Carro não pega se ficar no Sol... isso mesmo

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Diplo90
Membro GL (Ní­vel 2)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Carro não pega se ficar no Sol... isso mesmo

Mensagem não lida por Diplo90 »

Olá pessoal
Nunca vi isso. Tenho o carro desde 2008 e de uns tempos prá cá vem dando um defeito incomum. Se eu deixar o carro na rua debaixo do Sol em dias quentes, mesmo com o motor frio, ele não pega de jeito nenhum.... o motor de arranque vira, vira, e não pega.
Já pesquisei bastante no fórum e é tanta informação que acabou me “dando um nó”
Meu carro é um Classic 89 gasolina.
Quando o defeito acontece já testei a faísca removendo a vela junto com o cabo e deixando cerca de 1 cm da parte metálica do motor e não tem faísca.
Tirei o cabo da bobina do distribuidor e segurando com um alicate também a cerca de 1cm não tem faísca.

Não sei como medir a tensão da Bobina de Ignição ( KW12 no carro desde que comprei) com o multímetro, (pesquisei e não achei nem aqui nem na Net) se alguém puder dar essa dica agradeço.

O que já fiz até agora baseado nas pesquisas aqui no fórum e ainda não sanei o problema:

Removi a central de alarme original e coloquei um jump no soquete ligando os fios 02 e 13 para poder dar a partida normal sem a interferência do alarme. (retirei integralmente a central)

Tenho um corta corrente e um alarme pósitron, encontrei os dois fios positivos que alimentam o alarme e desconectei. Os dois não funcionam mais, porém não sei se só isso desativa por completo os dispositivos, a meu ver, não havendo alimentação, automaticamente estão desativados....pergunto: estou certo?

Testei a bobina impulsora do distribuidor. Desconectei os dois fios que vem da caixa de ignição e colocando o multímetro nos terminais do chicote (chicote novo) que vem do distribuidor encontrei uma leitura de 1220 e de acordo com a pesquisa deve estar entre 500 e 1500

Liguei um fio positivo da bateria no positivo (15) da Bobina . A luz do painel acende e ao acionar a chave o carro não pega. Isso elimina a possibilidade defeito no comutador, correto?

O Rotor é praticamente novo ( troquei a menos de um ano), coloquei o rotor antigo que estava bem usado mas estava funcionando... e nada.

Consigo andar com o carro normal, desde que ele não fique na rua tomando sol. Será que é o caso de usar um protetor solar fator 60 ou mais alto ??? brincadeira.

Aguardo comentários e desde já agradeço.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Injeção: EFi

Re: Carro não pega se ficar no Sol... isso mesmo

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se tem tensão positiva na bobina de ignição e supostamente no módulo de ignição, o distribuidor deveria enviar sinal de rotação do motor ao módulo de ignição e este, aterrar com pulsos, o negativo da bobina, fazendo com que tenha alta tensão na sua saída.

Como foi instalado 2 dispositivos anti furto não original, recomendo que a avaliação seja em cima desses dispositivos não originais, a fim de entender o que estão cortando, quando acionados. Entendo que estão contribuindo para o defeito.

Quanto ao alarme original, além de aviso sonoro e luzes piscando, só corta o motor de arranque. Se o motor de arranque vira como mencionou, o defeito não é desse alarme original.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Diplo90
Membro GL (Ní­vel 2)

Carlos A. Freire escreveu: 01 Jan 2019, 19:09 Se tem tensão positiva na bobina de ignição e supostamente no módulo de ignição, o distribuidor deveria enviar sinal de rotação do motor ao módulo de ignição e este, aterrar com pulsos, o negativo da bobina, fazendo com que tenha alta tensão na sua saída.

Como foi instalado 2 dispositivos anti furto não original, recomendo que a avaliação seja em cima desses dispositivos não originais, a fim de entender o que estão cortando, quando acionados. Entendo que estão contribuindo para o defeito.

Quanto ao alarme original, além de aviso sonoro e luzes piscando, só corta o motor de arranque. Se o motor de arranque vira como mencionou, o defeito não é desse alarme original.
Olá Carlos, obrigado por sua prontidão. Com referencia ao segundo ponto mencionado por ti sobre os dispositivos anti-furto não original, conforme citei encontrei os dois fios positivos de alimentação desses dispositivos e os eliminei, ou seja, não há carga para trabalho nesses dispositivos.
Segui o fio positivo do positron e do corta corrente e os dois estavam ligados no fio grosso(vermelho) que está ligado ao comutador e interrompi os dois.
Pergunto, será que ainda assim os dispositivos interferem no funcionamento da partida?
Carlos A. Freire
MODERADOR
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Diplo90 escreveu: 02 Jan 2019, 09:20

Olá Carlos, obrigado por sua prontidão. Com referencia ao segundo ponto mencionado por ti sobre os dispositivos anti-furto não original, conforme citei encontrei os dois fios positivos de alimentação desses dispositivos e os eliminei, ou seja, não há carga para trabalho nesses dispositivos.
Segui o fio positivo do Positron e do corta corrente e os dois estavam ligados no fio grosso(vermelho) que está ligado ao comutador e interrompi os dois.
Pergunto, será que ainda assim os dispositivos interferem no funcionamento da partida?
Bom dia.

Não é removendo alimentação que desativa um anti furto. Vai desativar ao ligar entrada e saída desse dispositivo. Ou seja, ele está cortando algum item, então é só ligar diretamente o item que está cortando.

Nota: Aproveite e atualiza seu perfil com os dados do veículo.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Diplo90
Membro GL (Ní­vel 2)

ok... Perfil atualizado. Obrigado
Diplo90
Membro GL (Ní­vel 2)

Olá pessoal

Problema resolvido.

Não eram os dispositivos anti furto não originais, que bem sabemos que dá problemas mesmo.
Depois de desabilitá-los completamente o problema continuou. Ver como desintalar no link; https://www.youtube.com/watch?v=6TybxIBXlTA

Depois de pesquisar muito achei uma explicação simples na Net sobre como fazer as medições da Bobina de Ignição e do Rotor com o multímetro.

Caso queiram consultar, vejam o vídeo no link: https://www.youtube.com/watch?v=L6oZ9WIWt3U

Tabela de ignição de sistemas convencionais da Bosch no link: http://vdm.com.br/v1/wp-content/uploads ... GNICAO.pdf

Como testar a Bobina impulsora do Monza no link : https://www.youtube.com/watch?v=UrPqxXH8csE

No momento que ocorreu o problema, fiz todos os testes e tudo estava dentro da faixa de medição.

Pensei no que foi dito: “Se tem tensão positiva na bobina de ignição e supostamente no módulo de ignição, o distribuidor deveria enviar sinal de rotação do motor ao módulo de ignição e este, aterrar com pulsos, o negativo da bobina, fazendo com que tenha alta tensão na sua saída.”

Resolvi começar pelo chicote de ignição, quando estava removendo a caixinha da ignição, notei algo estranho no fio do aterramento dela. O fio já ressecado estava com aparência “esmagada em alguns pontos).

Algum tempo atrás ao mandar fazer uma revisão no AC, foi instalado um relê para acionar a ventoinha do radiador com uma velocidade mais forte.

Como o relê está bem próximo do modulo de ignição e a pessoa usou o parafuso de fixação do modulo para aterrar o relê, creio que não houve cuidado da parte dele e o fio se rompeu parcialmente prejudicando a eficiência do aterramento do modulo especialmente quando a “chapa estava quente”.
Me admira o fato do carro não ficar dando estouros de ignição devido a ruptura no fio. Me admira também eu não ter ficado na estrada por causa disso. Rodei 600kms ida e volta sem problemas.

Refiz o aterramento, e refiz os testes varias vezes e não voltou a apresentar o problema.
t.vianna
Membro Class (Ní­vel 5)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic
Ano: 1982

Mensagem não lida por t.vianna »

Diplo90 escreveu: 04 Jan 2019, 13:29 Olá pessoal

Problema resolvido.

Não eram os dispositivos anti furto não originais, que bem sabemos que dá problemas mesmo.
Depois de desabilitá-los completamente o problema continuou. Ver como desintalar no link; https://www.youtube.com/watch?v=6TybxIBXlTA

Depois de pesquisar muito achei uma explicação simples na Net sobre como fazer as medições da Bobina de Ignição e do Rotor com o multímetro.

Caso queiram consultar, vejam o vídeo no link: https://www.youtube.com/watch?v=L6oZ9WIWt3U

Tabela de ignição de sistemas convencionais da Bosch no link: http://vdm.com.br/v1/wp-content/uploads ... GNICAO.pdf

Como testar a Bobina impulsora do Monza no link : https://www.youtube.com/watch?v=UrPqxXH8csE

No momento que ocorreu o problema, fiz todos os testes e tudo estava dentro da faixa de medição.

Pensei no que foi dito: “Se tem tensão positiva na bobina de ignição e supostamente no módulo de ignição, o distribuidor deveria enviar sinal de rotação do motor ao módulo de ignição e este, aterrar com pulsos, o negativo da bobina, fazendo com que tenha alta tensão na sua saída.”

Resolvi começar pelo chicote de ignição, quando estava removendo a caixinha da ignição, notei algo estranho no fio do aterramento dela. O fio já ressecado estava com aparência “esmagada em alguns pontos).

Algum tempo atrás ao mandar fazer uma revisão no AC, foi instalado um relê para acionar a ventoinha do radiador com uma velocidade mais forte.

Como o relê está bem próximo do modulo de ignição e a pessoa usou o parafuso de fixação do modulo para aterrar o relê, creio que não houve cuidado da parte dele e o fio se rompeu parcialmente prejudicando a eficiência do aterramento do modulo especialmente quando a “chapa estava quente”.
Me admira o fato do carro não ficar dando estouros de ignição devido a ruptura no fio. Me admira também eu não ter ficado na estrada por causa disso. Rodei 600kms ida e volta sem problemas.

Refiz o aterramento, e refiz os testes varias vezes e não voltou a apresentar o problema.
Show de bola

Parabens pela resolução (Y)
:arrow: Siga MONZCONA nas redes sociais para mais novidades :ok:

Youtube Channel
https://www.youtube.com/channel/UCVqHYZsINu81FoPhHxJxeqQ

Instagram
https://www.instagram.com/monzcona/
Responder