios, pois o Kadett só funcionou invertendo os fios da tomada da impulsora.

Então, fica ai a observação para todos. Delphi Made in Brasil

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Responder