Ar condicionado

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Weslley21
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 24
Registrado em: 13 Mar 2019, 19:58
Cidade: Santa fé do sul
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Ar condicionado

Mensagem não lida por Weslley21 »

Carlos A. Freire escreveu: 21 Mar 2019, 05:25
dutra s a escreveu: 21 Mar 2019, 00:37 Professor, poderia ter algo a ver com as resistências? Tanto da ventoinha como a de seleção da parede corta fogo?

abs estamos ai
Dutra, as resistências são responsáveis por cada velocidade da ventilação interna, sendo a última (4ª velocidade, se não estiver enganado), feita diretamente por um relê. A reclamação do Weslley21 inclui também o não funcionamento do compressor. Nesse caso eu entendo que ele tenha um defeito comum ao dois setores. Poderia ter 2 defeitos diferentes, mas nesse caso, dependeria de fazer alguns testes e isolar o problema e, nos passar informações desses testes.

Abs,

Carlos Freire
Então Carlos quais seriam os testes que você recomendaria
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ar condicionado

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Ter certeza de que tem gás na pressão correta e fazer as medições de tensões elétricas dos componentes envolvidos.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Ar condicionado

Mensagem não lida por dutra s a »

Carlos A. Freire escreveu: 21 Mar 2019, 05:25
dutra s a escreveu: 21 Mar 2019, 00:37 Professor, poderia ter algo a ver com as resistências? Tanto da ventoinha como a de seleção da parede corta fogo?

abs estamos ai
Dutra, as resistências são responsáveis por cada velocidade da ventilação interna, sendo a última (4ª velocidade, se não estiver enganado), feita diretamente por um relê. A reclamação do Weslley21 inclui também o não funcionamento do compressor. Nesse caso eu entendo que ele tenha um defeito comum ao dois setores. Poderia ter 2 defeitos diferentes, mas nesse caso, dependeria de fazer alguns testes e isolar o problema e, nos passar informações desses testes.

Abs,

Carlos Freire
Kkkkkkk! Nossa viajei ate saturno, rsrsr! Estou misturando as coisas, achando que a resistência da ventoinha do radiador estando com problema também, não deixa acionar o compressor ao solicitar o ar/con, foi mal rsrsrr :mrgreen:

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
RAMIREZ
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 06 Dez 2009, 16:12
Cidade: Nova Iguaçu
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Ar condicionado

Mensagem não lida por RAMIREZ »

Hoje fiz a instalação elétrica do ar do meu Monza que estava com o chicote todo roído de rato, o ar não fela mas o compressor atraca normalmente se eu acionar a alavanca, fiz os testes de continuidade dos presostatos e o de alta deu passagem já o de baixa estava aberto, pergunto, não deveria estar o compressor impedido de funcionar por não ter gás?
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Ar condicionado

Mensagem não lida por luiz sle »

RAMIREZ escreveu: 21 Out 2022, 22:27 Hoje fiz a instalação elétrica do ar do meu Monza que estava com o chicote todo roído de rato, o ar não fela mas o compressor atraca normalmente se eu acionar a alavanca, fiz os testes de continuidade dos presostatos e o de alta deu passagem já o de baixa estava aberto, pergunto, não deveria estar o compressor impedido de funcionar por não ter gás?
Boa tarde!

Sem gás o compressor não pode ser acionado!

Abraços.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
RAMIREZ
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 06 Dez 2009, 16:12
Cidade: Nova Iguaçu
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Ar condicionado

Mensagem não lida por RAMIREZ »

O que devo verificar então?
Meu sistema está sem gás e se eu ligar o ar o compressor entra.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ar condicionado

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O sistema tem pressostatos que impedem que o compressor entre se não tiver gás ou se a pressão ficar muito alta.
Junto com gás vai o óleo e se o compressor entrar sem gás e sem óleo, vai criar desgastes e ter limalhas onde não pode ter. Pode até provocar o travamento do compressor por falta de lubrificação.
Para o compressor atracar sem gás, ou esses pressostatos estão com defeito ou alteraram as ligações do chicote elétrico. Tem que avaliar.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Weslley Venancio
Mensagens: 4
Registrado em: 30 Out 2022, 16:25
Cidade: Santa fé do sul
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Ar condicionado

Mensagem não lida por Weslley Venancio »

Olá Carlos, boa tarde.
Tenho um Monza 95/96 2.0.
Ele rstá com mau contato no ar condicionado queimando fusível, e aqui na minha cidade só tem gabiarreiro. Gostaria de refazer toda a fiação do ar, mas toda mesmo. Tenho um amigo que manja de elétrica, porém eu precisava de todo o sistema elétrico com todos os detalhes possível.
Se o senhor puder, por favor me forneça, sou apaixonado por Monza e ele é completão.
Responder