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MOTOR DE ARRANQUE e MÓDULO HEI: Qual deles serve no Monza 92?
Enviado: 21 Fev 2019, 18:12
por diorato2018
Boa noite meus amigos
Tenho um Monza 92 SL/E 2.0 Álcool, o carro está bom de lata, bom de acabamento interno e até mesmo de motor, porém desde quando comprei ele há um ano, sofro com a quebra constante de MOTOR DE ARRANQUE e por vezes MÓDULO HEI. Basta eu sair com carro pra distâncias superiores a 20 km que o carro sempre me traz alguma surpresa nessas duas peças.
Pois bem, vi alguns comentários sobre utilizar motor de arranque de VECTRA 2.2, ZAFIRA e até mesmo de veículos de outras marcas.
PERGUNTO:
a) Alguém já colocou MOTOR DE ARRANQUE de Vectra 2.2 ou outros carros? Se sim, qual é o modelo de Vectra que posso usar como parâmetro? Precisa de alguma adaptação especial? Vale a pena?
b) Quanto ao Módulo HEI, algum colega conhece uma marca e/ou local em SP que venda uma peça de boa qualidade/durabilidade?
c) Existe algum procedimento, instalação, fiação que possa ajudar resolver esse problema de maneira definitiva?
Confesso que me bate uma frustração quando ele quebra andando curtas distâncias, já pensei até em trocar por um Monza Anos 80, Fusca, Passat, Belina e afins, mas ao mesmo tempo quero ficar com ele.
Re: MOTOR DE ARRANQUE e MÓDULO HEI: qual deles serve no Monza 92
Enviado: 21 Fev 2019, 19:45
por dutra s a
Vamos lá...
Eu comprei o motor de partida Vectra/Zafira/Astra 2010/2011. Ele é pequeno comparado ao do Monza, que é bem robusto. O problema do motor de partida viver dando problemas é simples. No meu caso, quem recondiciona não faz direito, então fui lá e comprei na Accioly.
É tirar um e por outro, a fiação é a mesma apenas a entrada de aterramento é diferente no conector e posição. Isso qualquer um faz botando os 2 motores de lado e comparando. Eu mesmo 1 vez por ano trocava e dai, fui lá e comprei novo, mas lá só tem da marca Delco Remy e o problema é que a manutenção desse motor de partida dessa marca ( dizem ser complicado por não haver peças) ou pelo custo que vale apena botar outro novo. Se não me engano foi por volta de "300 réis" e já faz meses. Ele está perfeito e o que estava no Monza esta guardado pra emergência (Há quem diga que com tudo em ordem o motor de partida tem de durar ao menos 10 anos ou + )
Outras razoes de motor de partida não durar muito é: Partida pesada, seja por fora de ponto de ignição, insistência de ficar segurando a partida muito tempo e ou da partida e, ficar segurando a chave sendo que o motor pegou.
Sobre o modulo HEI aqui tem várias e milhões de acertos para durar anos sem problemas. Deve olhar os tópicos, pois tem os procedimentos corretos de instalação, motivos de queima, marcas/fabricantes e tem destaques sobre como colocar a pasta térmica, na quantidade certa, ou seja, tem que garimpar, pois tem muita informação técnica com fotos e etc....
abs estamos ai
MOTOR DE ARRANQUE e MÓDULO HEI: Qual deles serve no Monza 92?
Enviado: 21 Fev 2019, 19:53
por dutra s a
Obs: Dificilmente irá achar modulo HEI original GM, se achar só em desmanche e com sorte funcionando, se novo é uma fortuna, pois a anos não se faz mais e, da China então, nem se fala, rsrsr!
abs estamos ai
MOTOR DE ARRANQUE e MÓDULO HEI: Qual deles serve no Monza 92?
Enviado: 04 Mar 2019, 14:16
por Luiz Carlos (Rio)
Diorato
Existe um motor de arranque com redução, desses usados em carros mais novos, que serve no Monza sem nenhuma adaptação.
Eu conheço duas marcas dele:
1- Delco Remy. Custa entre 300 reais e 550 reais. Na Accioly eles têm esse motor de arranque. O numero de peça dele é 93384398. O preço lá está muito bom, à vista custa R$354,00.
2- Euro. Esse é mais um produto barato fabricado na China. A Accioly também tem. Custa lá o mesmo preço do Delco. Em outras lojas você pode encontrar ele muito mais barato, quase a metade do preço do Delco.
Eu tenho um de cada, o Euro e o Delco Remy. Não instalei nenhum até agora porque não sei se vou vender o carro, pois não estou bem de saúde e não quero equipar o carro todo para depois vender, já que ninguém valoriza esse tipo de coisa. O original do meu carro está funcionando, apesar de estar com buchas gastas e as escovas no final de vida.
Se você encontrar um motor de arranque barato em alguma oficina ou ferro velho, ele tem de ter 9 dentes para servir no Monza. Existe um motor de arranque que tem mais dentes e não serve, pois é para o motor de 16 válvulas.
Abs
MOTOR DE ARRANQUE e MÓDULO HEI: Qual deles serve no Monza 92?
Enviado: 04 Mar 2019, 16:44
por jorgeAP
Comprei um motor de arranque do Vectra num desmanche por 180 reais. Levei na auto elétrica para revisão e limpeza. Paguei mais 70 reis de mão de obra e foi plug in play, mas tenho o original do Monza funcionando guardado.
Lembrando que o meu Monza é automático, pensei que a cremalheira fosse diferente e arrisquei.
MOTOR DE ARRANQUE e MÓDULO HEI: Qual deles serve no Monza 92?
Enviado: 04 Mar 2019, 16:47
por jorgeAP
O motor de arranque do meu é difícil demais de tirar e colocar devido a caixa ser enorme. Passei muita raiva para tirar o original. Mas para colocar o outro foi bem mais fácil porque é muito menor.
MOTOR DE ARRANQUE e MÓDULO HEI: Qual deles serve no Monza 92?
Enviado: 07 Mar 2019, 19:02
por diorato2018
Bom, no final de semana (pós pagamento, hehehe), fui ao auto elétrico de confiança e relatei os problemas que citei aqui. Ao andar um pouco mais distante e após desligar, o carro não queria mais pegar. O mecânico/eletricista pediu para eu fazer um teste andando 15km (até para descartar outros problemas mais graves dentro do motor).
Fiz isso e deixei o carro lá, mas o problema neste caso era o regulador do alternador, ou seja, a bateria não estava recarregando corretamente e por isso apresentava falha. Foram feitos testes no arranque e no módulo HEI e também foi descartado defeito.
Resumindo: Mão de obra e peça para reparo do alternador = R$ 180,00.
MOTOR DE ARRANQUE e MÓDULO HEI: Qual deles serve no Monza 92?
Enviado: 08 Mar 2019, 01:27
por dutra s a
Não lembro se o SL/E 91 possui o indicador para excitar o alternador pelo painel (acho que todos Monza tem). Se tiver, o seu eletricista viu esse detalhe?
Pois, se a lâmpada não acender ao ligar apenas o contato, a bateria não irá carregar quando tiver andando.
abs estamos ai