Defeito intermitente: luz de carga da bateria
Enviado: 31 Ago 2018, 16:49
Quando liguei a ignição, após uma noite parado, percebi que a luz de carga da bateria não acendia. Ao tentar dar a partida, nenhuma surpresa: bateria com pouca carga, não dava para girar o motor.
- Desmontei o painel, retirei a lâmpada e testei na bancada. A lâmpada de carga estava boa.
- Depois testei o chicote do painel com o multímetro, colocando as pontas de prova uma no positivo e a outra no fio que vem do alternador e medi a tensão com a ignição ligada. O valor foi o mesmo que estava na bateria.
- Em seguida, fiz outro teste: para excluir um possível mau contato entre o chicote e a placa do painel, testei a lâmpada de carga só que dessa vez eu liguei o soquete dela diretamente no conector do painel e virei a ignição. Para a minha surpresa, a lâmpada acendeu muito mas muito fraca.
- Imediatamente fui ao cofre do motor, retirei o fio da lâmpada que é ligado atrás do alternador e o coloquei em contato direto com a carcaça do alternador. Nesse momento, a lâmpada acendeu com o brilho total. Voltei o fio para o seu conector e a lâmpada brilhou fraco de novo.
- Detalhe: Eu observei que, além da lâmpada de carga não funcionar com o motor parado e ignição ligada, o relé principal do sistema do AC atracava. Muito estranho isso. Todo o meu sistema funcionava perfeitamente, a lâmpada acendia e só. O relé principal do AC só atracava após o motor funcionar e a lâmpada da bateria apagar. Eu sei que os dois fios estão interligados.
- Detalhe 2: quando testei o fio da lâmpada piloto aterrada na carcaça do alternador, além de ela acender normalmente, o relé do AC não atracava (funcionamento ok). Logo que eu tirava o fio da carcaça a lâmpada apagava e o relé atracava. E, ao retornar o fio para seu conector no alternador, a lâmpada acedia muito fraco e o relé do ar continuava atracado.
- Não testei ainda dar chupeta no carro, funciona-lo, e ver o que ocorre. Já é a terceira vez que este problema ocorre.
- Meu Monza possui AC, alternador Bosch 75ah e o regulador de voltagem foi trocado a cerca de 2 meses. Usei da Bosch mesmo, a bateria carregava normalmente, a tensão estava correta, etc.
Não faço ideia do que está ocorrendo. Será que tenho aqui um problema de alternador, de regulador ou de curto?
- Desmontei o painel, retirei a lâmpada e testei na bancada. A lâmpada de carga estava boa.
- Depois testei o chicote do painel com o multímetro, colocando as pontas de prova uma no positivo e a outra no fio que vem do alternador e medi a tensão com a ignição ligada. O valor foi o mesmo que estava na bateria.
- Em seguida, fiz outro teste: para excluir um possível mau contato entre o chicote e a placa do painel, testei a lâmpada de carga só que dessa vez eu liguei o soquete dela diretamente no conector do painel e virei a ignição. Para a minha surpresa, a lâmpada acendeu muito mas muito fraca.
- Imediatamente fui ao cofre do motor, retirei o fio da lâmpada que é ligado atrás do alternador e o coloquei em contato direto com a carcaça do alternador. Nesse momento, a lâmpada acendeu com o brilho total. Voltei o fio para o seu conector e a lâmpada brilhou fraco de novo.
- Detalhe: Eu observei que, além da lâmpada de carga não funcionar com o motor parado e ignição ligada, o relé principal do sistema do AC atracava. Muito estranho isso. Todo o meu sistema funcionava perfeitamente, a lâmpada acendia e só. O relé principal do AC só atracava após o motor funcionar e a lâmpada da bateria apagar. Eu sei que os dois fios estão interligados.
- Detalhe 2: quando testei o fio da lâmpada piloto aterrada na carcaça do alternador, além de ela acender normalmente, o relé do AC não atracava (funcionamento ok). Logo que eu tirava o fio da carcaça a lâmpada apagava e o relé atracava. E, ao retornar o fio para seu conector no alternador, a lâmpada acedia muito fraco e o relé do ar continuava atracado.
- Não testei ainda dar chupeta no carro, funciona-lo, e ver o que ocorre. Já é a terceira vez que este problema ocorre.
- Meu Monza possui AC, alternador Bosch 75ah e o regulador de voltagem foi trocado a cerca de 2 meses. Usei da Bosch mesmo, a bateria carregava normalmente, a tensão estava correta, etc.
Não faço ideia do que está ocorrendo. Será que tenho aqui um problema de alternador, de regulador ou de curto?