Filtro secador

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
mpgfa
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 325
Registrado em: 07 Mai 2008, 15:42
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: GNV
Injeção: Carburador

Filtro secador

Mensagem não lida por mpgfa »

Boa noite rapaziada, alguém saberia me informar pra que serve o filtro secador? É ele que joga o ar gelado pra dentro do carro?
Estou perguntando isso pq me falaram se eu comprar um bom isolador de calor pra colocar nos tubos de alumínio e até nele mesmo o ar da uma grande melhorada.
Isso é verdade?
Abraços
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Filtro secador

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O Monza não tem filtro secador e sim acumulador.
Ele faz parte do circuito de mudança de gás para líquido, dentro do sistema de ar condicionado. Como o Monza tudo é baseado na pressão não recomendo fazer alterações no A/C. Partes que tem que receber gás não podem ter líquido.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
mpgfa
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 325
Registrado em: 07 Mai 2008, 15:42
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: GNV
Injeção: Carburador

Re: Filtro secador

Mensagem não lida por mpgfa »

Blz Carlos, mais uma vez obrigado pela atenção.
Abraços
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4212
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Filtro secador

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

mpgfa

Muita gente, inclusive profissionais de ar condicionado, chama o acumulador do sistema de ar condicionado do Monza de filtro secador.
Como bem disse o CF, no Monza existe um acumulador. Da mesma forma, no Monza não existe válvula de expansão na entrada do evaporador, e sim um tubo de orifício (válvula palito).
O filtro secador costuma ser instalado na linha de gás liquido, entre o compressor e o evaporador. Na linha de alta pressão. Ele é chamado de secador porque contém um produto destinado a absorver a umidade presente no gás.
O acumulador do Monza também tem esse produto. Por isso é aconselhável substituir o acumulador de tempos em tempos, pois o elemento secador (sais de sílica) fica saturado. É aquele mesmo produto que reveste aqueles galinhos que se compra em Portugal, que mudam de cor quando o tempo fica chuvoso.
No Monza, o acumulador fica na linha de gás de baixa pressão, depois da saída do evaporador. Nessa condição, o gás já absorveu o calor da cabine e se dirige para o compressor. O acumulador só libera gás para o compressor, retendo o líquido.
O compressor não pode, em hipótese nenhuma, receber gás em estado liquido, pois isso danificará o mesmo. Gás é compressível, ao passo que líquido não.

Também não aconselho nenhuma alteração no sistema original do Monza.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
mpgfa
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 325
Registrado em: 07 Mai 2008, 15:42
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: GNV
Injeção: Carburador

Re: Filtro secador

Mensagem não lida por mpgfa »

Pessoal isso que eu fiz no meu carro está certo?
Pensei que fosse melhorar alguma coisa aqui no ar mais nada, continua a mesma coisa
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4212
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Filtro secador

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

mpgfa

Essa tubulação que você isolou vem do evaporador, onde o gás já absorveu o calor da cabine. Então, isolando assim, não terá nenhum aumento de eficiência, você estará mantendo a tubulação mais quente.
Se esse isolamento fosse na linha de alta pressão, talvez houvesse algum ganho, pois lá o gás passa em estado líquido e está frio.
A engenharia deve ter pensado isso tudo, e só achou necessário isolar a tubulação depois do acumulador, na parte onde ela passa colada no radiador. O calor do radiador provavelmente poderia prejudicar o gás (ou a mangueira) naquele ponto.
Mas tenho visto Monzas sem aquele isolamento no radiador e o ar não perde eficiência. Não uma perda que se possa perceber sem instrumentos de medição.
Uma maneira de você saber se melhorou seria usando um termômetro a laser na saida do ar, na cabine. Mas seria necessário funcionar o ar com o isolamento e depois sem o isolamento (ou o contrário). Mas isso teria de ser feito nas mesmas condições de temperatura ambiente. Não sei se o teste seria conclusivo. :roll:

Abs
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 11 Out 2018, 18:11, em um total de 1 vez.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
mpgfa
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 325
Registrado em: 07 Mai 2008, 15:42
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: GNV
Injeção: Carburador

Re: Filtro secador

Mensagem não lida por mpgfa »

Bom dia Luiz, tudo bem, essa tubulação que eu isolei se eu não me engano é de baixa, ela vem do compressor passando por cima do radiador aí entra no filtro e depois pra dentro do carro, eu isolei ela pq justamente quando ligo o ar essa parte que fica toda isolada ela fica gelada. Mais eu acho que foi perda de tempo pq ficou a mesma coisa e nesse calor que nós passamos no Rio de janeiro é difícil, quando o cara colocou o gás eu fui a Bangu e voltei estava muito bom mais depois de uma semana já não está a mesma coisa.
Abraços
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 980
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Filtro secador

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Pois é, como o Luiz disse, o gás aí já está retornando para o compressor, e portanto já cumpriu seu papel de refrigerante para iniciar o novo ciclo, isto é, compressor, condensador, tubo capilar e evaporador que irá expandir e resfriar a cabine, retornando para a linha de baixa pressão, onde vc fez a isolação, e portanto o gás já está aquecido para iniciar o novo ciclo. É isso aí. Boa tarde.
Gilmar
Vectra 97 GLS
Responder