O bom filho a GM torna: Cobalt LTZ 2013

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
matheusrsouza
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 608
Registrado em: 27 Jul 2014, 22:07
Cidade: Vilar dos Teles
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: O bom filho a GM torna: Cobalt LTZ 2013

Mensagem não lida por matheusrsouza »

500EF escreveu: 27 Fev 2019, 07:54 Tem a ver com o GNV?
Fala Eduardo!
Queria dizer que em primeiro lugar é uma honra, quando eu comprei e levantei meu Monza, me inspirei muito no seu 500EF até pra ter força pra deixar o meu do jeito que eu queria.

E não, não teve nada haver com o gnv, hj em dia com as técnicas aplicadas, o desgaste do cabeçote com gnv é o mesmo de um cabeçote normal.

Oq aconteceu é que a vela do primeiro cilindro estava enjambrada, eu tentei, meu mecânico tentou, de todas as formas tira-la de lá, mas ela só girou em falso, até acabar com a rosca do alojamento da mesma, quebrar a louça, e pronto, ja era


Na foto a seguir, detalhe da parte de cima sem a tampa de tucho, com a vela agarrada no lugar:
Imagem

Imagem

Aí, teve que abrir cabeçote, os periféricos de motor (correias, tensores, bomba dagua, os cabos de vela) eram originais, como o cabeçote estava fora, aproveitei e troquei tudo.
Eu não pago nem mão de obra, e nem retífica, mas a brincadeirinha saiu cara viu.

Não tirei fotos dos procedimentos, mas foram trocados:
Correia dentada, poly V, tensor da dentada, tensor da poly, parafuso tensor da poly, bomba d'agua, par de braços axiais, par de pivôs, par de bieletas, filtro de ar, filtro de cabine, velas, cabos, junta da tampa de válvulas, junta do cabeçote, alem de higienização do AC, e uma limpeza criteriosa do corpo de borboleta, que estava tomado de óleo.
Imagem

Mas o carro nem saiu da oficina...
Lá mesmo a ventoinha original Denso, deu pau. A mangueira superior de retorno do arrefecimento, que tem derivação pro ar quente, tb estava minando agua desde que comprei o carro. Oq fazemos ? Trocamos.
Imagem

Reservatório de expansão novo, a **** ja entrou mesmo né ? Agora deixa arder kkkkk
Imagem

Sinceramente eu nao esperava gastar tanto num carro relativamente 'novo', a impressão que dá, é que a agencia me passou o carro maquiado. Mas é minha sina, levantar, ressuscitar carros, eu abracei essa causa aí tb, e por enquanto o carro tá bao de novo.

Volto logo !
Ex - Monza SL/E 1991 COMPLETO!
Painel Digital /Aros Kromma KR1610 17' polegadas / Motor de partida Vectra 8v / Faróis de neblina / Som de Mala / Escape Sport

Ex - Fox 1.0 Trend 2008
DH / Trio Elétrico / Alarme

Ex - Classic VHC-E LS 2011
AC, TE e VE

Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: O bom filho a GM torna: Cobalt LTZ 2013

Mensagem não lida por dutra s a »

Me refresque a memoria por favor, qual a razão par acontecer isso na vela?

No dicionário a palavra enjambrar significa (peguei na net):

1. Enjambrados
Significado de Enjambrados Por Dicionário informal (SP) em 08-12-2016
Do verbo enjambrar.
1. Entortar, deformar ou corcar a madeira pela ação do calor ou umidade.
2. Ficar sem movimento por estar fora de posição.
3. [Figurado] Ficar confuso. Envergonhar ou encabular-se.

1. Os talos foram enjambrados com calor.
2. Os motores estavam enjambrados.
3. Ficaram enjambrados com a presença da mãe.

2. Enjambrar
Significado de Enjambrar Por Leonardo Avila (RS) em 17-08-2011
Consertar algo ou solucionar um problema prático de forma inusitada ou improvisada.
Fazer uma gambiarra.

Ele colocou um Bombril na antena para melhorar a imagem da televisão. Ele enjambrou a situação.

3. Enjambrado
Significado de Enjambrado Por Dicionário informal (SP) em 12-12-2013
Conserto improvisado, feito com gambiarra.
Envergonhado.
Entortado.

“Na tecnologia do enjambrado, o futuro é brasileiro.”


Pelo que vejo seu gasto foi maior em razão de trocar itens de suspensão embora não fuja do preço normalmente cobrado para esse tipo de serviço.

Agora, se tentaram tirar a vela alguma razão tinha e se não conseguiram é porque (possivelmente) anteriormente não seguiram a recomendação de fábrica ao aplicar a vela e nem do fabricante de vela, pois a velas de hoje em dia já vem preparadas a não deixar essas coisas acontecerem do nada, até para tirar de modo errado pode trincar a cerâmica, mas não fundir a rosca da vela com cabeçote.

Me desculpem, mas eu fiquei muito curioso em saber a real razão de isto acontecer

abs estamos ai.
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1059
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: O bom filho a GM torna: Cobalt LTZ 2013

Mensagem não lida por jorgeAP »

Não tinha comentado nada ainda, mas depois dos problemas postado.
Não compraria carro com GNV com baixa km, com certeza foi adulterado, quem coloca GNV e para rodar muito. Com certeza foi táxi ou carro de trabalho de app.
Monza 91 automático (o melhor)
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: O bom filho a GM torna: Cobalt LTZ 2013

Mensagem não lida por 500EF »

@matheusrsouza

Imagina... A honra é minha... ;)

E se é que tem um lado bom em tudo que aconteceu, a vantagem é que agora você passou a conhecer o histórico das manutenções... Carro usado é caixinha de surpresa...

Mas o seu agora, com tudo que trocou, tem saúde para não largar na mão por muitas e muitas dezenas de milhares de km...

@dutra s a

A principal causa de vela "grudar" no cabeçote a ponto de não conseguir tirar sem destruir a rosca é a oxidação.

Outro é o excesso de aperto do mexânico que não usa torquímetro para executar o serviço e "mete o braço" achando que tem que apertar até sair leite (a vela é de aço enquanto o cabeçote é de alumínio... então nesta briga, o cabeçote perde).

@jorgeAP

Não dá para duvidar de nada neste mundo... E como tem gente sacana por aí, viu?
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: O bom filho a GM torna: Cobalt LTZ 2013

Mensagem não lida por dutra s a »

Eduardo, kkkkk! Já fiz isso... Apertar até confessar, kkk! Foi em um cabeçote velho e vela usada só para ver no que ia dar, rsrsr! Com torquímetro é outra historia de fato.
Agora, oxidação + super aperto é de estranhar, não que não seja possível, mas pode haver contato da rosca de vela + cabeçote com água????
Se sim, como seria possível??? Por combustível aguado? Trinca interna de duto? Junta a abrir passagem de água a ter contato com vela? Rsrsr!


Suas palavras são as minhas não descordo rsr

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: O bom filho a GM torna: Cobalt LTZ 2013

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

dutra s a escreveu: 28 Fev 2019, 16:00 Eduardo, kkkkk! Já fiz isso... Apertar até confessar, kkk! Foi em um cabeçote velho e vela usada só para ver no que ia dar, rsrsr! Com torquímetro é outra historia de fato.
Agora, oxidação + super aperto é de estranhar, não que não seja possível, mas pode haver contato da rosca de vela + cabeçote com água????
Se sim, como seria possível??? Por combustível aguado? Trinca interna de duto? Junta a abrir passagem de água a ter contato com vela? Rsrsr!


Suas palavras são as minhas não descordo rsr

abs estamos ai
Amigo Dutra, deixa eu entrar nessa conversa, rs!

A vela não termina 100% rente à saída do cabeçote. Então, com o tempo acaba grudando sujeira ou carbonização. Ao tentar remover a vela, essa carbonização petrificada por anos no local, sem manutenção, tenta passar pela rosca e se não tiver cuidado, vai estragar a rosca.
Há casos de passagem de água para o cilindros, o que vai causar ferrugem. Vai acontecer o mesmo. O próprio álcool pode causar, principalmente, com o pessoal que costuma passar as velas em escova de aço para limpar.
Quanto a entrar líquidos pelas roscas, acredito que já removeu alguma vela de algum veículo e a rosca estava com óleo. Algumas com algo que endureceu. Ou seja, a rosca não estava limpa ao remover. Creio que esses relatos devem esclarecer as suas dúvidas, rs!

Já aconteceu com o Monza Club 94 2.0 álcool do meu amigo, que você conhece e mora na sua região de a vela travar. A junta de cabeçote estava queimada e entrava água para o cilindro. Ao remover a vela com muito cuidado e paciência, no vai e vem de soltar e apertar novamente, até sair. A vela estava completamente enferrujada, mostrando que aquele cilindro estava com problema.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: O bom filho a GM torna: Cobalt LTZ 2013

Mensagem não lida por dutra s a »

Concordo professor, sei que o bico (eletrodos lateral e central) não ficam rentes, se passar uns fios de rosca pode sim acumular oxidação, sujeiras, carbonização e etc... Até pensei que as roscas de vela atualmente possuíam um tipo de banho pra facilitar sua retirada, devido as essas consequências.

E como uma trava nos primeiros fios de rosca e ao remover da no que da. Eu mesmo passo escova mas é um tapinha na mao, com aquelas escovas iguais a de dentes e com car 80 e depois uma boa secada, nada de esmeril, lixa, serviço pesado na vela e nem como antigamente, que se usava gasolina e fogo pra limpar vela kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! Meu pai mesmo fazia isso direto com Fusca 75 gasolina, kkkkkkkkk! Época de São João entao, kkkkkkkkkkkkkkk!

Se, já aconteceu de tirar velas e vir com óleo, o meu mesmo ( com motor novo) tinha óleo na vela, mas era por fora e já sanei. Com motor antigo era óleo dentro e fora, maaaasss vira e mexe eu tirava pra limpar etc......e era óleo mineral.

No caso do amigo que ocorreu tal problema, se fosse eu percebendo o problema e no que poderia dar e sem muita opção, não pensaria 2 vezes, era car 80 lavando cilindro mas sem ignição e nem combustível, de repente (quem sabe) nem tinha problema na junta, pois não foi dito se tinha passagem na junta e tentaram de todo jeito ate decidir tirar o cabeçote. Mas, como disse, é por muito tempo sem manutenção que pode ocorrer mas o dono do carro diz ter trocado tudo, né? Lembrando que combustível batizado entra nesse problema também.

Eu digo isso porque já quebrei vela tentando tirar em posição errada no meu carro, já quebrei por demasia de aperto e nunca tive esse problema de não conseguir desrosquear, no caso com motor antigo , pois nas roscas mesmo sempre limpo antes de se aplicar a vela, seja nova ou usada.

O que fiquei a entender nisso, seria entrar água na rosca ou a rosa fundir no cabeçote , alumínio com aço ????? Resultados! Só se for com ajuda divina kkk!

Mas entendi tudo agora, o fato de travar a ponta da vela eu já sabia que pode ocorrer. Mas, pra isso ocorrer ???....!!!! Entendeu ? rsrs!

Agora qual vai ser o procedimento pra retirar a vela ja com o cabeçote fora?????

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: O bom filho a GM torna: Cobalt LTZ 2013

Mensagem não lida por 500EF »

Não estou dizendo que seja o caso específico do carro deste tópico, mas de uma forma geral, os carros mais novos estão vindo com velas que têm durabilidade maior. Por exemplo, as velas originais do cruze só têm previsão de serem trocadas aos 100.000 km.

Junte a isso o fato de termos gasolinas feita a base de mijo de gato à venda na maioria dos postos do país, álcool cheio de água e outras coisas mais.

Circula na internet há alguns anos um Boletim Técnico da Honda para sua rede de concessionários alertando sobre a necessidade de retirar as velas para inspeção durante as revisões (só de tirar e recolocar já ajuda a evitar o problema), justamente para evitar que alguma delas fique travada ao cabeçote.

Boletim BT-M001/09-954:

“Durante as manutenções programadas 40.000 km (FIT) e 60.000 km (Civic) foi observado que em condições especificas, as velas de ignição podem apresentar oxidação em demasiado pelo corpo de fixação, fato esse comprovado por uso exclusivamente de alcool e/ou combustiveis geradores de agentes nocivos ao material da vela.

Dependendo das condições em que se encontra a vela, o cabeçote estará sujeito a danos irreversiveis quando na tentativa de remoção das mesmas.

Contudo, apresentamos um procedimento de remoção de velas a fim de minimizar riscos ao cabeçote e que deverá ser rigorosamente seguido pelos técnicos.”

E aqui neste link tem mais um artigo da 4 patas falando sobre o assunto:

https://quatrorodas.abril.com.br/auto-s ... t-e-civic/
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder