Olá pessoal
Nunca vi isso. Tenho o carro desde 2008 e de uns tempos prá cá vem dando um defeito incomum. Se eu deixar o carro na rua debaixo do Sol em dias quentes, mesmo com o motor frio, ele não pega de jeito nenhum.... o motor de arranque vira, vira, e não pega.
Já pesquisei bastante no fórum e é tanta informação que acabou me “dando um nó”
Meu carro é um Classic 89 gasolina.
Quando o defeito acontece já testei a faísca removendo a vela junto com o cabo e deixando cerca de 1 cm da parte metálica do motor e não tem faísca.
Tirei o cabo da bobina do distribuidor e segurando com um alicate também a cerca de 1cm não tem faísca.
Não sei como medir a tensão da Bobina de Ignição ( KW12 no carro desde que comprei) com o multímetro, (pesquisei e não achei nem aqui nem na Net) se alguém puder dar essa dica agradeço.
O que já fiz até agora baseado nas pesquisas aqui no fórum e ainda não sanei o problema:
Removi a central de alarme original e coloquei um jump no soquete ligando os fios 02 e 13 para poder dar a partida normal sem a interferência do alarme. (retirei integralmente a central)
Tenho um corta corrente e um alarme pósitron, encontrei os dois fios positivos que alimentam o alarme e desconectei. Os dois não funcionam mais, porém não sei se só isso desativa por completo os dispositivos, a meu ver, não havendo alimentação, automaticamente estão desativados....pergunto: estou certo?
Testei a bobina impulsora do distribuidor. Desconectei os dois fios que vem da caixa de ignição e colocando o multímetro nos terminais do chicote (chicote novo) que vem do distribuidor encontrei uma leitura de 1220 e de acordo com a pesquisa deve estar entre 500 e 1500
Liguei um fio positivo da bateria no positivo (15) da Bobina . A luz do painel acende e ao acionar a chave o carro não pega. Isso elimina a possibilidade defeito no comutador, correto?
O Rotor é praticamente novo ( troquei a menos de um ano), coloquei o rotor antigo que estava bem usado mas estava funcionando... e nada.
Consigo andar com o carro normal, desde que ele não fique na rua tomando sol. Será que é o caso de usar um protetor solar fator 60 ou mais alto ??? brincadeira.
Aguardo comentários e desde já agradeço.
Carro não pega se ficar no Sol... isso mesmo
- Carlos A. Freire
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Re: Carro não pega se ficar no Sol... isso mesmo
Se tem tensão positiva na bobina de ignição e supostamente no módulo de ignição, o distribuidor deveria enviar sinal de rotação do motor ao módulo de ignição e este, aterrar com pulsos, o negativo da bobina, fazendo com que tenha alta tensão na sua saída.
Como foi instalado 2 dispositivos anti furto não original, recomendo que a avaliação seja em cima desses dispositivos não originais, a fim de entender o que estão cortando, quando acionados. Entendo que estão contribuindo para o defeito.
Quanto ao alarme original, além de aviso sonoro e luzes piscando, só corta o motor de arranque. Se o motor de arranque vira como mencionou, o defeito não é desse alarme original.
Como foi instalado 2 dispositivos anti furto não original, recomendo que a avaliação seja em cima desses dispositivos não originais, a fim de entender o que estão cortando, quando acionados. Entendo que estão contribuindo para o defeito.
Quanto ao alarme original, além de aviso sonoro e luzes piscando, só corta o motor de arranque. Se o motor de arranque vira como mencionou, o defeito não é desse alarme original.
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Re: Carro não pega se ficar no Sol... isso mesmo
Olá Carlos, obrigado por sua prontidão. Com referencia ao segundo ponto mencionado por ti sobre os dispositivos anti-furto não original, conforme citei encontrei os dois fios positivos de alimentação desses dispositivos e os eliminei, ou seja, não há carga para trabalho nesses dispositivos.Carlos A. Freire escreveu: ↑01 Jan 2019, 19:09 Se tem tensão positiva na bobina de ignição e supostamente no módulo de ignição, o distribuidor deveria enviar sinal de rotação do motor ao módulo de ignição e este, aterrar com pulsos, o negativo da bobina, fazendo com que tenha alta tensão na sua saída.
Como foi instalado 2 dispositivos anti furto não original, recomendo que a avaliação seja em cima desses dispositivos não originais, a fim de entender o que estão cortando, quando acionados. Entendo que estão contribuindo para o defeito.
Quanto ao alarme original, além de aviso sonoro e luzes piscando, só corta o motor de arranque. Se o motor de arranque vira como mencionou, o defeito não é desse alarme original.
Segui o fio positivo do positron e do corta corrente e os dois estavam ligados no fio grosso(vermelho) que está ligado ao comutador e interrompi os dois.
Pergunto, será que ainda assim os dispositivos interferem no funcionamento da partida?
- Carlos A. Freire
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Re: Carro não pega se ficar no Sol... isso mesmo
Bom dia.Diplo90 escreveu: ↑02 Jan 2019, 09:20
Olá Carlos, obrigado por sua prontidão. Com referencia ao segundo ponto mencionado por ti sobre os dispositivos anti-furto não original, conforme citei encontrei os dois fios positivos de alimentação desses dispositivos e os eliminei, ou seja, não há carga para trabalho nesses dispositivos.
Segui o fio positivo do Positron e do corta corrente e os dois estavam ligados no fio grosso(vermelho) que está ligado ao comutador e interrompi os dois.
Pergunto, será que ainda assim os dispositivos interferem no funcionamento da partida?
Não é removendo alimentação que desativa um anti furto. Vai desativar ao ligar entrada e saída desse dispositivo. Ou seja, ele está cortando algum item, então é só ligar diretamente o item que está cortando.
Nota: Aproveite e atualiza seu perfil com os dados do veículo.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Carro não pega se ficar no Sol... isso mesmo
ok... Perfil atualizado. Obrigado
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Re: Carro não pega se ficar no Sol... isso mesmo
Olá pessoal
Problema resolvido.
Não eram os dispositivos anti furto não originais, que bem sabemos que dá problemas mesmo.
Depois de desabilitá-los completamente o problema continuou. Ver como desintalar no link; https://www.youtube.com/watch?v=6TybxIBXlTA
Depois de pesquisar muito achei uma explicação simples na Net sobre como fazer as medições da Bobina de Ignição e do Rotor com o multímetro.
Caso queiram consultar, vejam o vídeo no link: https://www.youtube.com/watch?v=L6oZ9WIWt3U
Tabela de ignição de sistemas convencionais da Bosch no link: http://vdm.com.br/v1/wp-content/uploads ... GNICAO.pdf
Como testar a Bobina impulsora do Monza no link : https://www.youtube.com/watch?v=UrPqxXH8csE
No momento que ocorreu o problema, fiz todos os testes e tudo estava dentro da faixa de medição.
Pensei no que foi dito: “Se tem tensão positiva na bobina de ignição e supostamente no módulo de ignição, o distribuidor deveria enviar sinal de rotação do motor ao módulo de ignição e este, aterrar com pulsos, o negativo da bobina, fazendo com que tenha alta tensão na sua saída.”
Resolvi começar pelo chicote de ignição, quando estava removendo a caixinha da ignição, notei algo estranho no fio do aterramento dela. O fio já ressecado estava com aparência “esmagada em alguns pontos).
Algum tempo atrás ao mandar fazer uma revisão no AC, foi instalado um relê para acionar a ventoinha do radiador com uma velocidade mais forte.
Como o relê está bem próximo do modulo de ignição e a pessoa usou o parafuso de fixação do modulo para aterrar o relê, creio que não houve cuidado da parte dele e o fio se rompeu parcialmente prejudicando a eficiência do aterramento do modulo especialmente quando a “chapa estava quente”.
Me admira o fato do carro não ficar dando estouros de ignição devido a ruptura no fio. Me admira também eu não ter ficado na estrada por causa disso. Rodei 600kms ida e volta sem problemas.
Refiz o aterramento, e refiz os testes varias vezes e não voltou a apresentar o problema.
Problema resolvido.
Não eram os dispositivos anti furto não originais, que bem sabemos que dá problemas mesmo.
Depois de desabilitá-los completamente o problema continuou. Ver como desintalar no link; https://www.youtube.com/watch?v=6TybxIBXlTA
Depois de pesquisar muito achei uma explicação simples na Net sobre como fazer as medições da Bobina de Ignição e do Rotor com o multímetro.
Caso queiram consultar, vejam o vídeo no link: https://www.youtube.com/watch?v=L6oZ9WIWt3U
Tabela de ignição de sistemas convencionais da Bosch no link: http://vdm.com.br/v1/wp-content/uploads ... GNICAO.pdf
Como testar a Bobina impulsora do Monza no link : https://www.youtube.com/watch?v=UrPqxXH8csE
No momento que ocorreu o problema, fiz todos os testes e tudo estava dentro da faixa de medição.
Pensei no que foi dito: “Se tem tensão positiva na bobina de ignição e supostamente no módulo de ignição, o distribuidor deveria enviar sinal de rotação do motor ao módulo de ignição e este, aterrar com pulsos, o negativo da bobina, fazendo com que tenha alta tensão na sua saída.”
Resolvi começar pelo chicote de ignição, quando estava removendo a caixinha da ignição, notei algo estranho no fio do aterramento dela. O fio já ressecado estava com aparência “esmagada em alguns pontos).
Algum tempo atrás ao mandar fazer uma revisão no AC, foi instalado um relê para acionar a ventoinha do radiador com uma velocidade mais forte.
Como o relê está bem próximo do modulo de ignição e a pessoa usou o parafuso de fixação do modulo para aterrar o relê, creio que não houve cuidado da parte dele e o fio se rompeu parcialmente prejudicando a eficiência do aterramento do modulo especialmente quando a “chapa estava quente”.
Me admira o fato do carro não ficar dando estouros de ignição devido a ruptura no fio. Me admira também eu não ter ficado na estrada por causa disso. Rodei 600kms ida e volta sem problemas.
Refiz o aterramento, e refiz os testes varias vezes e não voltou a apresentar o problema.
- t.vianna
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Re: Carro não pega se ficar no Sol... isso mesmo
Show de bolaDiplo90 escreveu: ↑04 Jan 2019, 13:29 Olá pessoal
Problema resolvido.
Não eram os dispositivos anti furto não originais, que bem sabemos que dá problemas mesmo.
Depois de desabilitá-los completamente o problema continuou. Ver como desintalar no link; https://www.youtube.com/watch?v=6TybxIBXlTA
Depois de pesquisar muito achei uma explicação simples na Net sobre como fazer as medições da Bobina de Ignição e do Rotor com o multímetro.
Caso queiram consultar, vejam o vídeo no link: https://www.youtube.com/watch?v=L6oZ9WIWt3U
Tabela de ignição de sistemas convencionais da Bosch no link: http://vdm.com.br/v1/wp-content/uploads ... GNICAO.pdf
Como testar a Bobina impulsora do Monza no link : https://www.youtube.com/watch?v=UrPqxXH8csE
No momento que ocorreu o problema, fiz todos os testes e tudo estava dentro da faixa de medição.
Pensei no que foi dito: “Se tem tensão positiva na bobina de ignição e supostamente no módulo de ignição, o distribuidor deveria enviar sinal de rotação do motor ao módulo de ignição e este, aterrar com pulsos, o negativo da bobina, fazendo com que tenha alta tensão na sua saída.”
Resolvi começar pelo chicote de ignição, quando estava removendo a caixinha da ignição, notei algo estranho no fio do aterramento dela. O fio já ressecado estava com aparência “esmagada em alguns pontos).
Algum tempo atrás ao mandar fazer uma revisão no AC, foi instalado um relê para acionar a ventoinha do radiador com uma velocidade mais forte.
Como o relê está bem próximo do modulo de ignição e a pessoa usou o parafuso de fixação do modulo para aterrar o relê, creio que não houve cuidado da parte dele e o fio se rompeu parcialmente prejudicando a eficiência do aterramento do modulo especialmente quando a “chapa estava quente”.
Me admira o fato do carro não ficar dando estouros de ignição devido a ruptura no fio. Me admira também eu não ter ficado na estrada por causa disso. Rodei 600kms ida e volta sem problemas.
Refiz o aterramento, e refiz os testes varias vezes e não voltou a apresentar o problema.
Parabens pela resolução (Y)


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