Radiador Valeo - melhorando a segurança e a aparência

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4217
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Radiador Valeo - melhorando a segurança e a aparência

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Olá pessoal.

Comprei um radiador Valeo para meu Monza e não gostei do acabamento na parte superior do mesmo.
Além das alhetas ficarem desprotegidas, qualquer coisa que toque neles amassa tudo, também oferece perigo de machucar alguém que esbarre nelas sem querer.
Não entendo por que a Valeo economizou naquela barra superior. Ela poderia pegar toda a largura do radiador. O aumento de custo seria ridículo.
Então, como instalei e não gostei, tratei de fabricar duas peças de alumínio para cobrir a colméia.
Utilizei para isso uma folha de alumínio daquelas que são vendidas a metro nas casas de material de construção. Na verdade eu tinha um pedaço há décadas, desde que confeccionei várias coberturas de ar condicionado para casa.
São duas peças.
A maior tem 17,5 cm de comprimento por 4 cm de largura. A menor tem 10,5 cm de comprimento por 4 de largura.
Para dobrar o alumínio utilizei pedaços de madeira com a largura igual à da colméia do radiador, mais ou menos 2 cm.
Abaixo algumas fotos de como ficou a coisa. Eu gostei, embora pudesse ter ficado melhor, se eu tivesse uma dobradeira de chapa.
Ah, o radiador Visconde tem outras medidas, se não me engano a largura da colméia é maior.
radiador1 (4).jpg
radiador1 (3).jpg
radiador1 (2).jpg
Para fixar as peças no radiador eu dobrei as pontas das peças para dentro, usando o mesmo sistema que prende a barra original.
Mais tarde adicionarei um desenho das peças antes da dobragem, para melhor entendimento.

Abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3531
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Radiador Valeo - melhorando a segurança e a aparência

Mensagem não lida por tyo »

No Monza caixote o radiador fica "escondido", então não tem esse risco mas ficou com aspecto original Luiz!
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Radiador Valeo - melhorando a segurança e a aparência

Mensagem não lida por dutra s a »

Tai uma coisa que aprovo muito, por ser adaptação e etc... Ficou muito bom, por foto parece de fábrica do radiador. Eu mesmo tenho um projeto para utilizar uma régua de aço cobrindo essa parte de cima, mas fixada na lataria. Desta forma, mesmo que sem querer resvale ou apoie a mão, não corre risco nenhum de amassar ele, embora já dei uma bela beliscada, mas não chegou a danificar os dutos, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

Se eu não conseguir constituir esse projeto poderei te perguntar qual o custo para me enviar pronto? Pois o meu é o mesmo do seu.

Abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Radiador Valeo - melhorando a segurança e a aparência

Mensagem não lida por rafamts »

Parabéns, Luiz! Ficou ótimo! O meu já tá todo "machucado" nessa parte do radiador devido falta dessa proteção.
felanderson
Mensagens: 3
Registrado em: 26 Set 2023, 19:21
Cidade: acac
Estado: Bahia-BA
Modelo: Monza Classic
Ano: 1994

Re: Radiador Valeo - melhorando a segurança e a aparência

Mensagem não lida por felanderson »

Obrigado pela informação
felanderson
Mensagens: 3
Registrado em: 26 Set 2023, 19:21
Cidade: acac
Estado: Bahia-BA
Modelo: Monza Classic
Ano: 1994

Re: Radiador Valeo - melhorando a segurança e a aparência

Mensagem não lida por felanderson »

Queres saber o que alimenta o radiador? Claramente, o alternador tem uma grande importância quanto a isso. A Valeo é uma empresa que te fala dos componentes do alternador e podes comprar todo o tipo de peças que precisas. O alternador fabricado pela Valeo é um componente original que satisfaz as rigorosas normas das principais fabricantes de automóveis em todo o mundo. No Brasil, é produzido na fábrica da Valeo localizada em Campinas (SP), com uma produção diária de 4 mil alternadores completos. Esses mesmos produtos destinados às montadoras também são disponibilizados para o mercado de reposição.
Responder