Conversão Monza 2.0 Gasolina para Alcool, ou Flex

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
giovanicuquil
Mensagens: 5
Registrado em: 21 Nov 2018, 09:02
Cidade: SAO GONCALO DO RIO P
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Conversão Monza 2.0 Gasolina para Alcool, ou Flex

Mensagem não lida por giovanicuquil »

Bom dia a todos.
Lendo alguns tópicos do fórum resolvi criar este para esclarecer 100% das duvidas antes de realizar a conversão, pois envolve a compra de peças e tal, e por morar no interior tem de ser tudo pela internet, e não possui mecânico na cidade, sendo assim terei de fazer tudo eu mesmo, então tentarei explicar um pouco sobre a minha historia com meu Monza EFI 2.0 Gasolina 94.

Bom vamos la!
Recentemente a cerca de 2 meses, fiquei com meu tubarão parado por 45 dias devido a queima da junta do cabeçote, este que ocorreu pelo rompimento de uma mangueira e o vazamento da água cerca de uns 2 meses antes de queimar a junta, isso mesmo, levou 2 meses ate que misturasse a água no óleo, e quando queimou, misturou com eu tirando e manobrando o carro na frente de casa para colocar-lo de ré na garagem, conferi óleo antes e depois, então não rodei muito com o óleo misturado. Por não ter mecânico na cidade, e pagar um guincho para outra cidade ficaria caro e ainda mais caro a mão de obra, decidir fazer tudo eu mesmo, então comecei por desmontar o motor e tirar-lo do cofre, para limpeza e demais revisões, troquei bomba d'água, correia dentada, tensor, selos da água, os básicos, conferi os pistões sem folgas (estão na medida 1.0, achei estranho para um Monza único dono com apenas 160mil rodados, sim a quilometragem esta correta, conheço o carro minha vida inteira), coloquei válvula termostática, troquei o map, pois o mesmo sempre apresentava algum defeito, acendia a luz e dava voltagem alta e voltagem baixa no mesmo, apos a troca parou, troquei a tampa do distribuidor, sensor de velocidade, refiz vários conectores dos chicotes, enfim fiz uma revisão quase que geral, e também, o coletor de escape tava com 4 parafusos espanados e tava vazando o escape nele no cabeçote, concertei os mesmos, melhorou bastante, então exposto toda minha revisão hoje pensei o seguinte, porque não converter-lo a alcool?, o consumo hoje esta em media de 12/l.

Estou pensando em converter-lo a álcool por que a gasolina da minha cidade ta R$ 4,89 :shock: e o alcool R$ 3,10 a cada 10 litros de gasolina, paga 15.7 de alcool, pouco mais de 50% de alcool, e ainda na minha cidade vizinha o álcool esta a 2,99, ou menos, ja tem uns dias que nao vou, e quando saio a maioria das vezes passo por la. vamos a um calculo para saber se vale a pena
Se meu carro ta dando 12 por litro com 10 litros de gasolina faço 120km, com um total de R$ 48,90, certo.
no alcool, pelo que li creio que vai estar dando ali na casa dos 9km/l, sendo assim com os mesmos 48,90 de álcool vai da 15.77 litros e vou estar conseguindo percorrer 141,93
pois ainda há a possibilidade de ele da um pouco mais no alcool ou na gasolina, pois a gasolina da minha cidade e muito ruim, digamos que seja praticamente álcool, pois meu carro no frio ele falha mto mas depois que esquenta anda bastante.

Vamos alguns detalhes que pode me ajudar nessa conversão
Coletor de Admissão de combustível (tbi) = Aquecido, vem aquecimento das mangueiras de água, e vem um direto do coletor do escape que passa por dentro do cabeçote e vai ate certo ponto no coletor da tbi, tem uma tampa no mesmo entre os 2 cilindros centrais, nao sei bem pra que serve mas deve ajudar em algo.
Válvula termostática 89º
Sistema de vapor de combustível (instalar junto com a conversão)
Regulagem do CO (regulado para gasolina em 2.0v)
Regulagem de pressão de combustível
Cabeçote já foi taxado (não sei se pode me ajudar mas muda a compressão)
Motor não apresenta desgaste, não bate nada, ponto esta correto, distribuidor devo avançar cerca de 6 a 10 graus(para álcool), não tem vazamento de óleo nem de água, sistema elétrico completamente calibrado, conectores novos, motor girando bem leve, triscou a chave ja pega.
Bomba de combustível aparentemente esta boa, pois pelo que vi no fórum ela deve fazer um barulho mais alto antes da partida, filtros novos (ar, óleo e combustível), não sei se esta correto, mas uso o Óleo 20w50 da castrol gtx, contem aditivo anti-borra(pelo que vi posso usar um mais fino, ate mesmo porque os pistões nao apresenta folga e não baixa oleo).
outro detalhe, quando queimou a junta eu notei que a gaiola de válvulas estava quebrada em um dos parafusos e colada com Loccitite(por isso nao confio em mecânico) então troquei a mesma.

A modificação que penso em fazer
Troca do bico injetor pelo branco a álcool
Avanço no distribuidor
Regulagem do CO
Regulagem da pressão do combustível se necessário.

Então companheiros, minha duvida e a seguinte: Quero a opinião de vocês se vale a pena fazer, se estes meus cálculos estão correto, se há mais alguma coisa que vocês recomendam? Quais seriam meus benefícios em relação consumo x potencia x economia, pois calculo que vou gastar 100 temers pra fazer essa conversão, oque mais devo modificar?

se eu lembrar de mais alguma coisa que mexi eu falo aqui.

um detalhe que eu omiti acima é, meu intermediário esta furado, mas vou providenciar a troca do mesmo.
Avatar do usuário
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 729
Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
Cidade: Itanhaem
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Conversão Monza 2.0 Gasolina para Alcool, ou Flex

Mensagem não lida por mspagiari »

Amigo, o meu é um monza club ano 94 gasolina.

Moro na baixada santista. Certa vez estava com pouca grana e resolvi colocar alcool no tanque misturado ao pouco de gasolina que restava, mais ou menos 15 litros de alcool para 5 litros de gasolina q restava.

O carro andou normal . Até comentei aqui no fórum, havia comprado o carro assim, não mexi em nada.

Vez em quando uso rabo de galo, metade gasolina metade alcool.

Concordo q o preço da gasolina tá um absurdo, o povo só aceita pq 90% dos carros hj em dia são flex, o meu vizinho q tem uma doblo só coloca etanol.

Porem ressalto q o meu aceita colocar alcool com gasolina pq talvez o ex-dono tenha feito alguma modificação, não sei...

O bico do meu é gasolina, as velas tb . Não tem nenhum acessório extra.

Anda bem, só q com alcool puro fica "xoxo" qdo frio, parece carro a gás meio amarrado mas não morre, só fica fraco, por isso deixei de colocar alcool puro faz tempo. A não ser qdo acaba a gasolina em local deserto (estrada sem posto por perto aqui tá cheio), por isso ando com um galão de alcool no porta malas para emergencia (sei q não pode, mas...)...

Já tive pane seca e usei o galão de alcool sem problemas. Com motor quente não noto diferença.

Mas não sei se o seu carro vai ter o mesmo funcionamento, estou mencionando meu caso.
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Conversão Monza 2.0 Gasolina para Alcool, ou Flex

Mensagem não lida por dutra s a »

gionvani boa noite ,

a começar , pra fazer toda esta modificaçao nao pode existir o fator ``eu acho``, entao pra tudo isso deve ter certeza ainda mais em razao de tudo ai ser mais caro e mais longe ,

portanto vamos aos seguintes criterios , a modificaçao basica pra andar no alcool :

troca da u.c.e. , bico, coletor de admissao com pre aquecedor , instalaçao do rele para o pre aquecedor , velas , instalaçao de sitema de partida a frio com rele , mudar avanço de igniçao e ponto do distribuidor pra alcool , acerto de mistura pelo potenciometro de có via analise de gases por escapamento se enquadrando no manual do proprietario a porcentagem de có ( estando a taxa de compressao em ordem ), se nao trocar os pistoes deve saber a taxa que esta pra saber se precisa taxar mais ou nao , taxar e deixar na taxa pra alcool , comando de valvulas nao lembro se dos efi gasolina sao diferentes dos efi alcool , nao irá precisar deixar instalado o canister nem valvula egr ( se tiver ),pressao de combustivel é a mesma pra ambos se nao me engano ,

nao me lembro de mais detalhes mas , numa configuraçao proxima a original seria isto e todo fluxo de agua , bomba dágua , de oleo , vt ,compressao de cilindros ,.... nao pode ter acho e sim certeza de que tudo esta dentro dos conformes , ainda mais bomba de oleo rsrsr, entao se for fazer tudo isto tem que deixar como original ou proximo pois o gasto pra essa modificaçao nao é pouco , e tenha certeza que é isso que quer pois injeçao eletronica original mono-combustivel nao aceita ficar modificando 1 milhao de coisas por causa de preço do combustivel , a nao ser que gaste um pouco a mais e instale uma injeçao completa flex ou programavel ambas multi-ponto com sonda de escape etc.....

em relaçao de consumo so voce sabera ao andar etc,,, sobre beneficios tambem só voce , sobre potencia é provavel que irá andar um pouco mais forte devido a taxa , mas nada extraordinario

aqui voce encontra muita materia como bem sabe sobre isso tudo , entao tem de procurar mais afundo , principalmente sobre taxa de compressao já que nao vai trocar pistoes ( onde o certo seria trocar )rsrsr

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3532
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Conversão Monza 2.0 Gasolina para Alcool, ou Flex

Mensagem não lida por tyo »

cara seu monza tem essa medias na cidade??? se sim está surreal de tão bom e nunca você vai fazer 9 km/l com alcool num motor a gasolina sem trocar os pistões para ficar com a compressão correta! Seu carro vai fazer uns 6 e olhe la
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
giovanicuquil
Mensagens: 5
Registrado em: 21 Nov 2018, 09:02
Cidade: SAO GONCALO DO RIO P
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Conversão Monza 2.0 Gasolina para Alcool, ou Flex

Mensagem não lida por giovanicuquil »

mspagiari escreveu: 21 Nov 2018, 21:13 Amigo, o meu é um monza club ano 94 gasolina.

Moro na baixada santista. Certa vez estava com pouca grana e resolvi colocar alcool no tanque misturado ao pouco de gasolina que restava, mais ou menos 15 litros de alcool para 5 litros de gasolina q restava.

O carro andou normal . Até comentei aqui no fórum, havia comprado o carro assim, não mexi em nada.

Vez em quando uso rabo de galo, metade gasolina metade alcool.

Concordo q o preço da gasolina tá um absurdo, o povo só aceita pq 90% dos carros hj em dia são flex, o meu vizinho q tem uma doblo só coloca etanol.

Porem ressalto q o meu aceita colocar alcool com gasolina pq talvez o ex-dono tenha feito alguma modificação, não sei...

O bico do meu é gasolina, as velas tb . Não tem nenhum acessório extra.

Anda bem, só q com alcool puro fica "xoxo" qdo frio, parece carro a gás meio amarrado mas não morre, só fica fraco, por isso deixei de colocar alcool puro faz tempo. A não ser qdo acaba a gasolina em local deserto (estrada sem posto por perto aqui tá cheio), por isso ando com um galão de alcool no porta malas para emergencia (sei q não pode, mas...)...

Já tive pane seca e usei o galão de alcool sem problemas. Com motor quente não noto diferença.

Mas não sei se o seu carro vai ter o mesmo funcionamento, estou mencionando meu caso.
Já passei por algo parecido, eu tinha em casa 10l de álcool, e precisava sair, porém na minha cidade n tinha combustível no dia, a gasolina tinha acabado, e meu carro com a reserva já acabando tinha lá no máximo 2 a 4 litros e olha lá, então taquei álcool no bicho, andou muito nem parecia o mesmo carro, mesmo com ele frio, e na ocasião não tinha termostática, e depois disso que rodei praticamente no álcool sem modificar nada o carro ficou andando mais, melhorou a lenta ficou mais estável não sei como explicar oque aconteceu mas foi isso o carro melhorou bastante, porém não cheguei a fazer isso de novo.
giovanicuquil
Mensagens: 5
Registrado em: 21 Nov 2018, 09:02
Cidade: SAO GONCALO DO RIO P
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Conversão Monza 2.0 Gasolina para Alcool, ou Flex

Mensagem não lida por giovanicuquil »

dutra s a escreveu: 21 Nov 2018, 21:39 gionvani boa noite ,

a começar , pra fazer toda esta modificaçao nao pode existir o fator ``eu acho``, entao pra tudo isso deve ter certeza ainda mais em razao de tudo ai ser mais caro e mais longe ,

portanto vamos aos seguintes criterios , a modificaçao basica pra andar no alcool :

troca da u.c.e. , bico, coletor de admissao com pre aquecedor , instalaçao do rele para o pre aquecedor , velas , instalaçao de sitema de partida a frio com rele , mudar avanço de igniçao e ponto do distribuidor pra alcool , acerto de mistura pelo potenciometro de có via analise de gases por escapamento se enquadrando no manual do proprietario a porcentagem de có ( estando a taxa de compressao em ordem ), se nao trocar os pistoes deve saber a taxa que esta pra saber se precisa taxar mais ou nao , taxar e deixar na taxa pra alcool , comando de valvulas nao lembro se dos efi gasolina sao diferentes dos efi alcool , nao irá precisar deixar instalado o canister nem valvula egr ( se tiver ),pressao de combustivel é a mesma pra ambos se nao me engano ,

nao me lembro de mais detalhes mas , numa configuraçao proxima a original seria isto e todo fluxo de agua , bomba dágua , de oleo , vt ,compressao de cilindros ,.... nao pode ter acho e sim certeza de que tudo esta dentro dos conformes , ainda mais bomba de oleo rsrsr, entao se for fazer tudo isto tem que deixar como original ou proximo pois o gasto pra essa modificaçao nao é pouco , e tenha certeza que é isso que quer pois injeçao eletronica original mono-combustivel nao aceita ficar modificando 1 milhao de coisas por causa de preço do combustivel , a nao ser que gaste um pouco a mais e instale uma injeçao completa flex ou programavel ambas multi-ponto com sonda de escape etc.....

em relaçao de consumo so voce sabera ao andar etc,,, sobre beneficios tambem só voce , sobre potencia é provavel que irá andar um pouco mais forte devido a taxa , mas nada extraordinario

aqui voce encontra muita materia como bem sabe sobre isso tudo , entao tem de procurar mais afundo , principalmente sobre taxa de compressao já que nao vai trocar pistoes ( onde o certo seria trocar )rsrsr

abs estamos ai
O carro tá rodando o fino do Dino, como disse eu fiz uma revisão pesada nele, só n foi mexido nós pistoes mas revisei eles, o vira, casquilhos, anéis , troquei bomba de óleo água, correia, como disse acjma, no que li aqui no fórum, a modificação seria mais ou menos essa que penso, quanto a partida a frio, na minha região e bem quente mesmo no inverno, e já tenho o sistema de vapor de combustível instalado, nisso adaptaria um pulverizador com uma bomba pra fazer essa partida a frio mas creio que nem seria necessário porque vejo monzas a álcool na cidade pegando suave sem partida a frio, penso se ficar bom a princípio eu trocaria os pistões e mais outras coisas para suportar o álcool. A início queria fazer essas para um teste pois e facilmente revertido e não sai caro entende
giovanicuquil
Mensagens: 5
Registrado em: 21 Nov 2018, 09:02
Cidade: SAO GONCALO DO RIO P
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Conversão Monza 2.0 Gasolina para Alcool, ou Flex

Mensagem não lida por giovanicuquil »

tyo escreveu: 21 Nov 2018, 22:00 cara seu monza tem essa medias na cidade??? se sim está surreal de tão bom e nunca você vai fazer 9 km/l com alcool num motor a gasolina sem trocar os pistões para ficar com a compressão correta! Seu carro vai fazer uns 6 e olhe la
Ele dá essas medidas na estrada pq achei estranho, pq vejo no fórum alguns relatos falando que dá 14 a 15, e agora acho meu carro mto beberrão kkkkkkkkkkkkkkkk isso o meu dando 12 na estrada para um 2.0 94 tava achando econômico
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Conversão Monza 2.0 Gasolina para Alcool, ou Flex

Mensagem não lida por dutra s a »

giovani , apenas lhe passei o necessario pra deixar o mais proximo de um original a alcool como tambem o funcionamento original , dependendo de sua alteraçao se nao souber regular mistura / ponto . seu motor vai quebrar por mistura pobre ou pre igniçao alem de transtornos pra enquadrar tudo pra funcionar redondo ,

se pra mudar fosse apenas no modo que voce diz , é muito facil , mas nao é assim, apenas sao parametros mais reais pra essa modificaçao , se voce diz que a principio pode ficar bom entao pra que trocar os pistoes ???? vapor de combustivel nao é tao facil de se fazer o carro pegar ou ficar economico pois seu carro nao tem sistema de injeçao com sonda no escape , eu ja fiz recirculaçao de vapor de oleo mineral e vi a diferença mas ai é outra historia , portanto

os parametros pra alteraçao sao esse que lhe passei ( sem trocar pistoes ) ,fica por sua conta em risco e ainda digo mais , esse negocio de rabo de galo ou so gasolina num carro so alcool ou do contrario , ja fiz e testei em todo tipo de regime e eu posso afirmar que nao se pode fazer essa mistura por varias razoes e pior ainda se nao anda muito com o carro e fica muito tempo parado ,

em fim , se for pra fazer entao façamos direito , é ou nao é ? rsrsr, lembre-se o barato pode sair caro rsrsrs
abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Responder