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Re: Retentor do volante

Enviado: 10 Jul 2021, 21:59
por Gilmar Martins
Pois é pessoal preciso de ajuda:
Meu Monza não tinha nenhum vazamento de óleo. Depois de viajar um 300 km eu guardei na garagem. Daí precisei ir até o centro da cidade onde moro cerca de 1,5km e ao parar o possante, senti um cheiro muito forte de óleo queimado. Quando abri o capo vi que a vareta de óleo estava saltada e havia muito óleo saído pelo cano da vareta.
Pois bem de início minhas suspeitas era que o ante chama estava entupido, afinal havia ficado algumas semanas parado. Daí criei coragem e fiz aquela limpeza no ante chama. Mas acontece que mesmo depois disso, o óleo está sendo cuspido para fora, e também está vazando muito óleo pelo retentor entre o motor e a caixa de marchas.
Isso aconteceu do nado. O que poderia ter provocado isso? Algum anel que partiu? O fato é que parece que está passando muita pressão para o cárter. Mas isso acontece do nada?

Vale dizer que há uns 3 anos atrás, quando fiz o cabeçote constatei que o anterior dono havia feito o encamisamento do bloco e os pistões são stand, as camisas ainda tinha sinais de terem sido brunidas bem recentemente - até agora o Monza na minhas mãos rodou uns 25mil km

Não há perda de potência.

Se alguém puder dar uma ideia eu agradeço muito.

Abraços,

Gilmar

Re: Retentor do volante

Enviado: 11 Jul 2021, 01:24
por Carlos A. Freire
Ou o sistema de respiro está obstruído, o que é comum por falta de manutenção preventiva ou tem problemas com anéis, que está causando pressão no cárter.
O sistema de respiro do motor obstruído causa vazamentos e leva óleo de motor para o carburador ou o TBI.
Verifique se a conexão no coletor de admissão, onde entra a mangueira de derivação mais fina não está obstruída.

Re: Retentor do volante

Enviado: 11 Jul 2021, 18:53
por Gilmar Martins
Obrigado sr Carlos. Assim que tiver condições farei isso.
Abs,
Gilmar

Re: Retentor do volante

Enviado: 11 Set 2023, 21:04
por Gilmar Martins
Carlos A. Freire escreveu: 11 Jul 2021, 01:24 Ou o sistema de respiro está obstruído, o que é comum por falta de manutenção preventiva ou tem problemas com anéis, que está causando pressão no cárter.
O sistema de respiro do motor obstruído causa vazamentos e leva óleo de motor para o carburador ou o TBI.
Verifique se a conexão no coletor de admissão, onde entra a mangueira de derivação mais fina não está obstruída.
Pois é sr Carlos, depois de desmontar tudo o que foi constatado é que não havia obstrução no respiro. Não havia problemas também com os anéis, embora a compressão estivesse abaixo da tabela (135 PSI).
O técnico da retífica mostrou que havia mesmo folga nas camisas por onde passava a compressão. O que teve de fazer foi abrir um pouco mais o bloco e colocar camisas sobre medida (0,5)
Ainda vai demorar alguns dias para eu terminar de montar o motor, estou aguardando a chegada de algumas peças, e também meu tempo é bem curto, Agradeço muito pelas sugestões que o pessoal do fórum me passaram, incluindo o sr Carlos.

Quando estiver funcionando tudo direitinho (espero) eu postarei os resultados.

Abraço a todos,

Gilmar