O bom filho a GM torna: Cobalt LTZ 2013

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4219
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: O bom filho a GM torna: Cobalt LTZ 2013

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Olá pessoal.

No meu tempo de mecânico de avião, qualquer peça com rosca que entrasse enjambrada significava que alguém apertara a mesma com a rosca trepada.
Acho difícil isso acontecer com vela de motor, já que o procedimento correto de instalação é girar a vela com a mão até a mesma encostar e só depois usar ferramenta para o aperto final.
Nos motores de avião que eu trabalhava, que tinham cada motor 28 velas, muito antigamente era recomendado, ao instalar a vela, bezuntar sua rosca com uma graxa especial, grafitada, que proporcionava maior contato entre a vela e o cilindro.
Mas, tempos depois, verificou-se que essa graxa às vezes grudava a vela de uma maneira tal que não saía mais. Nesse caso dava troca de cilindro. Os cilindros desses motores eram tipo os do fusca, individuais e removíveis.
O que eu estou achando estranho nessa história é o fato de não haver uma bucha ou rosca falsa entre o cabeçote e a vela. Em carros antigos havia essa bucha. Muitas vezes, ao tentar sacar a vela, a bucha vinha junto.
Eu nunca prestei atenção ao trocar velas dos meus Monzas. Vocês têm certeza de que não existe uma rosca falsa (helicoil) ou bucha onde a vela é rosqueada? Se não existe é uma grande bobeada da GM.
No Monza, até na rosca de fixação do tensionador da correia poli-v existe uma rosca falsa, para que o parafuso, que é de aço, não danifique o suporte do alternador e bomba dágua, que é de metal mole (talvez liga de alumínio).

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17765
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: O bom filho a GM torna: Cobalt LTZ 2013

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

A solução do helicoil é utilizada nos cabeçotes da maioria dos motores automotivos, quando se espana a rosca, ou quando motor vai ser utilizado para competições e devidamente preparado.
No caso de retífica, quando a rosca está ruim, a maioria aqui de SP, usa uma bucha no cabeçote.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: O bom filho a GM torna: Cobalt LTZ 2013

Mensagem não lida por dutra s a »

Carlos A. Freire escreveu: 01 Mar 2019, 18:19 , ou quando motor vai ser utilizado para competições e devidamente preparado.
No caso de retífica, quando a rosca está ruim, a maioria aqui de SP, usa uma bucha no cabeçote.

Abs,

Carlos Freire
É por ai mesmo.

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: O bom filho a GM torna: Cobalt LTZ 2013

Mensagem não lida por dutra s a »

500EF escreveu: 01 Mar 2019, 11:00

E aqui neste link tem mais um artigo da 4 patas falando sobre o assunto:

https://quatrorodas.abril.com.br/auto-s ... t-e-civic/
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk :lol: :lol: :lol: :lol: 4 patas k gostei

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: O bom filho a GM torna: Cobalt LTZ 2013

Mensagem não lida por dutra s a »

Bom... Vamos ver no que vai dar, no que o mecânico do dono do carro vai dizer etc...
Se é que o dono do carro irá compartilhar, né? Rsrsrs!

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
matheusrsouza
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 608
Registrado em: 27 Jul 2014, 22:07
Cidade: Vilar dos Teles
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: O bom filho a GM torna: Cobalt LTZ 2013

Mensagem não lida por matheusrsouza »

4 patas .. kkkkkkkk

Tanta gente boa comentando, seu Luiz, Jorge, o Carlos Freire, o próprio Dutra e o Eduardo, fiquei surpreso!

Vamos por partes:
Enjambrar aqui no Rio é o que o sr Luiz Carlos (fluente no carioquês 8) ) disse, colocar algo torto, de forma que espane a rosca e quando vc for tirar aquele parafuso, ou porca, o que seja, ela coma a rosca e não saia.

O que o Jorge AP (salve meu mineiro, como vc ta?) disse, é perfeitamente plausível, no tocante a km de carro com GNV, só, que meu carro é 13, e foi colocado gnv em setembro de 2017, tenho a nota fiscal do kit com a primeira homologação que foi somente em outubro de 2018, ou seja, o kit gás tem algo por volta de 1 ano e 5 meses mais ou menos, levando-se em consideração que correias, bomba d'água e velas eram originais (ah Matheus, mas como vc sabe? Pelo simbolo da GM em todas as peças, por acordo comercial, é proibido as marcas de peças venderem peças genuínas no mercado alternativo), acredito que a km dele seja original. Rodo muito com o carro, faço representação comercial e bico em app tb, nesse momento ele tá com 93 mil kms de painel.

O helicoil seria solução se a vela tivesse saído, mas como ela agarrou, girando em falso, acabou morrendo lá, não teve jeito.

E assim, no final das contas, o meu veredicto, se eu não tiver errado (se as velas forem mesmo ainda originais do carro, se o carro tiver a km real informada no painel) eu fico com a opinião do Eduardo e do Carlos Freire, a vela morreu ali, por oxidação, ou por sujeira, vai saber, né?
Ex - Monza SL/E 1991 COMPLETO!
Painel Digital /Aros Kromma KR1610 17' polegadas / Motor de partida Vectra 8v / Faróis de neblina / Som de Mala / Escape Sport

Ex - Fox 1.0 Trend 2008
DH / Trio Elétrico / Alarme

Ex - Classic VHC-E LS 2011
AC, TE e VE

Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1060
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: O bom filho a GM torna: Cobalt LTZ 2013

Mensagem não lida por jorgeAP »

Bem observado, pela marcas originais GM.
93 mil km e bem pouco para se abrir um cabeçote.
Monza 91 automático (o melhor)
matheusrsouza
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 608
Registrado em: 27 Jul 2014, 22:07
Cidade: Vilar dos Teles
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: O bom filho a GM torna: Cobalt LTZ 2013

Mensagem não lida por matheusrsouza »

jorgeAP escreveu: 02 Mar 2019, 11:04 Bem observado, pela marcas originais GM.
93 mil km e bem pouco para se abrir um cabeçote.
O comando do carro tá zero km, parece que acabou de ser colocado lá, a junta do cabeçote parecia zero também, grossa, sem nenhum sinal de ruptura ou desgaste, enfim, foi uma pena.. mas fazer oq né ?!?!
Ex - Monza SL/E 1991 COMPLETO!
Painel Digital /Aros Kromma KR1610 17' polegadas / Motor de partida Vectra 8v / Faróis de neblina / Som de Mala / Escape Sport

Ex - Fox 1.0 Trend 2008
DH / Trio Elétrico / Alarme

Ex - Classic VHC-E LS 2011
AC, TE e VE

Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.
Responder